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Bons estudos!
Não é nenhum pecado sermos profissionais comuns, mas, em um mundo onde todos queremos ser diferentes, por que não se tornar um profissional diferenciado dos demais?
Neste curso online grátis, vamos aprender a como se tornar um operador de caixa de alta performance. Vamos começar!
A função de caixa é um pilar das lojas de varejo. Ter um caixa bem treinado faz muita diferença para um negócio, mesmo que você possua o melhor sistema de ponto de venda. Mas, por que o operador de caixa é tão importante nos negócios? Três motivos:
Os operadores de caixa lidam com as transações monetárias como parte do processo de vendas. Portanto, se as transações do ponto de venda não forem processadas corretamente, isso afetará a lucratividade da loja. Dessa forma, toda empresa precisa de profissionais qualificados e íntegros para essa importante tarefa.
Os operadores de caixa têm um impacto significativo na retenção de clientes. Ele é normalmente o primeiro ou o último colaborador da loja com quem um cliente interage antes de sair da loja. Dessa forma, o operador de caixa cria uma impressão duradoura que pode encorajar os clientes a voltarem através do bom atendimento. E o contrário também é verdade. Um atendimento ríspido ou grosseiro afastará os clientes por um longo tempo — às vezes para sempre.
Os operadores de caixa impedem a fraude. Eles lidam com uma série de pessoas entrando na loja, e alguns indivíduos podem ser golpistas. Parece surreal — até acontecer com você. Eles podem tentar fazer uma compra cara com um cartão de crédito roubado. Os operadores de caixa podem detectar essas situações empregando etapas como verificação de identidade e correspondência de assinaturas de cartão de crédito, bem como outros sistemas e procedimentos de segurança adotados pela empresa.
Na maioria das vezes, os operadores de caixas são a única interação pessoal que os clientes têm em um típico processo de compras.
Mesmo que como operador de caixa você esteja fazendo a mesma coisa repetidamente, cada novo cliente é uma oportunidade de conhecer alguém novo e diferente.
E sabe o que torna o atendimento diferente dos demais? A resposta é: atitudes simples, que estão ausentes no profissional moderno.
Cumprimente todos os clientes quando eles se aproximarem do caixa. Atenda com atitude positiva, isto é, de maneira otimista e confiante.
Pergunte, por exemplo, se eles acharam todas as frutas que procuravam, veja como está indo o dia deles, dê um belo sorriso e agradeça por estarem comprando na loja que você trabalha — até porque o cliente é o verdadeiro dono de qualquer empresa, e você só está lá por causa dele.
Isso não apenas iluminará o dia deles, mas também fará com que seu dia de trabalho passe muito mais rápido.
Além disso, essa também é uma ótima maneira de criar conexões e relacionamentos com os clientes para eles continuarem voltando à loja. Alguns podem chamar de gentileza, mas a verdade é que isso se chama ‘networking‘.
Pense em cada amizade nova como uma possível oportunidade social e profissional. Seus clientes podem ser arquitetos, banqueiros, advogados, empreendedores, professores, entre outras diversas profissões. Já parou para pensar nisso?
Criar uma rede é importante para qualquer profissional moderno, porque pode ser que um dia você precise deles (ou eles de você). Sim, estamos falando do famoso QI (Quem Indica).
Então, dê sempre o seu melhor, faça o diferencial no atendimento e crie laços.
Gentileza gera gentileza, entende?
O trabalho de operador de caixa é duro, multitarefa e você irá se deparar com vários clientes irritados e mal-educados. Mas você também encontrará diversas pessoas boas e atenderá elas com frequência. Lembre-se desses clientes bons nos dias ruins!
Um caixa é responsável por lidar com transações financeiras em um ambiente de varejo.
A rotina comum desse profissional é interagir com os clientes, digitalizar itens para confirmar seus preços e lidar com caixas registradoras.
Tempos atrás, o operador de caixa precisaria de um conhecimento mais aprofundado na matemática para lidar com os cálculos, mas, hoje, na era da tecnologia, isso não é tão necessário.
O sistema da empresa conduzirá todo o trabalho duro, como gerenciar as transações, fazer os cálculos matemáticos do total da compra e do troco, emitir recibos e comprovantes, fazer relatórios de vendas, rastrear transações, entre outras funções.
