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Bons estudos!
A etiqueta empresarial (ou etiqueta profissional ou etiqueta no trabalho, como também é chamada) é um tipo de comportamento que os membros da equipe devem seguir para manter a imagem da empresa e respeitar uns aos outros.
Então, vamos iniciar falando sobre a origem da etiqueta empresarial.
Você já parou pra pensar como as pessoas se comportam no ambiente de trabalho? Aquela coisa de dar um bom dia, saber ouvir, respeitar o espaço do outro… Tudo isso é parte da tal da etiqueta empresarial. E olha, pode parecer frescura, mas na verdade, é um negócio bem mais antigo e importante do que a gente imagina.
A história da etiqueta, de um modo geral, não começou nas empresas, né? A coisa toda vem lá de trás, dos tempos das cortes europeias. Isso mesmo! Na época dos reis e rainhas, existiam regras de comportamento bem rígidas, pra todo mundo saber como agir na presença da realeza. Tinha todo um jeito certo de se vestir, falar, e até de como segurar os talheres. E essas regras não eram só uma questão de educação, mas também uma forma de demonstrar poder e status.
Agora, trazendo isso pro mundo dos negócios, foi lá pelo século XIX que a coisa começou a tomar forma. Com o crescimento da Revolução Industrial, surgiram grandes corporações e, junto com elas, a necessidade de criar um ambiente de trabalho mais organizado e respeitoso. Afinal, com tanta gente trabalhando junto, era preciso estabelecer algumas normas de convivência, né?
Um marco importante foi o surgimento da ideia de “profissionalismo”. A palavra pode soar um pouco dura, mas a essência é simples: trata-se de manter um comportamento adequado, que transmita confiança e respeito. E é aí que a etiqueta empresarial entra em cena. Você não vai querer parecer amador ou desrespeitoso com seus colegas ou clientes, certo? A etiqueta é como um guia que te ajuda a manter o profissionalismo no dia a dia.
Outro ponto interessante é que a etiqueta empresarial não é só sobre como a gente age no ambiente de trabalho, mas também como a gente se apresenta. Isso inclui desde a escolha da roupa até a forma como nos comunicamos, seja por e-mail, telefone, ou até nas redes sociais. No fundo, tudo isso está ligado à imagem que a gente quer passar.
Falando em comunicação, um dos grandes avanços foi o telefone. No começo do século XX, as empresas começaram a usar o telefone como uma ferramenta essencial de comunicação. E adivinha só? Tiveram que criar regras pra isso também! Não dá pra atender o telefone de qualquer jeito, né? Surgiram então as primeiras “regras de ouro” da etiqueta telefônica: falar com clareza, ser educado, e principalmente, saber ouvir.
Nos anos 50 e 60, com o boom econômico, a coisa se intensificou. As grandes empresas começaram a investir pesado em treinamento de seus funcionários, inclusive sobre como se portar e se vestir no ambiente de trabalho. Nessa época, o famoso “dress code” começou a se popularizar. A ideia era simples: vestir-se de forma adequada ao ambiente de trabalho mostrava seriedade e comprometimento.
Mas a etiqueta empresarial não parou no tempo, não. Com o passar dos anos, ela foi se adaptando às mudanças da sociedade e das próprias empresas. Por exemplo, hoje em dia, o ambiente de trabalho é muito mais informal do que antigamente. As pessoas se vestem de maneira mais casual, e a comunicação é bem mais direta. Mas, ainda assim, existem certas regras que continuam válidas. Afinal, ninguém quer parecer desleixado ou desrespeitoso, não é mesmo?
Com a globalização e a tecnologia, a etiqueta empresarial também teve que se reinventar. O e-mail, por exemplo, virou uma das principais formas de comunicação no trabalho. E, claro, surgiram novas regras pra isso: como se dirigir a alguém, a importância de ser claro e direto, e até como evitar mal-entendidos. A etiqueta no uso das redes sociais também é algo relativamente novo, mas que já se tornou fundamental. Afinal, tudo o que a gente posta pode impactar a nossa imagem profissional.
E olha, não dá pra esquecer do impacto da cultura local. A forma como a gente age no ambiente de trabalho aqui no Brasil, por exemplo, pode ser bem diferente do que é considerado adequado em outros países. Por isso, as empresas globais investem tanto em treinamentos sobre diversidade e inclusão, pra que seus funcionários saibam como agir em diferentes contextos culturais.
