Instruções: leia e assista todo o material do curso abaixo e solicite os seus certificados no botão verde no rodapé por R$47,00.
Ao adquirir o certificado de conclusão deste curso, você também recebe o certificado de todos os respectivos módulos. Confira abaixo:
Pague 1 e receba 9 certificados em seu nome (apenas R$47,00):
A brinquedoteca surgiu na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, por volta de 1934, quando o dono de uma loja de brinquedos começou a perceber que seus produtos começavam a ser roubados por crianças.
Ele concluiu que o furto poderia ter ocorrido porque as crianças não tinham brinquedos e não puderam comprá-los. Surgiu então a ideia de criar um projeto onde os brinquedos fossem emprestados como recurso da comunidade.
Em 1963, em Estocolmo, na Suécia, a ideia começou a se desenvolver e se expandir ainda mais.
Duas professoras inauguraram a primeira Lekotek (brinquedoteca – local que incentiva o aprendizado por meio de objetos divertido), onde emprestavam brinquedos e instruíam as famílias dessas crianças sobre a melhor maneira de brincar com seus filhos.
A filosofia básica da Lekotek é aprender manipulando brinquedos. Portanto, eles precisam ser fornecidos às crianças de acordo com sua idade.
A partir daí, novos trabalhos com a mesma perspectiva surgiram no Reino Unido, Canadá, Itália, África do Sul, Argentina, Austrália e outros.
No Brasil, em 1971, quando foi criado o Centro de Adaptação da Associação Especial de Pais e Amigos (APAE), realizou-se uma exposição de brinquedos educativos em São Paulo, com o objetivo de divulgar novidades e trabalhos relacionados a brinquedos para profissionais e pais.
Foi a primeira ação que se aproximava do conceito de brinquedoteca que temos hoje.
A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular as crianças a brincarem, e embora a criança tenha responsabilidades e obrigações, ela aprende de forma alegre e interativa.
Na brinquedoteca, as crianças têm a oportunidade de descobrir a si mesmas, suas habilidades e capacidades específicas, além de perceber o que os outros veem também.
Elas também aprendem que não são única no mundo, e que o espaço é sobre colaboração, compartilhamento e competição.
A Brinquedoteca é sempre um lugar encantador onde brincadeiras e brinquedos criam a magia do ambiente.
Independentemente do tipo de brinquedoteca e de onde ela está instalada, seja em uma comunidade, escola, hospital ou clínica, todos compartilham o objetivo de entreter e valorizar o ato de brincar.
Cada um desses ambientes tem sua função definida, e utilizam jogos e brinquedos como estratégias para atingir objetivos.
Também estimula a curiosidade, a criatividade e o desenvolvimento cognitivo.
Uma brinquedoteca é mais do que um lugar para encontrar brinquedos. Significa uma mudança nos padrões educacionais.
Trata-se de deixar de lado as velhas ideias, mudar os métodos usuais e aderir ao novo, não apenas porque é novo, mas porque existem vários benefícios que isso pode trazer.
Acreditar que o brincar é uma estratégia diferenciada para o desenvolvimento das crianças é importante.
Na brinquedoteca, a criança ‘utiliza’ a brincadeira como fonte de aprendizagem, se valendo de ambientes que proporcionam cores, formas, desenhos, objetos, outras crianças, jovens e adultos que podem despertar o interesse quando entram em contato.
Aqui, ela usa e abusa da imaginação e se sente à vontade para se expressar sem se preocupar.
A brinquedoteca é um local reservado, equipado com diversos tipos de brinquedos, prontos ou construídos de acordo com as mais diversas inspirações, dotando a criança de habilidades necessárias para o desenvolvimento harmonioso da sensibilidade, emoção e integração.
Trata-se de desenvolver pessoas mais sensíveis e criativas.
As principais funções do brincar são:
As principais funções do brinquedo são:
Por fim, as principais funções da brinquedoteca são:
Além disso, lembra que falamos que uma brinquedoteca pode ser instalada em diversos locais? Pois bem, para cada local, geralmente há funções diferentes para que se atenda o objetivo daquele local.
Os principais locais onde são instaladas as brinquedotecas são as clínicas e escolas.
Na brinquedoteca clínica, brinquedos e jogos são projetados para tratar doenças e depois utilizados de forma estritamente terapêutica.
Dessa forma, brinquedos musicais (ou brinquedos com som) são mais utilizados em casos de limitação e autismo, brinquedos que desenvolvem coordenação e percepção diversificada são mais indicados para o tratamento da síndrome de Down.
