Como Desenvolver Presença em Sala de Aula

Carga horária no certificado: 180 horas

⭐⭐⭐⭐⭐ 187.205    🌐 Português   

Instruções:

  • Estude o material gratuito abaixo. Ao finalizar, adquira os certificados.
  • Receba o certificado do curso + 9 certificados dos módulos (lições ensinadas no curso).
  • Emita os 10 certificados de conclusão em seu nome por apenas R$47,00.
  • Receba os certificados em PDF no e-mail informado no pedido.
  • Não há cadastros ou provas finais. Basta estudar e se certificar. 
  • O material é curtinho e ilustrado. Bons estudos!

Como Desenvolver Presença em Sala de Aula

Carga horária no certificado: 180 horas

⭐⭐⭐⭐⭐ 187.205  🌐 Português   

      Instruções:

  • Estude o material gratuito abaixo
  • Ao finalizar, adquira os certificados
  • Receba o certificado do curso + 9 módulos
  • Módulos são as lições ensinadas no curso
  • Emita os 10 certificados por apenas R$47,00
  • Receba os certificados em PDF no e-mail
  • Não há cadastros ou provas finais
  • Basta estudar e se certificar. Simples assim!
  • Bons estudos!

Receba 10 certificados (1 curso + 9 módulos) por apenas R$47,00: 

  1. Como Desenvolver Presença em Sala de Aula (180 horas)
  2. Comunicação Verbal e Não Verbal em Ambientes Escolares (20 horas)
  3. Escuta Ativa e Empatia no Ensino Infantil (20 horas)
  4. Técnicas de Apresentação e Oratória (20 horas)
  5. Técnicas para a Construção de Relacionamentos Positivos em Sala de Aula (20 horas)
  6. Feedback Construtivo e Motivação dos Alunos (20 horas)
  7. Inovação Pedagógica e Métodos Ativos de Ensino (20 horas)
  8. Avaliação Formativa e Acompanhamento do Progresso dos Alunos (20 horas)
  9. Rapport e Presença em Sala de Aula (20 horas)
  10. Ensino Transformacional (20 horas)

Onde usar os certificados:

💼 Processos Seletivos (Vagas de emprego)

🏆 Prova de Títulos (Empresa)

👩‍🏫 Atividades Extras (Faculdade)

📝 Pontuação (Concursos Públicos)

Não há cadastros ou provas. O aluno apenas estuda o material abaixo e se certifica por isso.

Ao final da leitura, adquira os 10 certificados deste curso por apenas R$47,00.

Você recebe os certificados em PDF por e-mail em 5 minutinhos.

Bons estudos!

Carga horária no certificado: 180 horas

Capítulo 1: Importância da Presença Docente

Como Desenvolver Presença em Sala de Aula - Curso online grátis profissionalizante complementar

Alguns professores parecem ter “isso”. Eles comandam a sala, das turmas mais tranquilas até aquelas turmas que deixam qualquer um de cabelo em pé. 

Eles mantêm os alunos fascinados, dispostos e prontos para se concentrar no aprendizado. 

Isso é um dom? Talvez. Isso é científico? Com toda a certeza.

Professores com forte presença se envolvem em relacionamentos autênticos com os alunos, abordando suas necessidades acadêmicas e emocionais enquanto são engenhosos para antecipar incógnitas.

Neste curso, veremos que é possível desenvolver e refinar o comando da presença em sala de aula através de várias estratégias e cuidados.

Vamos em frente!

 

Capítulo 2: O Ensino Transformacional

Um Ensino Transformacional é aquele que se adequa ao senso de realismo.

Ele é essencial nos dias modernos para desenvolver presença em sala de aula, e você vai entender o porquê.

Você já deve ter percebido que seu material de ensino, como livros e apostilas, utilizam exemplos surreais, beirando, muitas vezes, ao bizarro. 

O professor, então, deve adaptar seus exemplos e atividades utilizados em sala de aula, fazendo com que os alunos resolvam problemas do mundo real.

Um Ensino Transformacional é aquele que se preocupa verdadeiramente com a opinião do aluno. 

Incentive que seus alunos tragam opiniões que sintetizem suas perspectivas, isto é, seu conhecimento prévio sobre um assunto, soluções alternativas que ele usaria para a solução de um problema em específico, como ele acha que um assunto ou atividade poderia se encaixar melhor na realidade dos demais alunos. 

Adicionalmente, saiba o que seus alunos pensam sobre as práticas e políticas educacionais que sua escola usa. 

A pedagogia não deve ser tratada como um tabu. É muito importante ser aberto e mostrar que valorizamos a contribuição deles.

Um Ensino Transformacional é aquele que incentiva o trabalho em equipe. 