Ao passar os produtos no sistema, aparecerá o total da compra. Basta perguntar a forma de pagamento e, caso o pagamento seja feito no dinheiro vivo, é preciso ter o cuidado de sempre contar duas vezes o troco antes de devolver o dinheiro ao cliente.
É recomendado, ao dar troco, entregar primeiro as moedas, depois as notas por cima para que as moedas não escorreguem.
Além disso, recomendamos que você pratique a contagem regressiva do troco para o cliente, isto é, fazendo o cálculo em voz alta ao devolver as notas para ele. Dessa forma, ele terá a certeza de que está recebendo o valor correto.
Por mais que seja uma coisa simples, isso é uma dica de ouro! Isso gera confiança e transparência para com os clientes!
Ao manusear as mercadorias, mostre respeito pelo comprador e pela loja: jamais manuseie de forma bruta ou ríspida, seja alimentos, presentes ou outras utilidades.
Leve o seu tempo para fazer o seu trabalho qualificado. Velocidade de atendimento é importante, mas há muito em jogo em um processo de atendimento.
Em situações mais complexas e que não há um procedimento ou instrução sobre, nunca assuma. Sempre pergunte a um gerente ou supervisor se precisar de ajuda. Isso demonstrará respeito pela hierarquia e evitará decisões equivocadas.
Verdade seja dita, profissionais que se destacam na Era Moderna vão um pouco além de suas tarefas explícitas na carteira de trabalho.
Como profissional, você pode promover determinados produtos e ajudar os clientes a tomar decisões de compra.
Por exemplo, chegou alguma novidade na loja ou algum item está com uma promoção imperdível? Deixe seu cliente saber disso!
Ele ficará muito grato por sua boa vontade. Além disso, você estará ajudando sua empresa a conquistar novos clientes e reter os mais antigos. Entenda que sua iniciativa não passa despercebida. Alguém está sempre avaliando nossas ações e atitudes na empresa, seja seu encarregado ou seu cliente.
Quando fazemos o bem, as pessoas comentam. E isso é bom. Já quando fazemos algo errado, as pessoas comentam ainda mais e a notícia ruim se espalha ainda mais rápido. Essa é uma triste regra da vida.
Se você trabalha em pontos de venda menores e menos movimentados, caso esteja chovendo lá fora e alguém estiver estacionado do outro lado da rua, ofereça-se para acompanhá-lo até o veículo ou segure um guarda-chuva para tornar a viagem menos infeliz.
É claro que você deve verificar se existe outra pessoa para ‘cobrir seu posto’ enquanto faz essa gentileza.
Se um cliente idoso estiver tendo problemas para descarregar os itens do carrinho na esteira, ofereça-se para descarregar as compras para ele.
Você pode até se oferecer para ajudar uma mãe ocupada a carregar as compras em seu porta-malas enquanto ela ajuda seus filhos a colocar o cinto de segurança.
Todos esses exemplos são instâncias perfeitas em que o atendimento ao cliente torna a experiência de compra agradável e valiosa para quem visita sua loja. Tente ir além. Você não está vinculado à sua caixa registradora!
Muitas ocorrências diferentes acontecem no trabalho e, quanto mais preparado o caixa estiver, melhor ele poderá lidar com os problemas.
Como parte do treinamento do operador de caixa, sua empresa fornecerá uma lista de cenários para praticar, a fim de ajudar o profissional a se sentir confiante em sua capacidade de lidar com diversas situações.
Quais são as principais situações que você deverá se preparar com antecedência junto à empresa?
E se o leitor de código de barras parar de funcionar? Qual é o próximo procedimento padrão? Digitar o código de barras de todos os produtos manualmente? Solicitar um novo leitor de código de barras para o supervisor?
Como você processa um reembolso? É feito por você? O pedido de reembolso deverá ser repassado para o supervisor permitir avaliar e permitir o reembolso?
Como são tratados os vários métodos de pagamento além dos cartões, como pagamentos por aplicativos, vales-presente, pix? Eles são aceitos? Qual a chave pix? Quais aplicativos são aceitos pela empresa e quais não são aceitos?