Agora, perceba que a etiqueta empresarial não é um conjunto de regras rígidas e imutáveis. Ela está sempre evoluindo, assim como a sociedade. O que era considerado adequado há 50 anos, hoje pode ser visto como ultrapassado. E isso é normal. O importante é manter o bom senso e o respeito, sempre. Não é verdade?!
No fim das contas, a etiqueta empresarial nada mais é do que um conjunto de boas práticas que ajudam a manter um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. É uma questão de respeito, tanto pelos colegas quanto pela empresa como um todo. E o mais interessante é que, mesmo com todas as mudanças que aconteceram ao longo do tempo, a essência da etiqueta continua a mesma: tratar os outros da forma como gostaríamos de ser tratados.
Então, da próxima vez que você ouvir falar de etiqueta empresarial, lembre-se de que não se trata apenas de formalidades ou regras chatas. É, na verdade, uma ferramenta poderosa pra construir boas relações no ambiente de trabalho e, claro, alcançar o sucesso profissional. Entendeu? Vamos dar uma olhada em como podemos aplicar isso no nosso dia a dia? Afinal, um pouco de etiqueta nunca fez mal a ninguém!
Os princípios básicos da etiqueta empresarial variam de cultura para cultura, e pode ser particularmente intimidante entender a etiqueta empresarial se você estiver trabalhando para uma empresa com uma cultura diferente daquela em que cresceu.
No entanto, existem algumas constantes universais que podem ajudá-lo a manter o status quo à medida que aprende a dinâmica de grupo específica e as normas de equipe em sua empresa.
Essas cinco importantes cortesias de negócios podem ajudá-lo a causar uma primeira impressão sólida e mostrar respeito pelos membros de sua equipe. Acompanhe:
Seja pontual. Acreditamos que ninguém na face da Terra gosta de ficar esperando o outro chegar. Para quem espera, 20 minutos parecem uma eternidade. Esteja você participando de uma entrevista ou de uma reunião diária, ser pontual em um ambiente de trabalho mostra que você respeita a agenda (e o tempo) de todos. Traz a sensação de empatia, no qual você e o outro entendem que o seu tempo é tão importante quanto do outro. Se a pontualidade não é algo que você priorizou no passado, está mais do que na hora de você se manter organizado sobre isso. A falta de pontualidade traz diversos malefícios, desde perda de clientes a oportunidades importantes de negócio. Há nuances em ser pontual – algumas culturas operam em um sistema de chegar um pouco atrasado em tudo como uma “estratégia para fechar negócios”. Mas, em caso de dúvida, apareça sempre na hora.
Reconheça sua equipe. Reconhecer os outros é uma etiqueta adequada em ambientes de trabalho casuais e formais. Quando alguém entrar na sala em um jantar ou reunião de negócios, cumprimente-o e diga o “olá” apropriadamente – seja apertando as mãos ou seguindo algum outro costume cultural, seguido do nome. Pense que todos nós gostamos de ser reconhecidos, e falar o simples nome do outro é um sinal disso. Isso costuma criar uma conexão, inclusive é uma ótima dica na hora de vender produtos. Se você sabe o nome do seu cliente e o chama várias vezes pelo nome, suas chances de vender “seu peixe” são muito maiores. Ah! E a mesma regra se aplica se você trabalha em casa e participa de reuniões diárias do Zoom. Você pode não ser obrigado a aparecer na câmera em todas as reuniões de negócios, mas falar e dedicar um tempo para reconhecer os membros de sua equipe pode fazer com que todos saibam que você está ouvindo e fazer com que os outros se sintam notados.
Vista-se adequadamente. Vestir-se adequadamente é subjetivo e dependerá se você trabalha em um escritório ou em casa. Algumas empresas que trabalham no escritório todos os dias esperam que todos se vistam em trajes casuais de negócios, porque grande parte do trabalho envolve o contato direto com as partes interessadas ou clientes. Outras empresas que trabalham em um ambiente híbrido podem incentivar os membros da equipe a se vestirem casualmente para promover conforto e produtividade. Se você não tiver certeza sobre o traje de negócios apropriado, peça dicas ao seu gerente ou supervisor ou simplesmente observe como todos se vestem, se é um estilo mais formal ou casual. É especialmente comum sentir-se inseguro se você acabou de começar um novo emprego, mas não tenha medo de enviar um e-mail rápido antes do primeiro dia para ter uma ideia da política da empresa. Alternativamente, pense em sua entrevista e tente lembrar o que todos estavam vestindo para que você possa se vestir de acordo. Isso lhe dará uma boa pista de como se vestir.
