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Bons estudos!
Colaboradores motivados é o sonho de todos os empregadores!
Colaboradores mais felizes e produtivos, menos absentismo e rotatividade, retenção de talentos, melhor desempenho, redução de custos e maior rentabilidade é quase uma panaceia para a maioria, senão todos os males que as empresas modernas enfrentam.
Diante disso, negócios de todos os tamanhos buscam maneiras sustentáveis
A pergunta de ouro é: o que realmente motiva a todos nós?
Este curso visa compilar as melhores técnicas de motivação e engajamento dos funcionários, baseando-se em cases de sucessos de pequenos e grandes negócios nos dias atuais.
Ao contrário de cursos que se aprofundam nas teorias, histórias e origens da motivação humana, queremos ser precisos, objetivos e cirúrgicos, isto é, ensinar apenas o que tem realmente dado certo nas empresas modernas.
Temos certeza que essas técnicas apresentadas fornecerão insights valiosos sobre motivação de funcionários para sua empresa.
Vamos em frente!
As pessoas geralmente tomam decisões com base na recompensa que esperam receber de seu trabalho.
Esse conceito, conhecido como a teoria da expectativa da motivação, pode ajudá-lo a entender as diferentes maneiras de incentivar os membros de sua equipe por meio de recompensas estratégicas.
Quando você dá às pessoas mais razões para estar em sua empresa ou trabalhar para você, elas o farão. Uma das melhores razões que você pode dar a eles para ficar com você é recompensá-los adequadamente.
Nossa primeira recomendação para gerar motivação e engajamento de funcionários é: certifique-se de iniciar um programa de incentivo o quanto antes.
Isso os manterá empolgados para trabalhar enquanto colhem as recompensas em sua jornada, que é muitas vezes entediante e repetitiva.
Além disso, quanto melhor seu programa de incentivo, mais motivados seus funcionários estarão. Não estamos falando de recompensas mais caras, mas sim de recompensas estratégicas adequadas para a situação.
Por exemplo, você pode definir recompensas por uma melhor participação nos lucros, ou pode haver uma recompensa para o cumprimento de metas regulares. Você irá adaptar a estratégia de acordo com a necessidade e estrutura do seu negócio.
O que todo funcionário quer é algum nível de flexibilidade em seu trabalho.
Às vezes, a flexibilização pode estar presente em seus horários de trabalho ou como eles querem trabalhar (se preferem um método home office, presencial ou híbrido). Se melhorar a produtividade, vale a pena para a empresa pensar sobre isso.
Além disso, temas como a Qualidade de Vida no Trabalho e Flexibilização da Jornada do Funcionário estão em alta. E se você não faz, seu concorrente provavelmente faz. Não perca seus talentos para a concorrência!
Os sistemas de marcação de ponto online (relógios móveis e web) são uma ferramenta importante para monitorar as horas de trabalho, especialmente para os funcionários em regimes flexíveis.
Muitas empresas, principalmente após a pandemia do Coronavírus, viram o quão vantajoso pode ser o home office.
Um ambiente flexível de trabalho gera mais satisfação e motivação para os colaboradores. Estresse e fadiga são reduzidos a níveis mais baixos. Só quem pega condução sabe o quão estressante isso é.
Sabemos que nem todos os setores podem ser alternados para o modelo de trabalho à distância.
Para os colaboradores que não puderem ter sua forma de trabalho flexibilizada no sistema home office, haverá mais momentos de silêncio no escritório, e isso auxilia na concentração e evita o desgaste rápido.
Remuneração e benefícios costumam ser todos mantidos quando o sistema de trabalho é alternado. Entretanto, a empresa economiza com água, luz, aluguel de espaços de trabalho, horas extras, entre outros.
Além disso, o horário de atendimento pode ser estendido. Isso permite atender clientes e fornecedores em novos horários, o que gera mais pedidos e atendimento personalizado. Criam-se vantagens competitivas.
Basicamente, a flexibilidade é variável matemática que mantém os funcionários confortáveis ou não
Ao oferecer flexibilidade, colaboradores se sentem apreciados o suficiente para ter algum espaço para mudanças e ajustes.
Dar-lhes espaço para crescer por conta própria, isto é, sem aquela supervisão rígida, é definitivamente um motivador para os funcionários.
Funciona psicologicamente onde as pessoas se sentem respeitadas e confiáveis; portanto, eles tendem a se esforçar mais, aumentando seu nível de produtividade. Em outras palavras, quando recebem mais espaço, compensam a empresa com trabalho. Isso faz parte da natureza humana!
