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Bons estudos!
De forma simplificada, o engajamento de funcionários é o termo que se refere à atitude que os colaboradores sentem em relação ao seu trabalho.
Isso inclui entender seu papel dentro da empresa, suas atitudes em relação aos colegas de trabalho, sua relação com os supervisores, como eles se sentem sobre a cultura da empresa e seu apego emocional em relação à própria empresa.
Mas, por que você quer investir em estratégias de engajamento de funcionários?
A resposta mais simples e objetiva é: porque ocorre uma reação em cadeia de benefícios para o seu negócio.
Funcionários engajados se esforçam mais no trabalho. Uma experiência de emprego positiva é visível em tudo o que fazem, desde a sua atitude quando chegam ao trabalho até à sua motivação para exercer suas tarefas, que muitas vezes é repetitivas e sem nenhum nível de desafio.
Eles ficam mais motivados durante as sessões de treinamento. Os funcionários que se sentem felizes em relação ao seu trabalho e ao seu lugar na empresa aprendem mais rápido e retêm as informações melhor do que aqueles que estão simplesmente ‘dedicando tempo’ para receber seu salário.
São mais criativos e buscam soluções diante de um desafio. Fazem isso inclusive antes de consultar seus superiores. É o que chamamos de autonomia. Isso libera os superiores para outras tarefas.
Membros de equipe felizes são os embaixadores da empresa. São eles que ajudam a divulgar sua empresa por meio de postagens nas mídias sociais, boca a boca com os amigos ou em outros eventos diversos.
Por fim, toda empresa quer aumentar o engajamento dos funcionários porque é um indicador que influencia seus resultados.
Quando melhora a experiência do funcionário, você retém talentos, e a produtividade e quantidade de clientes também tendem a aumentar. Como resultado, a lucratividade também deve crescer.
Funcionários felizes trabalham mais. Eles são mais criativos e produtivos, o que resulta em melhores resultados. Os melhores resultados, por fim, geram lucro.
E sejamos sensatos: o lucro é o único e verdadeiro propósito de uma empresa.
Aqui estão os tipos de engajamento dos funcionários e exemplos de cada tipo de comportamento:
Ativamente engajados. Funcionários ativamente engajados se preocupam com o que fazem e trazem esforços extras para o trabalho todos os dias. Eles tomam iniciativa ao resolver problemas e participam ativamente para ajudar sua organização a atingir seus objetivos. Eles são otimistas sobre os resultados organizacionais e estabelecem conexões com os membros de sua equipe.
Não engajados. Funcionários não engajados fazem o que é exigido deles, mas raramente vão além disso. Eles são motivados pela necessidade e não por uma conexão com seu trabalho. Eles são indiferentes sobre o futuro de sua organização.
Desengajados. Funcionários desengajados exibem uma atitude negativa em relação ao seu trabalho ou à empresa em que trabalham. Esses funcionários são frequentemente isolados de seus colegas. Eles fazem um esforço mínimo e correm o maior risco de absenteísmo ou desgaste.
O engajamento dos funcionários é impulsionado por vários fatores, sendo os principais:
Reconhecimento. Quando os funcionários sentem que suas contribuições são notadas e apreciadas, é mais provável que se esforcem ao máximo. Reconhecer os talentos e as realizações dos funcionários é uma forma de reforço positivo que impulsiona o engajamento.
Objetivo. Funcionários engajados encontram significado em seu trabalho e podem ver como seu papel contribui para uma visão mais ampla.
Aprendizado e Desenvolvimento. Os funcionários que se sentem presos em suas funções sem espaço para crescer facilmente se desengajam. Mesmo os trabalhadores mais talentosos perderão a motivação se não se sentirem desafiados e estimulados pelo seu trabalho. Uma das principais razões pelas quais os funcionários deixam suas organizações para outras oportunidades é a falta de espaço para crescimento. Investir no desenvolvimento profissional de seus funcionários pode ajudar a mantê-los engajados.
Conexão. O envolvimento é impulsionado não apenas pela conexão com o trabalho, mas também pela conexão com os colegas, gerentes e a organização como um todo. Construir relacionamentos entre equipes e entre gerentes e seus supervisionados pode aumentar o engajamento dos funcionários.
