Networking Eficiente: Princípios e Estratégias

Carga horária no certificado: 180 horas

⭐⭐⭐⭐⭐ 187.205    🌐 Português   

  1. Não há inscrições e/ou provas
  2. Todo o material já está disponível abaixo
  3. Estude e se certifique. Simples assim!
  4. Receba os certificados em PDF no e-mail
  5. São 10 certificados (curso + 9 módulos)

Networking Eficiente: Princípios e Estratégias

Carga horária no certificado: 180 horas

⭐⭐⭐⭐⭐ 187.205  🌐 Português   

      Instruções:

  • Estude o material gratuito abaixo
  • Ao finalizar, adquira os certificados
  • Receba o certificado do curso + 9 módulos
  • Módulos são as lições ensinadas no curso
  • Emita os 10 certificados por apenas R$47,00
  • Receba os certificados em PDF no e-mail
  • Não há cadastros ou provas finais
  • Basta estudar e se certificar. Simples assim!
  • Bons estudos!

Receba 10 certificados (1 curso + 9 módulos) por apenas R$47,00: 

  1. Networking Eficiente: Princípios e Estratégias (180 horas)
  2. Habilidades de Comunicação Efetiva (20 horas)
  3. Técnicas de Apresentação Pessoal (20 horas)
  4. Soft Skills: Relacionamento Interpessoal (20 horas)
  5. Técnicas de Follow-up e Acompanhamento (20 horas)
  6. Técnicas de Linguagem Corporal (20 horas)
  7. Princípios Básicos e Melhores Práticas de Networking (20 horas)
  8. Participação em Eventos de Networking: Preparação e Execução (20 horas)
  9. Estratégias de Networking em Conferências e Seminários (20 horas)
  10. Medindo o Sucesso do Networking: Indicadores e Avaliações (20 horas)

Onde usar os certificados:

💼 Processos Seletivos (Vagas de emprego)

🏆 Prova de Títulos (Empresa)

👩‍🏫 Atividades Extras (Faculdade)

📝 Pontuação (Concursos Públicos)

Não há cadastros ou provas. O aluno apenas estuda o material abaixo e se certifica por isso.

Ao final da leitura, adquira os 10 certificados deste curso por apenas R$47,00.

Você recebe os certificados em PDF por e-mail em 5 minutinhos.

Bons estudos!

Carga horária no certificado: 180 horas

Capítulo 1: O Networking Eficiente na Vida e no Trabalho

Networking é a arte de criar e manter relacionamentos vantajosos. Sim, é simples assim!

O networking eficiente talvez seja mais crucial do que nunca, pois um relacionamento estabelecido pode fazer você se destacar da concorrência.

Para quem já trabalhou como estagiário em uma grande organização, um dos melhores conselhos que você receberá é fazer networking, fazer networking e fazer mais networking enquanto estiver lá.

Aproveite o acesso que lhe foi dado, saia do seu caminho para conhecer outras pessoas inteligentes e construa uma rede de contatos para que, quando você precise sair (ou se eles saírem primeiro), haja uma base para um relacionamento estabelecido.

Sejamos sensatos: o QI (Quem Indica) é o maior aliado do profissional moderno. Não significa que indicamos qualquer um, mas sim que devemos ter contatos-chave como cartas na manga quando a dificuldade bater na nossa porta.

Existem três tipos de pessoas: as que fazem as coisas acontecerem, as que assistem aos acontecimentos e as que estranham o que aconteceu.

Em qual categoria você se encaixa? Se você é do tipo que faz networking, certamente está acostumado a ser o líder da sua vida e conhece quem faz o mesmo.

Seja no plano pessoal ou no profissional, você precisa dos outros para se realizar. E a recíproca é verdadeira. Conhecer pessoas e deixar que elas o conheçam é o ponto de partida para o processo.

Talvez você não se sinta confortável fazendo networking. Talvez você não goste disso. Tudo bem, muita gente se sente assim.

Mas, considere o seguinte: você gosta de usar fio dental? Provavelmente não. Você usa fio dental com frequência? Provavelmente, pois, como você quer manter seus dentes saudáveis, é de seu interesse usá-lo. Outra pessoa pode fazer isso por você? Não. Você mesmo tem de fazê-lo.

Fazer networking é como usar fio dental. Você não precisa gostar, mas tem de fazê-lo com competência porque é do seu interesse – e não há como terceirizar o serviço.