Respeite os espaços compartilhados. Mesmo que você trabalhe remotamente, você pode ir ao escritório de vez em quando ou compartilhar espaços virtuais com os membros de sua equipe. Os espaços de escritório que você pode compartilhar com os membros da equipe incluem cozinha, banheiro, impressora e sala de cópia e área de estar. Os espaços virtuais que você pode compartilhar incluem pastas do Google Drive e software de gerenciamento de projetos. A maneira como você trata os espaços compartilhados refletirá em você como profissional, por isso é importante rotular as coisas corretamente, manter-se organizado e respeitar os outros que também usam esses espaços. A etiqueta de negócios se aplica a espaços compartilhados, quer você esteja limpando a sujeira fisicamente ou seguindo os procedimentos da empresa online.
Desenvolva inteligência emocional. A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, regular e compreender as emoções em si mesmo e nos outros. Habilidades eficazes de inteligência emocional podem ajudá-lo a ter empatia com os membros da equipe e superar desafios. Embora a inteligência emocional não seja uma regra direta de etiqueta nos negócios, ela o ajudará no local de trabalho, não importa quais conflitos surjam. Por exemplo, imagine que você está atrasado em alguma tarefa do trabalho e seu gerente de repente adiciona um projeto grande e sensível ao tempo em seu fluxo de trabalho. Com habilidades de inteligência emocional, você pode falar com seu gerente para entender a prioridade relativa do trabalho. Como você já está atrasado em outra tarefa do trabalho, você pode expressar sua preocupação em ficar sobrecarregado e trabalhar com seu gerente para encontrar uma solução de qual trabalho você pode priorizar ou delegar para outros membros da equipe.
Então, relembrando aqui: seja pontual, reconheça sua equipe, vista-se adequadamente, respeite os espaços compartilhas e desenvolva inteligência emocional. Bem tranquilo até agora, né?!
Com a transição para equipes cada vez mais virtuais, a definição e a prática da etiqueta empresarial mudaram. Pessoalmente, você pode precisar de um aperto de mão educadamente firme e o traje certo, mas, ao trabalhar remotamente, você precisará conhecer o básico de e-mail, telefone e etiqueta de vídeo, não é mesmo?!
Vamos lá para as nossas melhores dicas:
Escrever um e-mail ou se comunicar com sua equipe por meio de ferramentas, como o Slack, parece bastante simples, mas a comunicação profissional online difere da comunicação pessoal. Considere as dicas abaixo para e-mail adequado e etiqueta online:
Revisar. Revisar seus e-mails é uma regra prática que você não deve ignorar. Embora seu e-mail ou plataforma de gerenciamento de projetos possa ter uma ferramenta de revisão integrada, você também deve examinar seu e-mail antes de enviá-lo, apenas por precaução.
Seja educado e profissional. Mesmo que você não esteja falando cara a cara com o destinatário do e-mail, seu tom de voz será transmitido em suas palavras. É importante ser educado e profissional em sua cópia. Por exemplo, você pode usar frases otimistas como: “Espero que você… obrigado por… apenas um lembrete amigável… por favor me avise… estou ansioso para ouvir de você”. Além disso, se você estiver se comunicando com outros membros da equipe, poderá escrever em um tom mais casual, enquanto os e-mails de clientes devem ser mais formais.
Responda em tempo hábil. Sempre que outro membro da equipe ou cliente entrar em contato com você, ele o está fazendo por um motivo. E-mail adequado e etiqueta de comunicação da equipe significa responder às pessoas em tempo hábil, mesmo que isso signifique configurar uma resposta automática para quando você estiver fora do escritório. Embora você não precise responder em minutos, tente responder em até um ou dois dias úteis.