Comunicação. Os funcionários podem permanecer engajados quando têm uma compreensão clara de seu papel e têm acesso às informações de que precisam para ter sucesso. A comunicação também é a força vital da conexão entre colegas e entre equipes, e os funcionários que se sentem conectados a seus colegas de trabalho têm maior probabilidade de permanecer engajados.
Autonomia. Os funcionários anseiam por autonomia e flexibilidade. Quando seu pessoal pode trabalhar de forma mais inteligente, não mais difícil, eles podem fazer mais. E, permitir autonomia e flexibilidade estabelece uma cultura de confiança e respeito mútuo e melhores relações entre gestão e colaboradores.
Senso de mudança. Quando os funcionários sentem que têm voz na empresa e podem exercer influência sobre o futuro dela e sobre o próprio, eles se tornam mais investidos em seus empregos.
Isso não significa que a educação e a experiência não sejam relevantes ao tentar preencher uma vaga.
Quando a equipe de RH estiver analisando dois candidatos com históricos semelhantes, dê vantagem à pessoa com a atitude e a personalidade que você acha que será a mais adequada para sua organização.
É mais fácil oferecer experiência com treinamento do que mudar a personalidade de uma pessoa do dia para a noite.
Alguém pode ter grandes feitos no papel, mas se não conseguir se comunicar bem com os colegas ou tiver um temperamento mais forte, acaba sendo uma ‘bomba-relógio’ na empresa.
É importante ter um negócio sensível às necessidades de seus clientes.
Ao empregar uma força de trabalho que inclui pessoas de todas as idades e de diferentes origens culturais, você terá uma melhor compreensão de sua base de clientes. Em outras palavras, fica mais fácil ‘indicar’ o profissional certo para o atendimento de um perfil de cliente.
Abrir um leque de diversidade é essencial hoje nos dias de hoje. Além da boa imagem e reputação da empresa, seu setor de RH terá uma base mais ampla de candidatos para escolher ao preencher as vagas disponíveis.
Deixe que todos saibam que todas as vozes são bem-vindas em sua empresa.
E mais do que pregar isso somente no papel, faça isso de verdade. Mais do que ouvir, aja para que as boas mudanças aconteçam.
Funcionários engajados têm ideias que desejam compartilhar, seja em reuniões ou por e-mail, com seus superiores. Incentive todos a compartilhar seus pensamentos e ideias, mesmo que a empresa não decida implementá-los.
Nesses casos, não se esqueça de devolver o feedback para o dono da ideia e explicar os motivos de forma educada, sincera e objetiva. Isso é muito importante.
O respeito ao colaborador não pode ser somente um valor escrito no rodapé do seu site.
Isso deve ser dado para cada interação em toda a empresa, seja verbalmente ou de forma escrita.
Todos os funcionários, independentemente de seu cargo ou área de responsabilidade, devem estar cientes de que ninguém poderá tratar outra pessoa de maneira desrespeitosa.
Começar um novo trabalho pode ser estressante para um novo membro da equipe.
Por isso, o programa de integração da empresa, chamado de processo de onboarding, é crucial.
Assim como conhecer uma pessoa pela primeira vez, é importante para a empresa causar uma ótima primeira impressão no novo colaborador, que pode ser um talento escondido.
Uma das características do programa de integração da Google, por exemplo, é seu foco em fornecer suporte e orientação aos novos contratados desde o início.
Um exemplo aqui é o chamado ‘Buddy System’, ou ‘Sistema de amigos’ na tradução literal, onde a empresa combina cada novo contratado com um funcionário experiente que pode oferecer conselhos e responder a quaisquer perguntas que possam ter.
Isso ajudará a nova pessoa a se sentir mais confortável à medida que se instala e permitirá que ela se imagine como funcionários de longo prazo desde o início.
Deixe uma mensagem de boas-vindas criativas em sua mesa.
Certifique-se de que os novos contratados tenham um conjunto estruturado de tarefas no primeiro dia.
Caso contrário, eles vão girar os polegares, esperando que alguém lhes atribua algo.