E jogos de letras e números são mais indicados para tratamento de distúrbios de aprendizagem.
Teatro de fantoches ou fantoches, jogos dramáticos e psicodrama, são ainda indicados para outros tipos de distúrbios.
Na brinquedoteca escolar, todos os brinquedos e brincadeiras da brinquedoteca da escola devem visar o desenvolvimento da aprendizagem.
Quando doenças mais graves são identificadas, os professores devem encaminhar os alunos a profissionais para tratamento específico.
Vale lembrar que cada caso (distúrbio ou transtorno) deve ser tratado por um tipo específico de profissional, sendo os principais os psicopedagogos, psicólogos, neurologistas, fonoaudiólogos e psiquiatras, em alguns casos, também é necessária uma equipe multidisciplinar.
A brinquedoteca na escola tem como principal objetivo proporcionar atividades lúdicas para as crianças da creche, desenvolver a cooperação entre elas, proporcionar um espaço para brincadeiras espontâneas.
Ao mesmo tempo em que comunica aos pais e responsáveis a importância do brincar no desenvolvimento da aprendizagem infantil.
Brinquedotecas podem ser instaladas em vários locais, atendendo diferentes tipos de pessoas e fornecendo diferentes tipos de atividades.
Esta é uma ideia brilhante em locais que querem ou já têm alguma ajuda para as crianças, como creches, escolas, hospitais, parques, centros culturais, paróquias, etc.
Você quer montar e já sabe onde montar sua brinquedoteca? Vejamos alguns pontos importantes que você não deve esquecer:
Ao desenvolver um projeto de brinquedoteca, o primeiro passo é montar uma equipe qualificada, criando uma planilha de quantas pessoas atenderão, quais serviços serão oferecidos e quantas horas são abertas ao público por dia, bem como os valores que deverão ser cobrados para que o projeto continue de pé por vários anos.
Nessa equipe, podem existir diferentes profissionais, como pedagogos, professores, contadores de histórias, bibliotecários, psicólogos e até outros, como pais.
O projeto é o básico quando você quer construir qualquer coisa, seja uma casa, um carro, ou outra coisa qualquer. O importante é que você consiga traçar os objetivos que deseja seguir e não se desvie do ponto principal.
Portanto, este projeto é muito útil na hora de criar uma brinquedoteca, tanto como um guia para o trabalho a ser feito quanto como um documento que precisa ser aplicado a uma instituição ou empresa para um subsídio.
Ao estabelecer um projeto de brinquedoteca, além de coletar informações sobre as comunidades que podem estar envolvidas, também é importante pesquisar a área de implantação do programa.
É um local seguro? Quantas crianças existem neste local? Existem muitas crianças especiais neste local? Qual brinquedo ou brincadeira serão mais adequados para este público?
As brinquedotecas não devem ser montadas aleatoriamente. A localização é muito importante. Mais importante do que isso, sonhos de crianças serão construídos ali nessa brinquedoteca.
Atenção deve ser dada à segurança das instalações, incluindo de pessoal e equipamentos, brinquedos e outros materiais.
É necessário iluminação e ventilação adequadas, saber se há banheiros em condições satisfatórias ou livres de vazamentos de água, umidade excessiva, animais prejudiciais à saúde, ou qualquer outro tipo de problema que possa prejudicar pessoas ou bens na brinquedoteca, entre outros detalhes.
A seleção de brinquedos e a sua distribuição no espaço de forma estratégica é essencial, assim como os espaços reservados para as brincadeiras lúdicas. Por isso, faça um levantamento:
À medida que a criança cresce, sua capacidade de atenção e habilidades físicas se desenvolvem e a maneira como brincam mudará. Ela ficará mais criativa e experimentará mais brinquedos, jogos e ideias.
Isso pode significar que precisem de mais espaço e tempo para jogar.
Além disso, as crianças passam por diferentes formas de brincar à medida que crescem. Isso inclui brincar sozinho, brincar ao lado de outras crianças e brincar interativamente com outras crianças.
Quando as crianças têm tempo e espaço para brincar sem restrições, sua imaginação pode vagar e elas podem explorar ideias.
Acredite: a criança aprende com tudo!