Fazer networking pressupõe atender aos seus interesses e ajudar os outros a satisfazerem os deles.

 

Reputação e Confiança no Networking

Reputação e confiança são essenciais para consolidar esse tipo de relacionamento, que beneficia ambos os lados, embora nem sempre a troca seja justa.

Reputação é o conceito que os outros têm de você. Ela nasce com a primeira impressão e cresce à medida que as pessoas o conhecem melhor – se você é eficaz, se é sincero, se trabalha bem em equipe, e assim por diante.

A confiança é decorrente do seu comportamento: agir de maneira inconsistente ou imprevisível pode acabar com a sua reputação.

Trate, portanto, de causar a melhor primeira impressão que puder, mostre que se importa com os outros e trabalhe para construir uma boa imagem. Assim, todo mundo vai querer entrar na sua rede.

Procure se aproximar de quem mais vale a pena: Quem você conhece, ou precisa conhecer, que pode ajudá-lo a alcançar o que deseja? Projetos diferentes exigem que você entre em contato com pessoas diferentes.

É óbvio que você deverá procurar bons exemplos. Pessoas de má índole podem te prometer alavancar sua vida pessoal e carreira, mas é questão de tempo para a verdade vir à tona e tudo desmoronar.

Escolha o melhor método: Como você pode obter ajuda? O que seu contato precisa saber? A pessoa em questão prefere se comunicar por e-mail, por telefone ou por escrito?

Decida as melhores estratégias de networking: Como seus contatos podem ajudá-lo a progredir? Não se esqueça de se colocar no lugar deles quando fizer algum pedido. O que poderá motivá-los a dizer “sim”? O que faria você dizer “sim”?

Há muito o que se planejar antes de falar com alguém! E além desses conflitos ‘externos’, também temos alguns problemas internos, como os nossos medos.

 

Capítulo 2: Superando Nossos Medos

Muita gente tem medo de entrar em uma sala onde há pessoas estranhas. Esse temor lhes dá motivos para ficar longe ou, pelo menos, a certa distância de estranhos. O medo é o quarto escuro onde as atitudes negativas se desenvolvem.

Pense nesta interessante definição da palavra medo e responda: Que motivos você tem para ficar apreensivo diante da ideia de falar com estranhos em um evento comercial ou social? Nenhum!

Apenas sorria, estenda a mão e diga: “Olá!” Se você chegar à conclusão de que não há nenhum motivo para continuar conversando com essa pessoa, diga simplesmente: “Foi um prazer conhecê-lo. Espero que nossos caminhos se cruzem novamente no futuro!”

A maioria das pessoas pensa que ter uma natureza sociável e expansiva é fundamental para se relacionar facilmente com todo mundo. Mas isso não é necessariamente verdade. Uma pessoa tímida pode ser muito boa em networking. Basta ser autêntica e sinceramente interessada nos outros.

A timidez está enraizada no medo do fracasso, do constrangimento, da rejeição, da humilhação e da vergonha. Quando pensamos em comparecer a um evento, nos sentimos “ansiosos por antecipação”.

Temos de superar também nossas mensagens internas, aquela voz “crítica” que nos influencia em tudo o que fazemos. Nós podemos tornar positivas as influências negativas.

Em vez de “Não quero ir porque não vou encontrar ninguém interessante”, pense “Vou ficar pelo menos 15 minutos. Se não me sentir à vontade, eu saio”.

Em vez de “No último evento desse tipo só encontrei concorrentes”, tente pensar “Concorrentes podem me ajudar a descobrir o que está acontecendo no mercado”.

Em vez de “Não gosto de perder tempo com papo-furado”, opte por “Vou preparar duas ou três perguntas para fazer a alguém que esteja lá e ver qual delas funciona melhor”.

No português claro, até você encontrar bons contatos, você passará por muita gente desinteressante. Faz parte da vida!

Além disso, se você não der o primeiro passo por conta própria, irá ficar para trás. Essa é a triste verdade que ninguém gostaria de te contar.

Então, foco, concentração e três recomendações para você que está começando:

  1. Comece pequeno. Pratique com vizinhos, amigos, colegas antigos da escola ou faculdade, e até mesmo estranhos na rua (que pareçam ter uma boa índole, de preferência, né?!). Tente conversar com pessoas numa loja, no elevador ou no metrô. Não se obrigue a pedir nada, apenas faça contato e seja amistoso. Isso dá início ao processo de networking. Ele evolui gradativamente.