Tenha um espaço pronto para eles colocarem seus pertences quando chegarem. Prepare o espaço de trabalho com antecedência para que a mesa esteja abastecida com itens essenciais quando eles se sentarem pela primeira vez.
Certifique-se de que alguém examine o layout do escritório e aponte o essencial (onde os banheiros estão localizados e onde fica a cozinha para que seu novo funcionário possa tomar uma xícara de café).
Quando um novo funcionário entra, há muita papelada a ser preenchida.
Para garantir que o dia do novo membro da equipe corra bem, encaminhe os documentos para seu novo contratado com antecedência.
A papelada pode ser preenchida e enviada por e-mail ou pelo correio para o departamento de RH ou Gestão de Pessoas antes da data de início de sua nova contratação.
Certifique-se de que seus funcionários tenham suas necessidades básicas atendidas antes de começar a pensar em outros métodos para tentar aumentar o engajamento dos funcionários.
Invista nas ferramentas e sistemas específicos de que eles precisam para fazer seu trabalho corretamente.
Deixe seus novos membros da equipe começarem a contribuir desde o dia em que começarem a trabalhar.
Eles podem precisar concluir o treinamento sobre os procedimentos da empresa ou algum equipamento específico, no entanto, deve haver algumas partes de seu trabalho em que possam contribuir imediatamente.
Ninguém gosta de ser microgerenciado no trabalho.
Deixe seus funcionários saberem que você confia neles, permitindo tomar decisões.
É claro que você deve deixar claro as ‘regras do jogo’ para que nenhum funcionário tome uma decisão que vá contra as políticas da empresa. Além disso, é importante que eles saibam quando devem entregar o assunto a um responsável.
De tempos em tempos, selecione um dos valores da sua empresa e atribua-o a um funcionário que o exemplifique.
O funcionário será selecionado por seus pares. Faça questão de anunciar a pessoa que melhor reflete o valor para todos os seus funcionários e nas postagens nas redes sociais da sua empresa.
Melhorar o envolvimento dos funcionários deve ser uma parte contínua da cultura da sua empresa.
Isso não é algo que você pode começar a adotar por um ano ou dois porque está na moda e depois largar porque não parece se adequar aos seus objetivos de negócios.
Quando o engajamento dos funcionários é bem feito, ele oferece vários benefícios para a empresa. Garantir experiências positivas no trabalho para os funcionários deve ser considerado um estilo de vida para o seu negócio, e não uma moda passageira.
Comece dando um bom exemplo cuidando da sua saúde. Consulte o seu médico e dentista para check-ups regulares. Facilite para seus funcionários tirar uma folga do trabalho para fazer o mesmo.
Recomendamos fortemente que sua empresa tenha um bom programa de Qualidade de Vida no Trabalho.
Temos um curso que aborda todas técnicas de um programa QVT, bem como se aprofunda nos facilitadores para a implementação do programa, caso queira se aprofundar mais sobre o tema.
Muitos funcionários passam mais tempo fora de casa, isto é, na condução até o escritório e no próprio escritório, do que na própria casa.
Dado o grande comprometimento de tempo envolvido, é vital que os funcionários se sintam engajados no trabalho e que seus esforços sejam reconhecidos.
A realização de uma pesquisa confidencial de engajamento dos funcionários em intervalos regulares é uma estratégia interessante.
Ela ajudará você a acompanhar o que você está fazendo que os funcionários gostam, não gostam, as sugestões para a área que atuam, e até mesmo sugestões para áreas da empresa que fazem conexão direta com a dele, uma vez que ele entende os processos tanto da sua área de atuação quanto dessa outra área da empresa.
Todo funcionário quer ter a chance de fazer o seu trabalho melhor e ser apreciado por esse bom trabalho.
A complexidade aqui é que, às vezes, nem o responsável pela área sabe quais funcionários são mais adequados para determinadas tarefas ou projetos.
É comum na correria do dia a dia dos gerentes da empresa não ter tempo para perguntar sobre as paixões e interesses dos membros da equipe em relação ao seu trabalho ou levar em consideração as habilidades dos funcionários ao atribuir tarefas.