Seja breve. Manter seu texto de e-mail breve pode transmitir seu ponto de vista rapidamente e economizar tempo para o seu leitor. Quando você oculta o objetivo principal de sua mensagem em um e-mail longo, é menos provável que seu leitor responda da maneira que você espera. Lembre-se de que para quem você está escrevendo pode fazer a diferença em seu e-mail ou conteúdo online.
A comunicação empresarial geralmente ocorre por meio de chamadas telefônicas. Ao falar com clientes ou parceiros de negócios ao telefone, considere as seguintes maneiras de manter a etiqueta comercial:
Não ligue sem avisar. todos no mundo dos negócios têm um cronograma a seguir, seja trabalhando em um cronograma de projeto rigoroso ou tentando priorizar uma carga de trabalho pesada. Quando precisar falar com alguém ao telefone, envie um e-mail primeiro para agendar sua ligação. Ligar sem aviso prévio pode ser considerado falta de educação porque o destinatário da chamada pode não estar preparado para falar com você.
Use um tom e clareza razoáveis. Seu tom de voz é importante nas chamadas telefônicas de trabalho. Você precisará manter um tom educado ao falar com membros da equipe ou clientes e estar ciente de seu volume e clareza também. Se você falar muito alto ou resmungar em uma ligação profissional, seu destinatário pode não receber sua mensagem da maneira que você espera. O tom e a comunicação também podem variar de acordo com a cultura, portanto, lembre-se da inteligência cultural quando estiver ao telefone.
Entregue as mensagens prontamente. Seja objetivo e fale o que precisa. Se você reparar, parece que todos estão sempre ocupados ou “atrasados” para fazer algo nos dias atuais. Por isso, evite “pendurar” o seu cliente, fornecedor ou membro da equipe no telefone com o famoso “embromation“. Por isso, seja sempre direto e objetivo.
O vídeo é uma das formas mais populares no trabalho Home office. Trabalhar em casa torna menos comum interagir pessoalmente com membros da equipe e clientes, mas não se esqueça de que as interações virtuais ainda deixam impressões duradouras.
Em caso de dúvida, aborde essas interações com a mesma etiqueta e cuidado comercial que você faria em uma conversa pessoal.
Com esse método de comunicação, você obtém o benefício de falar com muitos membros de sua equipe em tempo real, o que significa que há alguns princípios básicos de etiqueta de vídeo que você deve saber:
Silencie-se. Um dos maiores problemas que os membros da equipe enfrentam nas videochamadas é o ruído de fundo vindo daqueles que não estão falando. Esse problema tem uma solução simples: silencie-se quando não for o alto-falante. Silenciar a si mesmo garantirá que seu microfone fique silencioso para que outras pessoas possam ter toda a atenção da sala virtual.
Envolva-se com seu corpo. Durante uma videochamada, outras pessoas podem ver como você interage não verbalmente com o interlocutor. Se você estiver olhando para baixo ou estiver muito relaxado em seu assento, poderá enviar a mensagem de que não está interessado na conversa. Sentar-se ereto, parecer alerta e usar a comunicação não verbal para mostrar que você está engajado permite que o interlocutor saiba que você está prestando atenção.
Não interrompa. Interromper alguém em uma videochamada pode ser especialmente perturbador. A tecnologia nem sempre consegue acompanhar várias pessoas tentando falar em uma videochamada, portanto, as interrupções podem levar a falhas e confusão para todos os envolvidos.
Vista-se adequadamente. As videochamadas podem mostrar apenas suas roupas da cintura para cima, mas ainda é importante vestir-se adequadamente juntos. Seu traje para videochamadas deve seguir o código de vestimenta da sua empresa. Considere também sua higiene pessoal quando estiver diante da câmera.
As regras de etiqueta também se modernizam, e nós estamos de olho!
Para finalizamos o conteúdo desse curso, separei a dedo as principais regras de etiqueta da Era Moderna. Acompanhe:
Observe que até a etiqueta do Twitter existe. Vivemos em um mundo onde um único post de mídia social pode desencadear muitos problemas. Esteja ciente de qual conteúdo você publica para evitar mal-entendidos com seu chefe e parceiros. Agregue valor aos seus tweets, pense no que seu público gosta de ler. Não arraste o Twitter para aqueles dias em que as pessoas usavam a plataforma para compartilhar o que comiam no café da manhã ou pra “forçar seu lado político goela abaixo do outro”. É altamente sugerido que você compartilhe sua opinião e conhecimento, bem como notícias interessantes sobre sua área de atuação. “Mas eu tenho um perfil pessoal e outro profissional nas redes sociais”. Ok, mas lembre-se que, na maioria dos casos, eles se somam e agregam. É muito provável que seus seguidores sejam praticamente os mesmos nos dois perfis. Basicamente, não se esqueça que nas redes sociais do trabalho, você ainda está no trabalho.