  2. Comunique-se. Peça! Amigos e parceiros de negócios não têm como ler a sua mente. Eles podem estar esperando que você se manifeste porque não querem ofendê-lo oferecendo ajuda, ou simplesmente porque essa ideia não lhes passou pela cabeça. Facilite o trabalho deles: peça! Uma simples troca de palavras pode abrir portas e janelas.

  3. Elogie com autenticidade. Agradeça de um modo que faça a pessoa se sentir especial: “Eu sabia que você teria uma solução para mim.” E, mesmo se a pessoa não conseguir te ajudar, agradeça o tempo dela. Só o simples fato dela tentar te ajudar já vale muito!

 

Capítulo 3: O Processo Cíclico do Networking Eficiente

A maioria das pessoas só se dedica a fazer networking quando precisa de alguma coisa, como uma informação comercial, um emprego, um financiamento para expandir o negócio ou uma contribuição para uma instituição social.

Tem amigos que você só vê uma vez por ano, que é quando ele faz uma rifa de alguma coisa.

Não é assim que se faz networking. Longe disso!

O processo é cíclico: comece aos poucos, dando e recebendo. Depois, use o próprio crescimento para expandir seus contatos à medida que for tendo sucesso. E o mais importante: inspire confiança. Sempre pense no networking como uma via de duas mãos. Você ajuda e é ajudado. Você se esforça para ajudar e o outro deve fazer o mesmo por você. Às vezes, não conseguirão se ajudar, mas o esforço e a boa vontade fortalecerão seus laços.

Por onde começar? Muitos o aconselharão a fazer uma lista de todos os amigos, colegas de trabalho, familiares e outros contatos e começar a telefonar. Isso funciona, mas é recomendável uma tarefa complementar: comece a falar com gente estranha.

Ao contrário do que diz o senso comum, em geral é mais fácil começar conversando com pessoas estranhas – o rapaz que leva o cachorro para passear na praça do bairro, o casal de idosos caminhando ou a balconista da farmácia da esquina.

Experimente! Faça perguntas: “De que raça é o seu cachorro? Posso fazer carinho nele? Como ele se chama?” Quando terminar a conversa, dê um sorriso e vá embora.

O rapaz que leva o cachorro para passear pode trabalhar em uma área parecida com a sua. O casal de idosos podem ter filhos e netos em busca dos mesmos objetivos profissionais que você. O balconista da farmácia atende clientes do seu bairro que podem trabalhar com o que você trabalha.

Pessoas conhecem pessoas. E não é isso que é Networking?!

Aprende-se muito ao falar com estranhos pelo simples fato de que não há interesses em jogo, ou seja, ninguém está tentando obter nada. Reflita sobre as experiências realizadas. Aprenda com toda e qualquer conversa rápida.

O que mais lhe agradou ao conversar com pessoas estranhas? Como evoluiu a conversa depois das primeiras perguntas? O que você descobriu a respeito dessas pessoas? O que não lhe agradou? Como você se sentiu conversando com um estranho? O que faria diferente da próxima vez?

Faça suas anotações. Crie um ‘Modus operand’ do que funciona com você. Todo o resto servirá de aprendizado.

Ao se comunicar com pessoas estranhas, você tem chance de treinar uma etapa crítica do processo de networking: o contato inicial. Quanto mais experiências você tiver, mais confiança ganhará. E, à medida que for ganhando confiança, repita o exercício com pessoas conhecidas.

Aos poucos, fazer uma rede de contatos será algo natural para você.

 

Capítulo 4: Como Avaliar seus Contatos Atuais

Observe que algumas pessoas fazem parte da nossa vida porque gostamos delas, não por alguma razão específica. Nem toda situação é uma troca de favores, o que é ótimo. Vejamos alguns critérios para você avaliar seus relacionamentos:

  1. Até que ponto essa pessoa é acessível?

  2. Ela retornará logo uma ligação?

  3. Como eu me sinto em sua companhia? Energizado? Extenuado? Apreciado? Respeitado? À vontade?

  4. O que eu recebo dessa pessoa: retorno positivo ou críticas?

  5. A experiência e os conhecimentos dela são relevantes para as minhas necessidades atuais?

  6. Essa pessoa tem (ou arranja) tempo para mim?

  7. Ela tem acesso a outras pessoas que podem me ajudar?

  8. O que posso lhe dar em retorno? Apresentá-la a alguém? Indicar-lhe alguma organização ou um evento? Que espécie de compensação essa pessoa gostaria de ter pela ajuda que me tem dado?