Desde cedo os alunos devem ter a noção da importância do trabalho em grupo. Isso será imprescindível para eles no futuro, seja na faculdade ou no trabalho. 

Por isso, organize os alunos em grupos de aprendizagem, incentive tomadas de decisão em grupo e faça com que todos do grupo tenham voz ativa. Participação e contribuição são os elementos-chave aqui.

Um Ensino Transformacional é aquele que está sempre modelando a forma de ensinar. 

Os professores transformacionais se concentram em enriquecer a perspectiva dos alunos sobre o conteúdo, propondo experiências ricas. 

Em uma pesquisa realizada pelo escritor Grant Wiggins, os alunos do ensino médio foram solicitados a completar esta frase: “Eu aprendo melhor quando o meu professor(…)”. E escreviam o que vinha em suas mentes.

Um dos alunos respondeu: “eu aprendo melhor quando o professor pede para fazermos grupos e discutir um assunto na classe. Isso encoraja a falar o que aprendemos, e quando o outro grupo fala, vemos as informações de uma maneira diferente. O professor anota todos os pontos falados pelos alunos e faz um resumo do que acertamos e erramos e explica o porquê”.

 

Capítulo 3: Rapport e Presença em Sala de Aula

O rapport tem tudo a ver com desenvolver uma presença forte em sala de aula.

Desenvolver relacionamentos positivos e otimistas é um objetivo que vale a pena em todos os campos da vida, e um bom educador transmite uma crença genuína de que todos os alunos são capazes de crescer e aprender, independente das adversidades da vida.

Nossas melhores dicas de Rapport que ajudarão a desenvolver sua presença na sala de aula são:

  1. Linguagem Corporal. Use uma linguagem corporal confiante quando você entra na sala de aula. Ande alto. Ombros pra trás. Queixo para cima. Sorriso. Faça contato visual com todos os alunos numa espécie de cumprimento. A linguagem corporal é uma forma importante de comunicação não verbal na sala de aula. Os professores podem usar a linguagem corporal (um olhar, uma posição ou um sinal) para comunicar mensagens simples, positivas e respeitosas a seus alunos sem dizer uma única palavra. Nenhum planejamento ou “movimentos estratégicos” pode superar a mensagem fundamental que a postura, o rosto e os olhos do professor projetam para os alunos. Um professor que projeta confiança, autocontrole, gentileza e entusiasmo no aprendizado através da linguagem corporal não apenas fará com que os alunos se sintam seguros e prontos para aprender, mas também fornecerá um modelo diário do que os alunos podem aspirar a ser.

  2. Grave nomes. Aprenda os nomes de seus alunos. Criamos conexões mais facilmente com quem nos chama pelo nosso nome. Quando falamos o nome de um aluno, ele sente que é importante para o professor. Essa é uma dica tão simples e tão forte dentro da sala de aula que você ficará surpreso quando aplicar isso.

  3. Negocie o ‘terreno coletivo’. Discuta e desenvolva um terreno coletivo com regras e expectativas com os alunos. Nessa negociação do ‘terreno coletivo’, faça com que todos saibam as regras da escola e da sua aula, em específico. Deixa claro sobre o que você pode abrir mão e o que não é negociável. Você pode, por exemplo, permitir que os alunos conversem por 5 ou 10 minutos durante pausas estratégicas do assunto, contanto que fiquem em silêncio absoluto durante a explicação; você pode negociar que as atividades sejam feitas todas em duplas ou trios, contanto que todos participem ativamente das atividades e não simplesmente ‘recebam uma boa nota através dos outros membros da equipe’; enfim, você pode criar várias estratégias de negociação com seus alunos para tornar o ambiente mais produtivo e saudável para todos. 

  4. Aja rápido em situações difíceis. Lide rapidamente com alunos que se comportam mal, mas não com raiva ou sarcasmo. É importante que os alunos saibam que você é profissional até mesmo nos momentos mais ‘complexos’ da atuação como professor. Ao rir de um aluno, você abre uma brecha para que todos os outros alunos façam isso. Ao lidar com raiva, você reflete um exemplo terrível de como eles também deveriam agir durante conflitos. Quando você pode lidar com desafios ou conflitos de uma maneira que demonstra autocontrole, você ganha o respeito dos alunos e atua como um modelo para o crescimento deles.

  5. Comece cada aula com algo cativante. Todo mundo adora histórias. Crie uma história ou dê algum exemplo real que faça conexão com a matéria que irão aprender. Instigue curiosidade para receber atenção. Na ausência de uma boa história, crie estratégias para que os alunos façam isso por você. E, posteriormente, faça também a conexão da história dele com o assunto do dia. Você também pode optar por usar frases famosas de filmes e ver se seus alunos descobrem qual filme é; você pode fazer uma imitação de um personagem; enfim, são várias as possibilidades de começar uma aula cativante e inesquecível.