A ideia é dar oportunidades de crescimento para os funcionários onde eles têm mais espaço e tempo com sua família (tempo que era desperdiçado no deslocamento até a empresa e no escritório), privacidade e silêncio – elementos esses que motivam e engajam qualquer funcionário da era moderna.
Quando falamos de layout, falamos de toda manipulação do espaço disponível para criar uma atmosfera atraente e aumentar o foco dos funcionários.
Tire fotos de equipes no trabalho ou participando de eventos e coloque nas paredes do escritório.
Inclua uma mistura de imagens posadas e informais, onde os funcionários estão se divertindo ou onde o sujeito não sabe que está sendo fotografado.
Os funcionários podem escolher as fotos, os quadros e todos os detalhes pertinentes que deixarão o ambiente mais agradável e divertido. Podem também decidir as novas cores do escritório ou da fachada.
Em um olhar mais amplo, ajuda a decidir a nova identidade visual da empresa, como cores do logotipo. É uma ação bem interessante para empresas que estão em expansão e contam com os mesmos funcionários ao longo dos anos.
Além disso, os funcionários podem decidir quais plantas podem fazer parte do escritório, bem como definir as cores, tamanhos, quem irá cuidar delas, e muito mais.
Enfim, devem ter abertura para opinar sobre todo o ambiente do escritório, afinal, são eles que passarão mais tempo por lá.
Contrate novos funcionários com base em sua atitude e personalidade. Isso não significa que a educação e a experiência não sejam relevantes ao tentar preencher uma vaga.
Quando a equipe de RH estiver analisando dois candidatos com históricos semelhantes, dê vantagem à pessoa com a atitude e a personalidade que você acha que será a mais adequada para sua organização.
É mais fácil oferecer experiência com treinamento do que mudar a personalidade de uma pessoa do dia para a noite.
Alguém pode ter grandes feitos no papel, mas se não conseguir se comunicar bem com os colegas ou tiver um temperamento mais forte, acaba sendo um problema para a empresa.
É importante ter um negócio sensível às necessidades de seus clientes.
Ao empregar uma força de trabalho que inclui pessoas de todas as idades e de diferentes origens culturais, você terá uma melhor compreensão de sua base de clientes. Em outras palavras, fica mais fácil ‘indicar’ o profissional certo para o atendimento de um perfil de cliente.
Abrir um leque de diversidade é essencial atualmente. Além da boa imagem e reputação da empresa, seu setor de RH terá uma base mais ampla de candidatos para escolher ao preencher as vagas disponíveis.
Deixe todos os funcionários saberem que a inclusão é um dos valores da sua empresa. Deixe que todos saibam que todas as vozes são bem-vindas em sua empresa. Mais do que ouvir, aja para que as boas mudanças aconteçam.
Funcionários engajados têm ideias que desejam compartilhar, seja em reuniões ou por e-mail, com seus superiores. Incentive todos a compartilhar seus pensamentos e ideias, mesmo que a empresa não decida implementá-los.
Nesses casos, não se esqueça de devolver o feedback para o dono da ideia e explicar os motivos educadamente. Isso é muito importante.
Caso contrário, eles vão girar os polegares, esperando que alguém lhes atribua algo. E isso é muito desmotivador.
Tenha um espaço pronto para eles colocarem seus pertences quando chegarem. Prepare o espaço de trabalho com antecedência para que a mesa esteja abastecida com itens essenciais quando eles se sentarem pela primeira vez.
Certifique-se de que alguém examine o layout do escritório e aponte o essencial (onde os banheiros estão localizados e onde fica a cozinha para que seu novo funcionário possa tomar uma xícara de café).
Certifique-se, também, de que seus novos funcionários tenham suas necessidades básicas atendidas antes de começar a pensar em outros métodos para tentar aumentar a motivação deles.
Invista nas ferramentas e sistemas específicos de que eles precisam para realizarem seu trabalho corretamente.
Deixe seus novos membros da equipe começarem a contribuir desde o primeiro dia que começarem a trabalhar.
Eles podem precisar concluir o treinamento sobre os procedimentos da empresa ou algum equipamento específico, no entanto, deve haver algumas partes de seu trabalho em que possam contribuir imediatamente.
Estamos mais motivados quando nos sentimos úteis.
As causas da baixa moral no local de trabalho são muitas. Uma decisão, uma palavra mal escolhida ou um feedback que você esqueceu de dar à sua equipe é suficiente para ‘danificar os trilhos do sucesso’ do seu negócio.