 

Você também deve avaliar suas relações de maneira ampla:

  1. Quem tem capacidade de ajudá-lo através de sua própria rede de contatos?

  2. O que essas pessoas têm que atende às suas necessidades? O que você quer?

  3. Qual é a melhor maneira de abordar determinada pessoa? Quem pode fazer a apresentação?

  4. Que valor essas pessoas têm para você? Que valor você tem para elas? O que você tem para lhes oferecer?

 

Tendo essas informações, você poderá avaliar o potencial de oportunidades que cada uma lhe oferece.

Mais três passos para ajudar em sua análise:

  1. Seja realista a respeito da qualidade de seus contatos. Muita gente acredita que precisa ter imensas redes de contatos, quando na realidade a maior parte delas é composta de meros conhecidos. Em vez de cuidar de uma enorme base de dados de pessoas que não podem contribuir com você de forma positiva e produtiva, concentre-se nos poucos relacionamentos estratégicos e de qualidade que você tem.

  2. Abra mão dos relacionamentos de “mão única”. Todos nós conhecemos pessoas que só nos procuram quando querem alguma coisa. Determine seu grau de tolerância para com elas e até que ponto você está disposto a permitir que ocupem seu tempo.

  3. Tenha cuidado com os relacionamentos negativos. Algumas pessoas que conhecemos acrescentam pouco ou nenhum valor à nossa vida e às vezes até nos atrapalham. Não as ignore. Entenda o efeito que elas causam em você e procure se comunicar com elas de maneira positiva e produtiva, impondo limites à sua negatividade. E limite-se a interagir com elas somente quando for estritamente necessário.

 

Capítulo 5: Controle sua Linguagem Corporal

Nos contatos pessoais, nós nos comunicamos de três maneiras: por palavras, voz e linguagem corporal.

As pesquisas do professor Albert Mehrabian, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, mostram que 55% de nossas comunicações se dão por meio da linguagem corporal, 38% por meio da voz e apenas 7% por meio das palavras.

Com tudo o que já se sabe sobre a importância da linguagem corporal, é preciso estar atento para o seu corpo. Fique a pelo menos 45cm de distância do seu interlocutor. Não relaxe a postura: mantenha os ombros e os quadris paralelos.

Sorria. Faça contato visual, mas sem encarar. Deixe as mãos fora dos bolsos e não cruze os braços; essa não é uma postura amistosa.

Ao falar, evite fazer inflexões no final das frases para não transformar suas afirmações em perguntas. E preste atenção no seu tom de voz, porque ele pode sugerir tanto falta de confiança quanto arrogância ou ansiedade.

Outra coisa importante: fale devagar, de modo calmo, confiante, amistoso e profissional. Controle o andamento da conversa. Se o interlocutor der sinais de impaciência, desacelere; se o assunto começar a se arrastar, aumente o ritmo. Preste atenção ao volume de sua voz.

Use um vocabulário que o outro entenda. Prefira as frases completas e gramaticalmente corretas.

Aos poucos, é claro, você pode ir se soltando na conversa e mostrar um pouco do seu lado cultural, nerd, esportivo, etc.

 

Capítulo 6: Oportunidades: Encontrando e deixando ser Encontrado

 

Conferências e Feiras de Negócios

Em conferências e feiras de negócios, você representa sua empresa o tempo todo e em todos os lugares. Por isso, é fundamental deixar uma primeira impressão marcante. Você falará com possíveis clientes, fornecedores e concorrentes.

Ao conversar com as pessoas, faça perguntas que ajudem a manter o foco em seus objetivos. Resolva problemas. Demonstre conhecimento naquilo que você oferece. Seja uma pessoa útil e com um largo sorriso no rosto.

Ao fazer contatos, marque seus compromissos em uma agenda física ou eletrônica, e chegue sempre com antecedência. Ainda na agenda, reserve um tempo para descansar, recuperar as energias ou ajustar seus planos.

Procure fazer bons contatos, não apenas colecionar cartões de visita, por mais bonitinhos e coloridinhos que eles sejam.

Então, novamente os três passinhos para ajudar sua preparação para esse tipo de evento:

  1. Saiba por que você deve comparecer: Qual o seu objetivo? Contato com colegas? Oportunidades de negócios? Crescimento pessoal?