No centro de interesse de manipuladores e jogos, você pode ver a criança montando um quebra-cabeça ou construindo coisas com peças de Lego. Elas estão aprendendo:
No centro de escrita/arte, a criança rabisca no papel com um marcador ou uma caneta. Elas estão aprendendo:
No centro de jogos dramáticos, pode estar se fantasiando ou fingindo servir comida a um amigo. Elas estão aprendendo:
Os brinquedos que envolvem as habilidades físicas de uma criança são um bom exercício para melhorar suas habilidades motoras.
Seja colorindo, vestindo uma boneca ou manobrando o brinquedo pelo ambiente, as crianças usam o tato e a visão.
O uso de andadores, triciclos, bicicletas e carrinhos de brinquedo pode aumentar as habilidades motoras grossas das crianças, o que os cientistas chamam de fisionomia.
Além disso, os brinquedos também permitem que as crianças descubram a coordenação e o equilíbrio mantendo-se fisicamente ativas, o que pode evitar muitas complicações à medida que crescem, fornecendo um estilo de vida saudável.
Os brinquedos motivam as crianças desde cedo ao usar as mãos e os pés como forma de descoberta, onde as cores e os sons começam a criar experiências de aprendizagem. Uma vez que um bebê aprende a engatinhar e sentar, os brinquedos os incentivam a se mover.
Se você tem filhos, já deve ter notado eles se esforçando para alcançar seus brinquedos favoritos. Essas pequenas ações também auxiliam no desenvolvimento de habilidades motoras.
Os brinquedos permitem que as crianças explorem a criatividade e expressem melhor suas emoções.
Quer a criança esteja brincando com diferentes personagens e fantasias, ou embalando uma boneca para dormir, seu espaço é enriquecido com brinquedos amigáveis.
As crianças começam a empregar sua imaginação e expandir seus horizontes apenas através da brincadeira.
Muitas vezes, inventam mundos fantásticos cheios de ideias abstratas, estimulando sua capacidade de interpretar e criar símbolos associados a uma personalidade madura com regras próprias.
Para uma criança, os brinquedos são uma maneira eficaz de desenvolver passo a passo na infância.
Os adultos geralmente associam brinquedos a algo que é vendido em uma loja. Mas, para as crianças, um brinquedo se assemelha a um universo totalmente novo.
São objetos que podem sentir e tocar, transformando suas experiências como brincar com argila, tinta, massinha, bonecos de ação e carros de passeio.
A combinação dessas experiências com o desenvolvimento infantil leva a habilidades eficazes de tomada de decisão sendo aprimoradas em uma idade precoce. Melhor ainda, sua imaginação nunca é colocada para descansar.
Além de melhorar a linguagem de uma criança, os brinquedos também inspiram habilidades sociais que criam uma compreensão mais completa da sociedade em geral.
Os brinquedos convidam as crianças a interagir com adultos e colegas, vizinhos e companheiros de brincadeira.
O simples ato de brincar com outra criança permite que elas criem melhores experiências para si mesmas.
Eles aprendem com suas experiências interagindo com outras crianças sobre brinquedos e coisas para brincar.
As crianças são ensinadas a respeitar, compartilhar, cooperar e disciplinar fazendo da interação umas com as outras o foco central do tempo de brincadeira.
Os brinquedos podem ajudar as crianças a se relacionarem umas com as outras e com adultos de todas as idades.
Os brinquedos também nutrem o desenvolvimento cognitivo da criança durante os anos da infância.
Os brinquedos podem estimular os níveis de concentração e melhorar a atenção e memória da criança. Jogos de tabuleiro, pranchetas e instrumentos musicais são fundamentais para o desenvolvimento infantil.
Os brinquedos são essenciais, também, para a autonomia futura da criança. Pegue o simples ato de montar blocos ou torres.
Por ser um material manipulativo e sensorial, ele é muito recomendado para crianças, permitindo que elas aprendam os conceitos básicos de cor, forma, tamanho e espessura a partir de uma vivência mais concreta.
Essa simples brincadeira, por exemplo, melhora a capacidade da criança de abordar as habilidades matemáticas de uma maneira divertida através dos conceitos de números, agrupamento de conjuntos, lógica de classificação de objetos, formatos dimensionais e tridimensionais, hipóteses (se uma determinada peça encaixa ou não, se uma torre de blocos irá cair ou se não irá), símbolos, formatos (quadrados, retângulos, triângulos, círculos), etc.
As crianças se beneficiam do desenvolvimento cognitivo incentivado por brinquedos que ajudam elas a se desenvolverem sem que elas nem percebam.
Por que algumas crianças são melhores em esportes, outras em matemática e outras em pintura, leitura ou tocar um instrumento?