  6. Quando apropriado, use o humor para “iluminar” um conceito ou questão difícil. O humor também é uma estratégia para aprendermos. Use o humor ao perceber que o clima da sala está ficando um pouco pesado com todo o conteúdo lecionado. Às vezes, a carga de informação pode tornar o ambiente pesado, e uma boa dose de humor pode auxiliar nesse momento tenso.

  7. Motive todos os alunos a participar. Seja nas discussões ou atividades, é importante que os alunos sempre fiquem em ‘estado de alerta’, pois você, professor, poderá chamá-los a qualquer momento para responder alguma pergunta, ir na frente de toda a sala explicar a matéria, ou simplesmente ‘checar’ se você está anotando o conteúdo corretamente. De tempos em tempos, passe entre os corredores da sala para verificar se todos estão ‘no mesmo pé’ que você. 

  8. Seja culturalmente sensível. Certifique-se de que alunos de diferentes culturas, gêneros ou classes sociais sintam-se bem-vindos em sua classe. Cuidado para passar uma imagem de que possui alguma preferência por esses alunos. A ideia é acolher a todos,  demonstrando que todos importam na mesma medida para você. Trate todos com respeito e com a devida atenção, e, adicionalmente, certifique-se também que todos os alunos façam o mesmo. Você deve propor um ambiente de aceitação, e não de rejeição ou exclusão.

  9. Configure seu ambiente de sala de aula. O espaço físico de uma sala de aula envia uma mensagem poderosa aos alunos sobre como se comportar e como aprender. Se você propõe que no início da aula toda a sala de aula (carteiras e mesas, principalmente) seja organizada, é bem provável que isso transmita uma mensagem forte para o aluno de que ‘não aceito desordem por aqui!’. O espaço da parede, os assentos, as “zonas de aprendizado” e os materiais não apenas apoiam a instrução, mas também ajudam os alunos a desenvolver fortes hábitos de disciplina, independência e responsabilidade. Em outras palavras, se o ambiente tiver bagunçado, é bem provável que os alunos sejam incentivados naturalmente a ‘bagunçar’ ainda mais o local. Se o local estiver organizado, é bem difícil que um primeiro aluno ‘ouse’ fugir da regra e sujar um ambiente limpo. Assim é a vida. Provavelmente você já viu alguém jogando lixo em um espaço sujo, assim como também é provável que você nunca tenha visto alguém ser o primeiro a sujar um ambiente que está sempre limpo e impecável. O ambiente por si só é sugestivo.

 

Capítulo 4: Projetando Confiança

Sabemos que professores com presença ensinam com tamanha confiança, o que não deve ser confundido com arrogância.

O primeiro passo para ensinar com confiança é saber por que você ensina.

Em outras palavras, por que você aparece todos os dias na sala de aula para atender às demandas intelectuais, emocionais e físicas dos seus alunos? Provavelmente não é pelo salário. Há algo mais. Sempre há. 

Professores têm sonhos, e também têm medos. Professores amam ensinar alunos, e amam aprender todos os dias com eles também.

Eles, acima de tudo, têm confiança de si mesmos, ou sequer entrariam em uma sala de aula com alunos que os desafiam constantemente.

Para ensinar com confiança, é preciso que o professor saiba usar sua melhor ferramenta de trabalho de forma eficaz: a voz.

Ao falar de forma ativa e expressiva, o professor precisará saber quando e como manter sua voz calma e firme. 

Aprender e praticar variações de voz ajudará ele a comandar a presença e obter a atenção que ele e seus alunos merecem.

Para isso, muitos professores se inscrevem em aulas de teatro. Outros preferem simplesmente se voluntariar para ler livros infantis para crianças em idade pré-escolar ou do jardim de infância. Existem várias opções disponíveis.

Entrar em uma sala de aula desleixada, olhar para o chão ou fazer uma careta enquanto você cruza os braços não inspira muitos alunos. Em vez disso, fique de pé, ande pela sala enquanto fala, faça contato visual e sorria. Um corpo confiante melhora muito sua presença.

Da mesma forma que em qualquer esporte nos preparamos com táticas ofensivas e defensivas em busca de bons resultados, no ensino não é diferente. Benjamin Franklin disse uma vez: “Se você falhar em se preparar, você está se preparando para falhar”.

Você só ensina com confiança quando está preparado.

 

Capítulo 5: Cuidando da Voz

Ensinar sem voz é como dirigir de olhos fechados.

Dicas essenciais para preservar suas cordas vocais:

  1. Mantenha-se saudável. O caminho mais rápido para uma voz frágil e rouca é através de um resfriado. Mantenha suas mãos (que são os maiores condutos de germes) limpas e longe de seus olhos, nariz e boca. Durma bem e siga uma dieta saudável (mais fácil falar do que fazer, nós sabemos).