  2. Avalie as vantagens do setor: Você se sente bem-vindo? Os demais participantes são tomadores de decisão em seus ramos de atividade? Você terá oportunidade de agregar valor à empresa em que trabalha ou ao seu negócio?

  3. Avalie cada pessoa: antes de entrar em contato com alguém, verifique se vocês já se conhecem, as circunstâncias do encontro e os resultados. Por que você quer falar com essa pessoa? Está preparado para qualquer resultado, seja ele positivo ou negativo?

 

Mídias Sociais: LinkedIn

Se você se inscreveu no LinkedIn, mas não preencheu nenhuma das descrições mais detalhadas de si mesmo, não está aproveitando ao máximo a rede. É tudo uma questão de engajamento na comunidade.

E quanto mais completo for o seu perfil, mais potenciais clientes, gestores de RH e amigos poderão saber sobre você.

Se você pensar sobre isso de maneira muito simples, seu perfil do LinkedIn é otimizado para mecanismos de busca (SEO), portanto, quanto mais informações sobre seu histórico, mais recomendações você recebe e mais contatos de qualidade você tem, menos barreiras existem para um estranho para aprender sobre você.

Mas existem algumas ferramentas adicionais no LinkedIn que você deve observar para otimizar sua experiência.

Outras 5 dicas imprescindíveis:

Dica 1. Evite solicitações genéricas. Um dos maiores erros que você pode cometer no LinkedIn é enviar uma solicitação para se conectar com um ex-colega ou parceiro de negócios, mas sem pensar na personalização.

Se coloque no lugar do outro. Quando você recebe um e-mail que diz ‘Por favor, junte-se à minha rede profissional’, significa que você não teve tempo e nem iniciativa para mudar uma palavra no convite padrão da rede social.

Por que devo aceitar esse convite? É a pergunta que surge imediatamente na cabeça da pessoa.

Dica 2. Cuide de suas maneiras on-line. Sua rede do LinkedIn não é a mesma que seus amigos do Facebook ou seguidores do Twitter. Esta deve ser uma conexão de negócios pura, então pense sobre o que você está dizendo e postando antes de divulgar as informações.

Embora alguns de seus amigos possam ficar intrigados ao saber que você comeu sushi ruim no almoço e nunca mais voltaria a um restaurante específico, isso é algo que seus contatos de negócios precisam saber?

Em outras palavras, no LinkedIn, seus contatos não querem saber quantas cervejas você consegue beber em um único jogo do seu time. Esses tipos de postagens são mais adequados para outras redes sociais, o que não significa que também não deva ser evitado.

Lembre-se que seus contatos no LinkedIn podem pesquisar e te achar em outras redes sociais como parte de uma ‘avaliação mais minuciosa’ do seu perfil. Faz parte do jogo dos negócios, e é bom que saiba disso de antemão.

Pode ser que uma dancinha no TikTok não faça mal a ninguém, entretanto, fotos no meio da ‘farra’ com legendas beirando ao bizarro podem, sim, queimar seu filme profissionalmente.

Dica 3. Qualidade e não quantidade. Embora certos sites como o Twitter possam ser mais sobre a quantidade de seguidores, o LinkedIn deve ser visto como um lar para conexões de qualidade.

É realmente sobre ter esses relacionamentos pessoais.

Dica 4. Grupos no LinkedIn. Dependendo do seu setor, existem muitos grupos que reúnem profissionais da sua área de cargos e empresas semelhantes que você talvez não conheça.

Os usuários podem clicar na guia Grupos na parte superior da página inicial do LinkedIn para pesquisar grupos formados por interesses, setores ou carreiras. Aproveite todos os recursos dessa opção.

Dica 5. Siga empresas. Um dos recursos mais legais do LinkedIn é que você pode seguir empresas.

Para aqueles familiarizados com o modelo do Facebook, onde você pode se tornar um fã de uma página ou organização, é bastante semelhante, mas com muito mais benefícios.

Ao seguir uma empresa como Apple, Microsoft ou outras, você pode ver as atualizações de status dessa organização exatamente como receberia de uma pessoa, incluindo notícias da empresa, novas contratações, saídas e listas de empregos.

Com os graus de relevância do LinkedIn, você pode se surpreender ao saber quem em sua rede conhece alguém naquela empresa ou pode colocá-lo em contato com o cliente ou gerente de contratação para um cargo.

Além disso, se você for uma pequena empresa, poderá ver quais pessoas estão seguindo sua empresa. Isso facilita e muito para um Networking.