Não fofoque sobre colegas de trabalho ou seu chefe. Fofocar é um dos pecados mortais do trabalho de escritório: simplesmente não faça isso. Se você está tentado a fofocar sobre seu chefe, colega de trabalho ou a empresa como um todo, você não está prejudicando ninguém além de si mesmo quando o faz. Freud já dizia: “Quando Pedro me fala sobre Paulo, conheço mais sobre Pedro do que sobre Paulo.” Essa frase não se limita apenas ao seu significado literal. Ela também revela que, ao falarmos sobre outra pessoa, estamos revelando algo muito pessoal nosso nessa conversa. Em certa medida, isso é evidente, mas nem sempre percebemos. Sempre que você pede pra alguém guardar segredo parece que a pessoa entende o contrário, não é mesmo?! A fofoca pode retratá-lo como alguém em quem não se pode confiar ou alguém que não trabalha em equipe, o que não o ajudará a alcançar seus objetivos profissionais.
Faça networking com pessoas fora do seu cubículo. Claro, é importante que você conclua seu trabalho no prazo e dentro do padrão, mas também é importante lembrar que uma vantagem de ter um emprego em uma empresa que você aprecia é conhecer outras pessoas com interesses semelhantes que podem compartilhar conselhos de suas experiências passadas que você pode usar no trabalho. É por isso que é importante levar a sério as oportunidades de networking, especialmente quando você está começando no trabalho. Tome um café ou almoce com seus colegas de trabalho, fornecedores e clientes. Lembre-se que o turnover nas empresas é alto, e um dia os laços de amizade criados poderão te ajudar com uma boa sugestão ou até mesmo uma indicação, gerando uma nova oportunidade pessoal e profissional.
Aproveite a chance de completar uma nova tarefa. Se o seu chefe, superior ou colegas de trabalho lhe pedirem para trabalhar em uma tarefa que você nunca trabalhou no passado, é natural sentir-se nervoso. Mas, isso não é motivo para recusar o trabalho. Aceitar novos projetos expande seu conjunto de habilidades e pode levar a oportunidades interessantes no futuro. Você provavelmente foi escolhido porque eles confiam em suas habilidades. Apenas certifique-se de fazer perguntas, buscar conselhos e certificar-se de que você está no caminho certo antes de ficar muito atolado na tarefa.
Não “Responder a todos” em uma cadeia de e-mail. Entenda as diferenças – e repercussões – entre clicar em “Responder” e “Responder a todos” ao responder a um e-mail. Considere cuidadosamente se todas as partes que receberam o e-mail inicial precisam ser incluídas em sua resposta. Além disso, ao “responder a todos”, você pode se sentir constrangido quando toda a sua organização lê detalhes que deveriam ser compartilhados apenas com uma ou duas outras pessoas. Em caso de dúvida, sempre faça sua parte para manter e-mails e outras correspondências amigáveis e profissionais. Como regra geral, trate seus e-mails como uma forma profissional de comunicação e certifique-se de que as informações que você compartilha sejam apropriadas para a hora, o local e as pessoas envolvidas.
Envie notas de agradecimento separadas. É aconselhável acompanhar um encontro ou entrevista de emprego com uma pequena nota online para expressar sua gratidão ou interesse. Pode ser uma mensagem no WhatsApp, um e-mail ou algum post na rede social agradecendo a oportunidade. Envie essas notas de agradecimento dentro de 24 horas para não perder o “timing” da nota de agradecimento. Em algumas situações, como uma entrevista de emprego, isso pode ser decisivo. Em um encontro com um importante cliente, você cria laços. Em um encontro de negócios, suas chances de parceria podem aumentar consideravelmente.