Permita uma mudança nesse paradigma. Incentive os gerentes e responsáveis por equipes a se interessarem mais pelas preferências de atividades dos membros da equipe.
É necessário que tenha uma abertura para que os funcionários especifiquem quais tarefas eles gostam (e não gostam) para que o gerente possa atribuir tarefas aos funcionários que eles gostam com mais frequência.
É recomendado, sempre que possível, que as tarefas desagradáveis
Se você deseja que seus funcionários se sintam à vontade para serem abertos com os responsáveis diretos ou até mesmo com a equipe estratégica da empresa, como diretores, eles precisam saber que podem fazê-lo sem se preocuparem em serem julgados ou criticados.
Não é fácil tomar a iniciativa de abordar um diretor da empresa, por exemplo, para uma discussão de um assunto delicado. Entretanto, tenha um canal direto para que os funcionários saibam que podem fazê-lo sem medo de consequências negativas.
O reconhecimento é um elemento-chave para o engajamento. Os funcionários que vão além do seu dever devem ter seus esforços reconhecidos por seu responsável de alguma forma.
Se a empresa não pode recompensar seu funcionário financeiramente dando a ele um bônus, veja se você pode dar a ele algum tempo extra de férias ou um jantar em um bom restaurante.
Está muito na moda oferecer cupons de desconto em aplicativos, seja de moda, gastronomia, etc. Use sua criatividade!
Saiba o que seu colaborador gosta e quais são seus hobbies e, assim, ficará muito mais fácil escolher um presente bacana ou uma lembrança para ele.
A menos que você esteja trabalhando em um setor muito conservador (direito ou bancário, por exemplo), você deveria considerar se seus funcionários realmente precisam vir trabalhar vestindo um terno de negócios.
O casual dos negócios (calça social e camisa de botão) é mais adequado para sua empresa?
Se os membros de sua equipe não estiverem envolvidos em funções voltadas para o cliente, eles podem vir trabalhar vestindo jeans e camisetas se esse for o traje que os faz se sentirem confortáveis?
Bom, por que não fazer um brainstorming com toda a equipe para decidir?
Aproveite o tempo para comemorar as conquistas desse profissional durante o tempo de inatividade, compartilhando isso em uma reunião semanal com sua equipe ou no boletim informativo da empresa.
Apoie projetos paralelos incentivando seus funcionários a discuti-los durante essas sessões ou enviando os detalhes para o boletim informativo.
Seus funcionários já estão usando as mídias sociais em suas vidas pessoais.
Sua empresa precisa compartilhar sua história com o público.
Você não pode forçar nenhum de seus funcionários a compartilhar mensagens positivas sobre sua empresa online, no entanto, você cria momentos dentro da empresa para que esse compartilhamento seja feito de forma natural.
Jamais tente forçar que seu funcionário use suas redes como uma plataforma de advocacia da empresa. O natural é real.
Muitos funcionários não conseguem enxergar como seus esforços ajudaram a empresa a avançar durante todo o ano. Isso é imperdoável para aqueles colaboradores que vestem a camisa da empresa.
Se entenderem o quanto são valiosos, os funcionários verão como seu trabalho é um investimento no sucesso da empresa. Explique a eles como o trabalho deles afeta a empresa e por que é importante que eles continuem dando o melhor de si.
De preferência, tenha ferramentas de medição de desempenho para que eles saibam que a empresa dá atenção devida a eles. A partir do momento que sentem que ninguém mais os vigia ou se importam com eles, isso pode gerar sérios problemas ao negócio.
Não deixe que seus funcionários sejam os últimos a saber o que está acontecendo dentro de sua organização.
Faça questão de manter todos informados por meio de postagens no blog, anúncios regulares ou outros informativos por toda a empresa e em tempo real para que eles sempre saibam sobre a direção que a empresa está tomando ou os desafios que está enfrentando antes que as notícias se tornem públicas.
Às vezes, os funcionários vão querer tentar uma função diferente.
Isso pode ser porque eles podem estar curiosos sobre uma carreira diferente ou pode haver razões pessoais pelas quais um trabalho diferente pode atraí-los, como horários mais flexíveis, possibilidade de trabalho remoto, etc.).