Então, o que desmotiva os colaboradores? Os principais desmotivadores de funcionários são:
Ao contrário da cultura do silêncio absoluto, preconizado por várias empresas, hoje, o negócio moderno deve propor o oposto: a cultura da abertura.
Para incentivar essa cultura de abertura, a Google, por exemplo, oferece um formulário de feedback anônimo para todos os funcionários, o que permite que eles façam críticas construtivas sem se preocupar em ofender alguém no processo.
Embora possa parecer contraintuitivo para algumas organizações, incentivar ativamente o feedback dos funcionários, principalmente os negativos, pode ajudar a aumentar as taxas de retenção, garantindo que os funcionários se sintam valorizados e ouvidos.
Toda empresa deve deixar claro sua ‘perspectiva de carreira’ para seus funcionários desde o seu primeiro dia.
A falta de oportunidades de crescimento em um local de trabalho leva ao baixo moral.
É preciso garantir que novas habilidades sejam ensinadas para haver uma progressão profissional.
Um colaborador que sabe que não tem chances de desenvolver sua carreira em uma empresa se sente estagnado, inativo e sem perspectiva.
Se não há para onde ele possa subir, por que ele deveria seguir em frente?
Você precisa garantir que todos os seus funcionários recebam treinamento adequado para exercer suas tarefas eficientemente. E o treinamento começa no processo de integração do colaborador na empresa.
A Google, por exemplo, tem uma estratégia chamada de ‘Buddy System’, ou ‘Sistema de amigos’ na tradução literal, onde a empresa combina cada novo contratado com um funcionário experiente que pode oferecer conselhos e responder a quaisquer perguntas que possam ter.
Alguns gerentes podem tratar os funcionários injustamente devido à animosidade ou ciúme pessoal. Isso é mais comum do que você imagina.
Também é possível que ele esteja tratando uma pessoa de forma diferente de outra com base em raça, sexo, idade, orientação sexual ou status de deficiência.
É importante lembrar que ele não pode controlar tudo o que acontece em seu local de trabalho, mas você pode controlar como reage às coisas que acontecem. Pessoas que agem dessa forma devem ser responsabilizadas.
Esse tipo de profissional, que ainda é comum no mercado, não deveria ocupar nenhum cargo estratégico.
Você, como profissional da área de gestão de pessoas, é melhor que saiba de antemão que eles são uma bomba-relógio para o negócio e, por isso, você deveria fazer uma ‘checagem’ na hierarquia estratégica da empresa e achar uma solução para resolver isso.
Alguns trabalhadores podem se sentir mal pagos porque acreditam que merecem mais dinheiro do que realmente recebem, até porque é normal que façam mais do que está determinado em seus contratos.
Sabemos que a empresa busca aumentar sua produção com o mínimo de investimento possível, entretanto, o funcionário moderno sabe dos seus direitos e deveres, e está determinado a lutar por eles quando forem desligados da empresa. E, enquanto permanecem lá, nada do que fizer será o suficiente para motivá-los uma vez que uma necessidade básica dele não está sendo atendida como deveria.
O alto turnover no negócio pode indicar um problema maior, que desencadeia vários malefícios ao negócio.
Quando seu pessoal treinado deixa o negócio, o restante da equipe tem seu moral reduzido. É comum e compreensível.
A equipe passa um tempo defasada, com peças importantes ausentes, e isso cria um ambiente ruim. Esse clima ruim vai diminuindo a produção, a qualidade e a felicidade dos colaboradores até que essas peças estratégicas sejam recompostas pela equipe de recrutamento e seleção.
Entretanto, contratar, treinar e entrosar novos membros na equipe leva tempo, e pode chegar dado momento em que outras peças importantes da equipe peçam para sair também, e todo um processo de construção e lapidação de equipes é jogado completamente no lixo.
O burnout dos funcionários é frequentemente caracterizado pela falta de motivação, que piora com o tempo e que reflete diretamente nos resultados da empresa.
Burnout é um problema de negócios, não apenas pessoal. A prevenção e o tratamento eficaz do burnout requerem um esforço de toda a empresa.
Para resolver esse problema, deve ser verificada toda a jornada de trabalho dos colaboradores que atuam nessa função, a fim de que ajustes necessários sejam feitos na carga de trabalho.