Não puxe a cadeira de ninguém. O ambiente de negócios é um lugar onde às vezes devemos esquecer as regras de etiqueta de gênero. Tanto homens como mulheres são capazes de puxar a cadeira de um restaurante para si mesmos e devem fazê-lo. Ao entrar no escritório ou um jantar de negócios, tome o seu lugar sem incomodar os outros.
Mostre seu profissionalismo e educação no local de trabalho. Muitos de nós nos confundimos quando se trata de ética no local de trabalho. “Posso entrar direto no escritório de alguém se o negócio for urgente?” “Posso pegar emprestado o copo de alguém se o meu desapareceu?” Primeiro, nunca invada a casa de alguém sem aviso. Lembre-se de que seu chefe e colegas estão com a porta fechada por um motivo. Sempre bata antes de entrar, independente do grau de proximidade com a pessoa. Ah! Use e abuse do “por favor” e do “obrigado”. São sempre bem-vindos em qualquer ambiente.
Não traga suas emoções para o escritório. É melhor deixar suas emoções pessoais de lado quando chegar ao trabalho. Problemas todos têm e, na maioria das vezes, seu vizinho de mesa não quer ouvir sua história triste no fim de semana, até porque de problema ele estará cheio também. Emoções devem ser partilhadas com amigos, familiares ou profissionais de saúde mental. Verdade seja dita, no mundo moderno, seu colega de trabalho com más intenções pode usar uma história pessoal ou um segredo seu contra você, caso isso traga algum tipo de benefício para ele. O mundo dos negócios pode ser cruel e injusto, principalmente quando há uma promoção (ou demissão) em jogo. Se você realmente não consegue se concentrar em seu trabalho porque algo aconteceu, provavelmente é melhor dedicar algum tempo pessoal para processar suas emoções. Ou, se algo no local de trabalho estiver incomodando você, entre em contato com o departamento de recursos humanos ou com seu supervisor para resolver o problema para que não interfira no seu trabalho.
Sorria e seja grato, mesmo se não estiver sendo filmado. Ter uma atitude positiva sobre estar no trabalho afetará significativamente seu desempenho no trabalho. Parecer feliz, grato, amigável e acessível no trabalho pode fazer maravilhas pela sua carreira. Ao sentir gratidão, seu organismo libera hormônios que promovem o bem-estar, como a dopamina e a serotonina, os quais ajudam a criar uma sensação de felicidade e relaxamento. Isso pode reduzir os níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse, resultando em uma diminuição da pressão arterial e promovendo melhorias na saúde cardiovascular. Bizarro, não é?! Nunca subestime o poder de um sorriso! Até mesmo um “bom dia” com um sorriso pode mudar drasticamente o rumo do seu dia e o do outro. Cuide da saúde física e mental para que seu sorriso seja sempre verdadeiro. Seja grato pelo dia bom e pelo dia ruim. Seja grato pelo ar em seus pulmões. Seja grato pela vida e pela oportunidade de poder melhorar todos os dias. Escolher ser feliz não faz parte de traços de personalidades, mas de estilo de vida.
Quando você estava crescendo, provavelmente aprendeu regras específicas de etiqueta, como sempre mastigar com a boca fechada e não falar quando outra pessoa está falando. Embora essas regras sejam essenciais na vida cotidiana, regras adicionais se aplicam quando você está conduzindo negócios.
Essencialmente, a etiqueta empresarial permite que uma empresa funcione sem problemas em suas interações com outras empresas, seus próprios funcionários e o público em geral.
A etiqueta empresarial é importante porque cria uma atmosfera profissional e de respeito mútuo e melhora a comunicação, o que ajuda o escritório a ser um local produtivo. As pessoas se sentem melhor com seus empregos quando se sentem respeitadas e reconhecidas, e isso também se traduz em melhores relacionamentos com os clientes.
Adote a atitude “você” — considere primeiro as necessidades e os sentimentos dos outros. Esse comportamento leva a boas maneiras e cortesia comum, melhorando assim sua etiqueta profissional. Melhorar sua etiqueta empresarial terá um impacto positivo em sua carreira. Acredite, todas as boas ações despejadas voltam para nós mesmos!
Esperamos que tenha gostado deste curso online de Etiqueta Empresarial.
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Desejamos a você todo o sucesso do mundo. Até o próximo curso!
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