Trabalhe com os funcionários para criar um caminho para colocá-los em uma função diferente. Isso ajudará sua empresa a reter funcionários experientes ao invés de ter eles trabalhando com seu concorrente.
Deixe seus funcionários saberem que você os incentiva a desenvolver suas habilidades, reembolsando suas mensalidades (parcial ou integralmente) para programas de educação relacionados ao trabalho.
Seus funcionários permanecerão motivados e preparados para futuras oportunidades dentro da empresa.
Seus funcionários podem trazer algumas ideias interessantes e criativas para melhorar o funcionamento da empresa ou economizar o dinheiro dela.
Tenha um programa de criação de ideias com recompensas interessantes para quem trouxer boas soluções.
Deixe-os saber que essas ideias são sempre bem-vindas, quer a empresa decida implementá-las ou não. Se a empresa implementar a ideia de um funcionário, ofereça uma boa recompensa.
Mais do que isso, reconheça-os publicamente por sua contribuição. Seja na própria empresa ou na mídia social da empresa, dê créditos aos trabalhadores por mais essa ajuda.
As grandes e pequenas conquistas de seus trabalhadores devem ser reconhecidas.
Comemore, por exemplo, uma meta de redução de peso feita por um colaborador com problema de obesidade; uma cirurgia bem-sucedida realizada em um colaborador com um problema cardíaco.
Nunca se esqueça que a empresa paga um colaborador em troca do seu tempo e sua saúde.
Dê a seus funcionários uma certa quantidade de tempo enquanto eles estão no trabalho, seja para um descanso merecido ou quando eles querem perseguir seus próprios projetos.
Organize que pessoas de diferentes equipes (e diferentes departamentos) se encontrem e se conheçam para que possam colaborar em projetos pessoais conforme apropriado.
Essa energia positiva só beneficiará seus funcionários quando eles retornarem ao trabalho regular.
Cada equipe é única, pois seus membros compartilham suas habilidades e experiências únicas num único ambiente.
Para incentivar o envolvimento da equipe, peça à equipe que apresente dois ou três valores base, isto é, os pilares com os quais todos concordam seguir enquanto trabalham juntos em um projeto.
Colocar essas regras básicas em vigor desde o início é importante, e pode ajudar a evitar dificuldades mais tarde.
Como empregador ou responsável por uma área, é muito importante que seus funcionários entendam o que devem realizar no trabalho e como seu progresso será medido.
Peça aos responsáveis pelo projeto para explicar as metas aos membros da equipe e, em seguida, peça aos membros da equipe que repitam o que entenderam sobre a meta de volta ao responsável.
Essa confirmação pode ser feita oralmente ou por escrito. Isso se chama alinhamento, e deve ser parte da cultura do seu negócio.
A partir das respostas, o responsável poderá avaliar se sua equipe compreendeu plenamente suas responsabilidades.
Esse simples procedimento pode evitar várias horas de reuniões adicionais e retrabalhos.
Essencialmente, você deseja falar com os pensamentos dos membros de sua equipe ao apresentar novas metas que deseja que eles alcancem.
Para alguns funcionários, ajudar o empregador a atingir seus objetivos e continuar trabalhando e sendo pago é o suficiente.
Entretanto, os profissionais modernos pensam com mais frequência no sentido inverso da roda, isto é, como a empresa pode me ajudar ao invés de eu ter que ajudar ela?
Algumas situações comuns nos dias atuais é: negociar uma folga quando o funcionário e sua equipe atingirem a meta; oferecer uma porcentagem ou bônus se uma equipe fechar determinado contrato; atribuir ao colaborador um cargo maior por um curto período, a fim de que este consiga adquirir experiência ou provar que está preparado para o cargo; ou a empresa fazer uma doação de caridade para uma instituição de caridade da escolha da equipe eles baterem uma meta.
Trata-se de situações negociáveis fora do contrato do funcionário, mas que tem como base o ganha-ganha.
Seja justo ao definir metas para os funcionários. Eles saberão quando os objetivos não forem razoáveis.