 

Capítulo 7: Princípios Básicos e Melhores Práticas de Networking

Networking eficiente é uma arte. Formar um novo relacionamento envolve dedicar tempo para fazer conexões. Encontrar maneiras pelas quais você se sinta confortável para conhecer alguém é importante.

Algumas pessoas prosperam em um grande evento, enquanto outras preferem se encontrar por meio de aplicativos de rede como o LinkedIn. Para alguns, os eventos de networking virtual podem tirar um pouco da pressão de sua primeira experiência de networking.

Mesmo quando as pessoas ficaram em quarentena em casa em 2020, 6,3 milhões de pessoas participaram de eventos virtuais no LinkedIn. Isso mostra o quão poderoso essa mídia social é para conectar pessoas de forma mais profissional.

No entanto, você não pode simplesmente comparecer a um evento de networking e esperar construir magicamente uma forte rede profissional. Aqui estão quatro estratégias para ajudá-lo a concentrar seus esforços de networking.

 

1. Considere o que você tem a oferecer

Networking eficiente é sempre uma via de mão dupla. Algumas pessoas podem evitar o networking porque não têm certeza do que têm a oferecer.

Antes de ir a um evento de networking, considere o que você pode dar a outra pessoa e o que está disposto a oferecer. Você pode estar ansioso para conectar pessoas com outras pessoas em sua rede. Mas reconheça com antecedência se você não se sentir à vontade para recomendar alguém que acabou de conhecer para um emprego.

Definir o que você pode dar e seus limites pode ajudá-lo a se sentir menos inseguro sobre o networking. Quando você se sente mais confortável, é mais fácil construir confiança com outras pessoas também.

 

2. Deixe a curiosidade guiar o caminho

Esqueça a coleção de uma tonelada de cartões de visita.

Em vez de tentar encontrar o maior número possível de pessoas, estabeleça como meta ter algumas conversas profundas e envolventes com um punhado de pessoas. Concentre-se em interesses compartilhados e deixe a curiosidade ser o seu guia.

Fazer com que as pessoas falem sobre o que importa pode ajudá-lo a construir uma conexão mais forte. Faça muitas perguntas e ouça. Seja aberto sobre suas paixões, objetivos e interesses também.

Mais importante ainda, não se esqueça de acompanhar depois. Quando você se conectar no LinkedIn ou entrar em contato por e-mail, compartilhe algo interessante que aprendeu com a pessoa.

 

3. Estabeleça metas maiores

Se você está procurando emprego, não há necessidade de perguntar a todos se estão contratando.

A rede pode parecer desprezível se você estiver apenas em seu próprio benefício. Em vez disso, crie metas de networking maiores do que você para evitar ficar intimidado ou exigente.

Lembre-se de que as conexões que você faz hoje podem ajudá-lo daqui a dois, três ou dez anos. Tenha isso em mente – quase todas as novas conexões que você fizer terão valor agora ou no futuro.

Seu objetivo maior pode ser aprender, contribuir para sua indústria ou algo completamente diferente. De qualquer forma, ter um propósito maior pode tirar o foco de você. Mantenha esse objetivo mais alto em mente para manter sua confiança e direção.

 

4. Encontre um terreno comum

Lembre-se de que todos em um evento de networking de negócios também são pessoas.

Tratar todos como seu título profissional pode tornar uma conversa estranha. Embora possa parecer que essa pessoa está a quilômetros de distância de onde você está, você pode descobrir que tem mais em comum do que pensava.

Tenha perguntas gerais preparadas para perguntar sobre os interesses das pessoas além de sua vida profissional. Conectar-se por hobbies pode ajudá-lo a criar um vínculo mais profundo.

 

Capítulo 8: Faça Acontecer

Manter os contatos e cultivar relacionamentos implica cumprir várias tarefas.

A principal mensagem que esse tipo de comportamento envia é a de que você está interessado em desenvolver uma relação que seja benéfica para ambos os lados.

Assumir a responsabilidade de conhecer melhor a outra pessoa indica que você é um profissional atencioso e que deseja compartilhar informações – uma apresentação estratégica ou um artigo.

Mande um e-mail quando tiver pressa e sua voz não for fundamental, como acontece quando se precisa de alguma informação urgente, por exemplo. Prefira deixar um recado na secretária eletrônica se a energia e o tom da sua voz forem relevantes.