A resposta parece simples e cheia de significado: porque cada criança tem suas próprias motivações e talentos, que ela desenvolve em seu próprio ritmo e de forma diferente das outras.
A resposta mais ‘complexa’ é que existem áreas no cérebro humano que correspondem a determinados espaços de conhecimento, todos eles distintos e relativamente independentes entre si.
Aqui estão os oito tipos de inteligência explicados um por um.
.
Sua capacidade de resolução de problemas é muito marcante e muitas vezes está relacionada a um tipo de inteligência não verbal, ou seja, eles podem saber a resposta para um determinado problema muito antes de verbalizá-lo.
Crianças com esse tipo de inteligência são boas em resolver mistérios, criar e resolver quebra-cabeças, exercícios de lógica, contar ou fazer cálculos, problemas de computador e jogos de estratégia.
.
As crianças com esse tipo de inteligência são habilidosas e têm preferências por atividades como ler, conversar, contar histórias e piadas, escrever poemas, aprender línguas e jogar jogos de palavras.
.
Esse tipo de inteligência apresenta padrões que comprovam a capacidade da criança de pensar em três dimensões.
As pessoas que desenvolvem inteligência espacial são boas em resolver problemas espaciais, como desenhar e pintar, ler mapas, ver fotos, resolver labirintos ou jogar jogos de construção.
.
É típico de crianças com uma capacidade inata de aprender diferentes sons, o que se traduz numa grande capacidade de cantar, ouvir música, tocar instrumentos, compor canções, desfrutar de concertos e seguir ritmos diferentes. Esse tipo de inteligência pode perceber notas desafinadas que outros não percebem e pode memorizar facilmente músicas e melodias.
.
É a capacidade de usar todo o corpo na expressão de ideias e sentimentos, e a facilidade no uso das mãos para transformar elementos.
As crianças que mostram inteligência cinestésica são boas em dançar, atuar, imitar gestos ou expressões, praticar esportes, correr, se mover e pular.
.
Distingue aqueles que se conhecem melhor. Essas crianças gostam de trabalhar de forma independente, estabelecer metas e se concentrar em alcançá-las, entender seus sentimentos e conhecer seus pontos fortes e fracos.
.
Ao contrário da inteligência intrapessoal, é comum entre crianças que são boas em conversar, trabalhar em equipe, ajudar os outros, mediar conflitos e conhecer novas pessoas.
.
Relacionado à atração por questões ambientais, plantas e animais. Pessoas com esse tipo de inteligência gostam de fazer atividades como acampar, fazer caminhadas, cuidar de animais, aprender sobre a natureza, reciclar e cuidar do meio ambiente.
.
Brinquedoteca é muito mais do que um espaço para brincar, e a equipe da brinquedoteca não é responsável somente por gerar sorrisos, mas também criar ou reforçar valores.
Todos esses valores são transmitidos de forma divertida, por meio de atividades que estimulam a criatividade e a atenção das crianças.
É necessário, também, que os brinquedos e brincadeiras sejam atuais, que reflitam a necessidade da criança moderna.
É tornar-se as estrelas dos videoclipes, criar podcasts, desenvolver experimentos científicos, aprender técnicas de culinária ou reproduzir obras de arte em grande escala, entre muitas outras atividades que estimularão crianças com todos os tipos de inteligência.
Como mencionamos, crianças constroem sonhos nas brinquedotecas. Então, seja você um realizador de sonhos de crianças!
Esperamos que tenha gostado deste curso online rápido profissionalizante de Brinquedoteca na Aprendizagem Infantil.
Agora você pode solicitar todos os certificados de conclusão deste curso.
Desejamos a você todo o sucesso do mundo. Até o próximo curso!
Já finalizamos nosso curso! Esperamos que tenha sido rápido e prático para você.
Esperamos também que as informações e conhecimentos compartilhados ao longo deste curso tenham sido valiosos para você.
Agora você pode solicitar todos os certificados de conclusão desse curso no botão verde abaixo. Por apenas R$47,00 você recebe os vários certificados de conclusão deste curso.
Os certificados são enviados em formato PDF para seu e-mail informado no pedido em poucos minutos após aprovação do pedido.
Você pode usá-los para fins de recrutamento e seleção, entrega de horas extracurriculares na faculdade e para entrega prova de títulos em concursos públicos (mediante edital).
Desejamos a você muito sucesso!
Pague 1 e receba 9 certificados em seu nome (apenas R$47,00):