A maioria das pessoas aprecia um desafio, mas ninguém quer sentir que está sendo usado para falhar propositalmente.
Isso pode parecer um pouco antinatural se sua empresa estiver acostumada a decidir tudo sozinha sem a opinião da equipe.
Não estamos sugerindo que os líderes do negócio recuem totalmente. Permitir que as equipes definam suas próprias metas significa que elas apresentam a meta proposta ao responsável para discussão e aprovação, não que a equipe tenha luz verde para fazer o que quiser.
Você, como profissional, já sofreu com metas impossíveis dadas pelo seu superior?
Pois bem, tente imaginar que você (ou sua equipe) possa dar uma “contraproposta” do projeto em relação aos prazos, etapas e processos.
Pode parecer contraintuitivo no começo, mas isso indica que a empresa confia nos membros da equipe para determinar o que eles desejam realizar, as etapas envolvidas nesse processo e o cronograma para atingir essa meta.
Entenda: é mais provável que a equipe permaneça engajada com o projeto até o final se estiver totalmente engajada desde o seu início.
Quando os funcionários estão sob muita pressão para executar suas tarefas em níveis irracionais, isso pode levar a uma tensão desnecessária, fazendo com que sua saúde mental sofra.
Isso pode ocorrer, por exemplo, quando ele é obrigado a resolver um problema gerado por outro profissional ou por não ter instrução adequada, sofrendo grande pressão ou ameaça de demissão caso esse problema não seja resolvido no tempo hábil e na qualidade esperada.
Muitas empresas deixam de praticar a escuta ativa. Em vez disso, elas estão apenas esperando sua vez de falar.
A maioria das pessoas não procura ajuda de outra pessoa, a menos que tenha esgotado seus próprios recursos tentando resolver o problema ou tenha ficado completamente frustrada com a situação e não consiga encontrar uma solução.
Seja uma empresa com a cultura de estender os braços para o seu pessoal.
É prática comum as organizações esperarem que os funcionários deixem seus problemas pessoais em casa. Isso faz sentido porque questões pessoais podem criar distrações e afetar o desempenho no trabalho.
Mas, pare e pense o seguinte: e se essas questões pessoais não puderem ser deixadas em casa? E se esses problemas afetam tanto os funcionários a ponto deles não conseguirem deixá-los de lado no trabalho?
Imagine como está a cabeça de um funcionário que, por exemplo, perdeu a esposa, mãe ou filho na pandemia e sequer pôde se despedir. Pense também que, diante do problema econômico enfrentado pelo mundo, ele sequer pôde pedir um afastamento do emprego para cuidar de sua saúde mental.
Pois bem, algumas empresas não se questionam sobre isso e não priorizam a saúde mental dos funcionários a esse respeito, e os trabalhadores são forçados a resolver seus problemas sem o apoio de seus empregadores.
É papel do RH e do empregador intervir com programas voltados aos cuidados da saúde mental e oferecer recursos para ajudar os trabalhadores a se sentirem apoiados e confortados, independente do problema que tenham, seja ele dentro ou fora do escritório.
Organize eventos sociais que os funcionários possam desfrutar juntos, como, por exemplo, organizar um boliche de equipes, onde um setor dispute com outro setor para ver quem ganha a brincadeira.
A ideia não é estimular a competição entre os setores. Longe disso. É fazer com que seus colaboradores conheçam e interajam com pessoas que não necessariamente trabalham juntas regularmente.
Independente do evento, é recomendado que seja aberto aos familiares dos funcionários que participarão da brincadeira.
Criar laços entre os próprios colaboradores são estratégias que os funcionários podem já estar habituados. Entretanto, ao incluir a família nessa fórmula, você pode surpreendê-los muito positivamente.
De vez em quando, todos em sua organização precisam de uma pausa.
Está um calor muito forte ou um frio muito intenso, e você percebeu que o clima na empresa não está muito legal? Fuja um pouco das regras.
Como gestor do negócio ou responsável de área, negocie uma pausa estratégica com os sócios do negócio e leve todos para tomar sorvete ou saia para tomar chocolate quente.