Um muito obrigado escrito de próprio punho é sempre bem-vindo. Com tanta tecnologia em nossa rotina, um ‘toque humano’ pode ser muito agradável.

Quando você solicitar a ajuda de alguém, deixe a pessoa à vontade para recusar. Agradeça e vá em frente. Agindo assim, as pessoas o respeitarão e estarão prontas a ajudá-lo no futuro.

Se alguém que você acabou de conhecer não retornar as suas ligações, telefone para quem fez a apresentação. Explique que não está conseguindo obter resposta e peça sugestões sobre que atitude tomar.

Mantenha seu “padrinho” atualizado sobre o andamento desse novo relacionamento. É um gesto educado que mostra seu apreço pela ajuda recebida e lhe dá um bom motivo para se manter em contato.

Persistir pode valer a pena, mas convém não exagerar. A persistência leva à perseverança, à determinação e à resolução – o que, dependendo da situação, pode ser inoportuno, aborrecido e irritante. Saiba a diferença e respeite a postura do outro.

 

Capítulo 9: Supere os Preconceitos

curso online empresas lgbtq-friendly

Os estereótipos estão em toda parte. As pessoas tendem a construir suas expectativas em relação aos outros de acordo com o gênero, a raça, a cultura, a religião, ideologia política, a idade, a aparência e assim por diante.

Por mais ridículos que pareçam, esses clichês e preconceitos são reais. Convém, pois, aceitar esse fato da vida e aprender a lidar com as situações difíceis criadas pelos estereótipos.

É inteligente relacionar-se com pessoas que possam precisar de sua ajuda e vice-versa. Por outro lado, não é nada inteligente deixar que a raça, a cultura, o gênero ou qualquer outra coisa que não a competência afete suas decisões de networking.

As associações mais solidamente estabelecidas nos círculos de negócios são as que historicamente reuniam exclusivamente homens, em geral da elite, com o objetivo de fornecer indicações, trocar favores e informações especialmente na área de política e negócios.

Mas isso vem mudando à medida que mais e mais mulheres ingressam e avançam no mundo dos negócios. Grupos étnicos também têm criado suas próprias associações, de modo a facilitar seu progresso nos círculos de negócios. Nesse caso, a atividade de networking é fundamental, e se apoia em organizações que congregam latinos, asiáticos, negros e mulheres.

A vida é curta. Não permaneça em um ambiente em que você é solicitado a comprometer seus valores. Não desperdice seus talentos com pessoas que não sabem apreciá-los.

Comportamos 8 bilhões de pessoas no mundo. Ninguém é mais especial ou menos especial que você. No entanto, somos livres para escolher com quem nos relacionamos profissionalmente. Escolha com sabedoria (e estratégia!).

 

Capítulo 10: Considerações Finais

Pense em formas de aplicar as ações descritas à sua vida cotidiana, e como isso pode ajudá-lo a expandir o seu círculo de amigos e colegas de profissão – bem como a sua própria influência junto às outras pessoas.

Networking eficiente é experimentar, você mesmo, quais teorias e técnicas se confirmam na prática no seu ambiente social e de negócios.

Embora o tema networking seja abordado em vários contextos diferentes, todos sabem que construir e manter uma rede de relacionamentos é a chave para encontrar o emprego dos sonhos e, por tabela, construir uma carreira bem-sucedida.

Desenvolva continuamente suas habilidades de comunicação. O fato é que, na vida, estamos todos no mesmo barco. É inteligente, portanto, se empenhar na construção de relacionamentos benéficos por meio do networking eficiente.

Na verdade, além de sábia, essa é uma atitude gratificante em termos pessoais. Afinal, a segurança de saber que se pode contar com uma ampla rede de pessoas quando se precisar de ajuda, assim como se colocar à disposição dos outros, é o segredo para uma vida plena.

Esperamos que tenha gostado desse curso online profissionalizante de Networking Eficiente: Princípios e Estratégias.

Desejamos a você todo o sucesso do mundo. Agora você pode solicitar os seus certificados se assim o desejar. Até o próximo curso!

De R$159,90

por R$47,00 

⏱️ Valor promocional

Onde usar os certificados:

💼 Processos Seletivos (Vagas de emprego)

🏆 Prova de Títulos (Empresa)

👩‍🏫 Atividades Extras (Faculdade)

📝 Pontuação (Concursos Públicos)

Dúvidas? Fale conosco no WhatsApp

Finalizou a leitura do curso? Receba em 5 minutos