  2. Não fale muito alto. Gritar é a maneira mais fácil de destruir a voz de alguém, então utilize todas as estratégias que puder para não gritar em hipótese alguma. Se a sua sala de aula for excepcionalmente barulhenta, ative um sino ou outro sinal para silenciar sua classe sem tentar gritar com eles. Lembra que falamos sobre ‘negociar o terreno’ com os alunos? Pois bem, os professores podem deixar claro de antemão que haverão atividades e provas extras caso o silêncio não seja obedecido na sala de aula. Isso normalmente resolve o problema. Embora seja uma ótima sugestão, adapte suas próprias estratégias nessas situações.

  3. Desacelere seu discurso. Uma das maneiras mais comuns de forçarmos nossas vozes é falando rápido demais. Embora os professores tenham muito a dizer a seus alunos, falar muito rápido mantém as cordas vocais tensas e apertadas, e é aí que podem ocorrer danos. Fazer um esforço para sempre falar em um ritmo normal manterá suas vozes fortes e saudáveis.

  4. Fique atento à sua respiração. Durante todo o dia, certifique-se de que sua respiração está regular e estável enquanto leciona. Muitos livros inclusive recomendam que pensemos em nossa respiração antes de dormir como um guia não só para o próximo dia de aula, mas para a vida.

  5. Encontre seu tom natural. Quanto mais falamos no nível de tom que nossa voz também está acostumada, menos provável é que nos esforcemos. Nosso melhor tom de fala não é o tom mais alto ou mais baixo em nosso alcance natural, está no meio. Os professores muitas vezes podem falar mais baixo do que o natural para um som mais autoritário, ou mais alto do que o natural para transmitir simpatia. Ambos os ajustes podem sobrecarregar a voz. Em vez disso, aponte para o alcance do som que chega à sua voz naturalmente.

  6. Mantenha-se hidratado. Manter sua voz hidratada bebendo muita água é fundamental. O café não conta, e as bebidas com cafeína podem ter o efeito oposto e ressecar nossas vozes. A água lubrifica as cordas vocais, evitando o desgaste.

 

Capítulo 6: Seja Presente além das Paredes da Escola

Para motivar os alunos, você deve se esforçar para mostrar que se importa com eles além da sala de aula.

Isso faz com que você tenha presença tanto dentro da sala de aula quanto fora dela.

Faça o seu melhor para acompanhar fotos de viagens que eles fizeram e postaram nas redes sociais e assista eventos esportivos ou peças teatrais em que eles participam.

Os professores com forte presença têm uma compreensão profunda de como seu papel transcende muito além de qualquer assunto que estejam ensinando dentro de uma sala cimentada. 

Esses professores têm o impacto mais duradouro em seus alunos muito depois da formatura.

De que outra forma alguém pode se tornar um professor com presença, se não está presente na vida do seu aluno dentro e fora da escola?

 

Capítulo 7: Considerações Finais

Grande parte da presença docente na sala de aula é composta de ações que podem ser ensinadas, praticadas e dominadas pelos professores.

Do tom de voz e linguagem corporal ao espaço físico ao seu redor, os professores podem aprender a gerenciar a si mesmos e seu ambiente para o benefício de si mesmo e de seus alunos, e servir como modelos de autodisciplina no processo de ensino e aprendizagem.

E vimos várias estratégias e dicas neste curso.

Que pese as críticas, o desenvolvimento da presença em sala de aula infelizmente não é ensinado explicitamente nos programas de formação de professores nos cursos de Pedagogia no Brasil. 

Entretanto, os professores sabem que estão presentes quando têm uma conexão genuína com os alunos que gera confiança e respeito em toda a sala de aula (e até fora dela).

Permita-se, como profissional de educação, desenvolver uma presença maior na sala de aula.

Alunos não aprendem somente o que são instruídos a aprender. Eles também aprendem admirando professores que são exemplos de amor à profissão, que dão um show de autocontrole, de educação e respeito ao próximo.

Tenho certeza que a partir dos conceitos aprendidos aqui, você será um profissional ainda melhor do que já é!

Esperamos que tenha gostado deste curso online profissionalizante de Como Desenvolver Presença em Sala de Aula.

Desejamos a você todo o sucesso do mundo. Agora você pode solicitar os seus certificados se assim o desejar. Até o próximo curso!

De R$159,90

por R$47,00 

⏱️ Valor promocional

Onde usar os certificados:

💼 Processos Seletivos (Vagas de emprego)

🏆 Prova de Títulos (Empresa)

👩‍🏫 Atividades Extras (Faculdade)

📝 Pontuação (Concursos Públicos)

Dúvidas? Fale conosco no WhatsApp

Finalizou a leitura do curso? Receba em 5 minutos