Caso seja impossível sair do escritório para fazer isso, você pode delegar alguém para buscar isso ou ver se alguma empresa leve até o escritório.
Pausas estratégicas são importantes para que o pessoal dê uma respirada ou descansada, recarregando um pouco das energias para o restante do expediente.
Após o expediente ou em um final de semana qualquer, leve sua equipe para um estádio, ringue ou quadra.
Verifique com a equipe eventos que todos (ou que a esmagadora maioria) deles topariam assistir.
Esse é um momento de lazer, que também pode envolver os familiares do funcionário, é financiado pela empresa com a finalidade de engajar e motivar os colaboradores a criarem ou estreitarem laços.
É comum que sua cidade tenha boas equipes de basquetebol ou talentos no karatê e você nem saiba disso.
Os esportes locais são divertidos de assistir e os preços dos ingressos para os jogos geralmente são razoáveis. Você pode encontrar antigos colegas de escola, de trabalho ou amigos de infância.
São momentos simples, mas gostosos. Ao perceber, então, que isso foi incentivado pela empresa, ele se sentirá mais engajado no trabalho.
E não se esqueça de tirar uma foto da equipe como lembrança que você pode exibir no trabalho ou na rede social. Passar tempo juntos fora do trabalho é um exemplo simples de atividades de construção de equipe.
Faça uma pesquisa para descobrir quais causas beneficentes são mais importantes para seus funcionários.
Escolha os primeiros da lista e decida apoiar essa causa junto com seus funcionários. Você pode definir, por exemplo, uma porcentagem das metas batidas para a caridade.
Você também pode realizar eventos divertidos durante o período para arrecadar dinheiro para a caridade (vendas de bolos, cachorro-quente, etc.). A ideia é trazer novos sentidos na vida do colaborador.
Ao ajudar os outros, acabamos ajudando nós mesmos.
Incentive a participação dos funcionários declarando, por exemplo, que uma sexta-feira por mês é um dia temático.
Os funcionários, nesse dia, podem vir trabalhar com roupas casuais, vestir a camisa do seu time favorito ou usar fantasias.
Ampliando ainda mais essa estratégia, faça questão de comemorar aniversários, aniversários da empresa, promoções de novos funcionários, ou um dia de festa para novos integrantes na empresa.
São momentos em que as pessoas podem se divertir e serem homenageadas. São momentos simples, mas igualmente especiais para quem é ‘o dono da atenção da vez’.
Tire fotos de equipes no trabalho ou participando de eventos e coloque nas paredes do escritório.
Inclua uma mistura de imagens posadas e informais, onde os funcionários estão se divertindo ou onde o sujeito não sabe que está sendo fotografado.
Quando falamos de layout, falamos de toda manipulação do espaço disponível para criar uma atmosfera atraente e aumentar o foco dos funcionários.
Por exemplo, os funcionários podem decidir quais plantas podem fazer parte do escritório, bem como definir as cores, tamanhos, quem irá cuidar delas, e muito mais.
Essa estratégia pode ser um complemento da estratégia que falamos anteriormente, de publicar as fotos dos funcionários no trabalho.
Os funcionários podem escolher as fotos, os quadros e todos os detalhes pertinentes que deixarão o ambiente mais agradável e divertido. Podem também decidir as novas cores do escritório.
Enfim, devem ter abertura para opinar sobre todo o ambiente do escritório, afinal, são eles que passarão mais tempo por lá.
O engajamento dos funcionários é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma organização. Os funcionários são o ativo mais importante de uma organização e, quando os funcionários estão engajados, eles podem ter o melhor desempenho e colaborar de forma eficaz.
Melhorar o engajamento dos funcionários através do envolvimento pode melhorar as métricas em todas as áreas da sua organização. Das taxas de rotatividade à experiência do cliente e à lucratividade, os resultados dos negócios melhoram à medida que o engajamento dos funcionários aumenta.
Esperamos que tenha gostado deste curso online profissionalizante de Estratégias de Engajamento de Funcionários.
Desejamos a você todo o sucesso do mundo. Agora você pode solicitar os seus certificados se assim o desejar. Até o próximo curso!
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