Quais são os procedimentos para mover dinheiro da caixa registradora para o cofre da loja? É feito por você? Existem vários procedimentos que as empresas normalmente seguem ao mover dinheiro da caixa registradora para o cofre da loja. Normalmente, o dinheiro é recontado com precisão na caixa registradora antes de movê-lo para o cofre da loja. Isso ajuda a garantir que a quantia de dinheiro sendo movimentada esteja correta e que não haja discrepâncias. Depois, o dinheiro costuma ser embalado, de forma que facilite o transporte e a segurança. Isso pode envolver o uso de uma bolsa de dinheiro ou outro recipiente seguro. Posteriormente, o dinheiro é transportado de forma segura, como por exemplo, usando um veículo seguro de transporte de dinheiro ou escoltando-o com um guarda de segurança. Por fim, o dinheiro é depositado no cofre da loja. O cofre deve estar sempre trancado e seguro. Em todas essas etapas, costuma-se documentar o processo e manter um registro do dinheiro sendo movimentado para fins de contabilidade e auditoria.
Você já fez uma compra em uma loja e o operador de caixa embalou seus produtos de forma que amassasse mercadorias ou até as danificasse?
Um operador de caixa de alta performance encanta clientes em todos os momentos de sua compra, inclusive na hora de embalar e ensacar mercadorias.
As melhores dicas aqui, levando em consideração o ponto de venda um mercado:
Sempre pergunte se o cliente quer sacolas de papel ou plástico. Algumas lojas cobram um preço por sacola e outras eliminaram completamente o uso de plástico. Certifique-se de estar atualizado sobre os protocolos e regras do seu estabelecimento.
Digitalize os produtos na esteira na ordem em que foram organizados pelo cliente para agilizar o serviço e, após digitalizá-los, comece organizando os produtos nas sacolas de acordo com o tipo. Por exemplo, separe todos os laticínios juntos em sacolas, pães em outras, frutas em outras, e assim por diante.
Separe ou avise seus clientes acerca dos itens pesados que
deverão ir para o fundo da bolsa, a fim de não amassar ou danificar os produtos mais leves, que deverão vir por cima. Se tiver itens frágeis, como ovos ou pão, dê um toque para seu cliente se certificar de colocá-los em cima de todos os outros itens para que não sejam esmagados ou danificados.
Ao passar produtos visivelmente danificados, estragados ou avariados, avise prontamente o seu cliente. Normalmente, é solicitado para algum outro colaborador da empresa ir até a prateleira do produto e fazer a troca para que o cliente não tenha esse ‘retrabalho’. Essa é uma outra gentileza importante.
Depois que seu cliente fizer o pagamento e organizar as sacolas em seus braços ou no carrinho, verifique se ele não deixou nenhum produto para trás.
Embora você seja um operador de caixa, os clientes podem perguntar sobre a localização e os preços de determinados itens na loja.
Claro, você aprenderá à medida que avança, mas tente se familiarizar com itens populares nas primeiras semanas. Isso ajudará você a se destacar para seus supervisores como um aprendiz rápido e a desenvolver suas habilidades de atendimento ao cliente.
Isso também o colocará em vantagem na hora de conceder promoções dentro da empresa.
Quanto mais conhecimento você tiver sobre a empresa, mais provável será que você seja escolhido para um cargo de nível superior ou até mesmo para mudar de departamento se suas habilidades forem mais adequadas em outro lugar.
E isso vale para qualquer cargo em qualquer empresa. É mais uma das leis naturais do mundo dos negócios.
Principais dicas para se familiarizar com os itens da loja:
Preste atenção especial à localização dos produtos se você for estocar as prateleiras. Caso não seja parte de sua função estocar produtos, observe os colaboradores que o farão;
Caminhe pelos corredores durante intervalos;
Enquanto estiver no caixa, leia os sinais aéreos para se familiarizar com o conteúdo de cada corredor;
Anote a localização dos produtos especiais ou em promoção;
Fique à vontade para guardar uma folha de cola no bolso ou dentro da gaveta da caixa registradora.
Ser um bom operador de caixa é importante porque ajuda a criar uma experiência positiva para os clientes, garante que as transações sejam processadas com precisão e eficiência e ajuda a manter o sucesso geral do negócio.
Ser comum é legal, mas, por que não ser diferenciado, não é mesmo?! Com o aprendizado deste curso, você tem o conhecimento suficiente para ser diferente e se destacar. Faça-o!
Esperamos que tenha gostado desse curso online profissionalizante de Operador de Caixa de Alta Performance.
Desejamos a você todo o sucesso do mundo. Agora você pode solicitar os seus certificados se assim o desejar. Até o próximo curso!
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