Os gestores e responsáveis podem optar por novos sistemas de trabalho, como o home office e o híbrido; oferecer pausas estratégicas; criar um programa que priorize a saúde mental no trabalho, entre várias outras soluções.
Expresse um agradecimento público. Às vezes, um simples “obrigado” pode fazer maravilhas, especialmente em um canal público, como uma reunião com toda a empresa ou um boletim de e-mail enviado para todos os colaboradores.
Faça uma nota escrita. Em uma era de e-mails e textos, uma simples nota manuscrita realmente se destaca. Reserve alguns momentos para escrever seus agradecimentos em um cartão bonito ou até mesmo pegue um pedaço de papel colorido ou uma nota adesiva e deixe na mesa do seu colaborador. O reconhecimento é sempre muito bem-vindo.
Ofereça uma folga merecida. Se os funcionários estão dedicando horas extras ou tempo de fim de semana para terminar um projeto, considere oferecer um dia extra de folga ou deixá-los sair algumas horas mais cedo em uma sexta-feira. Nada melhor do que receber um e-mail do seu chefe escrito: “Está uma tarde linda. Vá se divertir. Bom descanso!”.
Dê pequenos presentes. Não há necessidade de ultrapassar o orçamento com grandes presentes em dinheiro. Em vez disso, pense em presentes atenciosos e ‘mais em conta’, como cartões-presente para um café ou supermercado local, cupons em aplicativos de comida, ingressos de cinema ou flores.
Cubra os custos de deslocamento. Se os funcionários costumam pagar estacionamento, por exemplo, ofereça uma recompensa de um mês de estacionamento gratuito.
Ofereça massagens. Massagens individuais podem ser caras, mas se você quiser recompensar um grande grupo de funcionários, considere contratar um massagista para o dia e oferecer massagens na cadeira de 15 minutos.
Destaque os principais funcionários na rede social da empresa. Ao reconhecer os funcionários na rede social da empresa, você não apenas dá a eles o reconhecimento que merecem, mas também transmite e divulga os valores da empresa para todos os seus clientes e funcionários. Além de gerar engajamento nas redes sociais, essa é uma ótima maneira de incentivar outros colaboradores que também querem aparecer nas mídias digitais da empresa.
Agende uma atividade para toda a empresa. Muitas empresas planejam festas de fim de ano, mas você pode reconhecer a conclusão de um grande projeto ou um ótimo trabalho durante todo o ano, planejando uma atividade improvisada, temática ou não, que dê aos funcionários algumas horas de lazer no trabalho. Você pode pedir para seus colaboradores irem fantasiados ou fazer somente um simples churrasco (de preferência, com opções e pratos veganos), ou outra atividade ao ar livre. O importante é fazer um ‘brainstorming‘ sadio, onde vocês decidirão juntos os eventos e atividades que irão vivenciar.
Almoçando com o chefe. Leve seus funcionários para almoçar e deixe que eles escolham o local. Faça o seu melhor para manter as discussões relacionadas ao trabalho de lado. Aproveite esse tempo para conhecer mais sobre quais são os interesses e hobbies de seu funcionário além de sua vida profissional.
Compras em equipe. Se você atingir um marco baseado em números, como uma meta de vendas, pegue esse número e use-o como base para uma comemoração. Digamos que seja 56.025. Leve todo mundo para o shopping. Dê a cada equipe R$560,25 e avise que eles têm 56 minutos e 25 segundos para gastar o dinheiro. O que sobrar, vocês podem negociar e dividir entre os membros da equipe ou doar para a instituição de caridade escolhida pelos membros da equipe.
Convites de gala. Se sua empresa tiver um relacionamento com uma determinada instituição de caridade, compre e dê alguns ingressos para o próximo almoço ou jantar e permita que alguns de seus funcionários participem. Esses eventos são sempre divertidos e proporcionam uma nova experiência.
Certificado de realização. Receber da empresa um certificado em homenagem a uma conquista específica é muito gratificante.
Cupons de Folga. Algumas empresas usam ‘cupons de folga’ para seus colaboradores. Você pode distribuir ‘cupons de 15 minutos de folga’ como recompensa por alguma atividade ou meta batida. Os funcionários podem usá-los para entrar um pouco mais tarde no trabalho ou sair um pouco mais cedo, ou podem acumulá-los caso precisem passar um dia inteiro ou uma tarde toda resolvendo algum compromisso sem ter seu dia descontado.
Programa de reconhecimento de pares. Desenvolva um programa de reconhecimento de pares que permita que os funcionários deem elogios uns aos outros no local em um quadro de avisos da comunidade ou site interno. Isso permite que os funcionários reconheçam seus pares diretamente. Essa é uma forma de criar laços e prevenir conflitos.
Não deixe datas especiais passarem despercebidas. Aniversários da equipe e aniversários de trabalho são importantes. Faça os funcionários se sentirem especiais em seu grande dia. Organize um almoço em equipe, dê uma pequena festa ou distribua cupcakes. Há muitas maneiras simples de mostrar que você se importa com o dia especial do seu funcionário.
Oportunidade de participar de projetos especiais. Dê aos seus funcionários a oportunidade de trabalhar em projetos especiais que estão acima de suas responsabilidades regulares. Fazer isso permitirá que eles cresçam profissionalmente e também demonstrará a confiança da empresa em suas habilidades para uma futura promoção.
Troféu itinerante. Crie um troféu itinerante, por exemplo, um objeto dourado, chapéu especial, estatueta, etc., que mova de funcionário para funcionário quando esse for “pego” fazendo algo excepcional. Esse troféu deverá ser guardado cuidadosamente pelo funcionário que o possuir durante o ‘seu período’ para que ele seja entregue em boas condições para o próximo colaborador.
Comece bem o dia. Configure uma estação de “Bem-vindo ao trabalho” na entrada dos funcionários com café, suco, rosquinhas para a equipe da manhã ou café, refrigerante, biscoitos para a equipe da tarde. Decore a estação com mensagens positivas e criativas, enfatizando algum momento descontraído, alguma associação com o slogan da empresa ou qualquer mensagem que somente seus funcionários entenderão.
Salas de descanso. Configure um espaço da empresa para descanso rápido. Cochilos rápidos após o almoço ou um videogame à disposição dos colaboradores podem recarregar as energias dos colaboradores mais exaustos.
Crie um “Open House”. Crie um espaço na empresa no qual os funcionários possam convidar familiares para visitar seu local de trabalho e ver o que eles fazem. Em preparação para o “evento”, peça aos funcionários que exibam suas realizações de maneira criativa. Imagine quão interessante é para um filho entender com o que seu pai trabalha e quais realizações ele anda fazendo por lá.
Concurso de maquiagem. Faça concursos temáticos de maquiagem, como Halloween, Páscoa, Dia do Índio, etc., para que seus colaboradores desenvolvam a criatividade em momentos de lazer. A equipe ou pessoa vencedora pode receber produtos de maquiagem das linhas mais modernas ou outra recompensa (a negociar com a empresa).
Designação de embaixador. Convide os funcionários para participar ou representar seu departamento em uma reunião que normalmente não participam.
Investimento educacional. O envio de um funcionário para um seminário/atividade educativa de seu interesse passa a mensagem de que a empresa se preocupa em investir em seu desenvolvimento pessoal. É comum que a empresa invista em cursos técnicos, superiores, MBAs ou qualquer outra certificação importante para seu colaborador. Grandes empresas cobrem todo o investimento educacional de seu colaborador, entretanto, se você for um pequeno negócio, negocie uma porcentagem ou valor fixo que não pese para a empresa e que incentive o colaborador nos estudos.
Todo mundo tem semanas em que verifica tudo na sua lista de tarefas com prazer, assim como tem semanas em que você realmente prefere estar em qualquer lugar do planeta, menos no escritório.
É totalmente normal que os funcionários enfrentem quedas de motivação, mas isso se torna um problema quando seus colegas estão constantemente desengajados e desmotivados.
Um ambiente de trabalho bom e saudável é vital para criar uma cultura de trabalho agradável e motivadora.
O efeito dominó é o seguinte: funcionários motivados aumentam o nível de produção, gerando lucro ao negócio. Enquanto motivados e concentrados na tarefa, eles reduzem os acidentes de trabalho, levando a um menor índice de turnover. Empresas flexíveis ajudam a diminuir o estresse no local de trabalho, diminuindo o burnout.
Empresas que estão sempre se aprimorando em soluções criativas oferecem recompensas estratégicas e adequadas para o reconhecimento de seu funcionário, e isso cria uma cultura de retenção e valorização de talentos.
Crie maneiras e adapte estratégias para deixar seus funcionários felizes todos os dias.
Eles são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso do seu negócio.
Esperamos que tenha gostado deste curso online profissionalizante de Motivação Profissional.
Desejamos a você todo o sucesso do mundo. Agora você pode solicitar os seus certificados se assim o desejar. Até o próximo curso!
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