Marketing Digital para Pequenos Negócios

Carga horária no certificado: 120 horas

Instruções: leia e assista todo o material do curso abaixo e solicite os seus certificados no botão verde no rodapé por R$47,00.

Ao adquirir o certificado de conclusão deste curso, você também recebe o certificado de todos os respectivos módulos. Confira abaixo:

Pague 1 e receba 9 certificados em seu nome (apenas R$47,00):

  1. Marketing Digital para Pequenos Negócios (120 horas)
  2. O Papel do Marketing Digital na Atração de Clientes (15 horas)
  3. Desenvolvendo um Plano de Marketing Digital (15 horas)
  4. Estratégias de Otimização dos Mecanismos de Buscas (SEO) (15 horas)
  5. Estratégias de Marketing de Mídia Social (15 horas)
  6. Estratégias de E-mail Marketing (15 horas)
  7. Estratégias de Marketing de Afiliados (15 horas)
  8. Introdução ao Google ADS (15 horas)
  9. Estratégias de Marketing de Conteúdo (15 horas)
16.930 pessoas já fizeram este curso
Carga horária no certificado: 120 horas

Capítulo 1: Definindo Marketing Digital

Administração de pequenas e médias empresas: conceitos-chave – FIA

Você se lembra dos dias em que você podia confiar em anúncios de jornal, panfletos xerocados e outdoors para divulgar seu negócio? Pois bem, acredite ou não, estamos em uma era em que poucas pessoas o farão.

Essas táticas de marketing anteriormente eficazes ainda existem, mas estão ficando em segundo plano nos esforços de marketing digital que dependem menos de tangíveis e mais de pixels.

Apesar da enorme quantidade de informações disponíveis sobre marketing digital, não precisa ser um tópico esmagador para você e sua empresa. Vamos defini-lo, dar alguns exemplos e mostrar como criar um plano de marketing simples para começar hoje.

O marketing digital é qualquer tipo de marketing que usa dispositivos eletrônicos. Existem dois tipos de marketing digital: marketing digital online e marketing digital off-line.

O marketing digital online depende da internet, enquanto o marketing digital off-line usa outros caminhos, como rádio e televisão para divulgar um negócio ou produto. Nosso foco, aqui neste curso, é o marketing digital online para pequenos negócios.

 

Capítulo 2: Papel do Marketing Digital para Pequenos negócios

O papel do marketing digital é colocar o maior número possível de olhos no seu negócio para trazer mais clientes e, portanto, mais vendas. Ajuda o seu negócio a crescer, o que lhe permite continuar a expandir-se. Esse tipo de marketing fora do papel depende de dispositivos eletrônicos para divulgar a mensagem sobre um produto, serviço ou marca.

Aumentar o reconhecimento da marca e gerar leads são os dois principais objetivos do marketing digital. Quando você está maximizando sua exposição tornando-se digital, você está alcançando as duas coisas.

Apenas para entendermos mais sobre leads, eles nada mais são do que contatos de possíveis consumidores que deixaram seus dados e suas informações pessoais ou profissionais (como e-mail, nome ou telefone) em troca de alguma recompensa oferecida pela empresa.

Sabe quando você preenche seus dados em um formulário de um site em troca de um e-book ou um cupom de desconto? Pois bem, você se torna lead dessa empresa.

 

Capítulo 3: Por que você deve usar o Marketing Digital

Metrô de Nova York: como usar e como funciona | Dicas Nova York| Dicas Nova York

Da próxima vez que você estiver sentado em um restaurante, no metrô ou até mesmo em sua própria casa, observe quantas pessoas estão segurando telefones a qualquer momento. Como sociedade, somos viciados em tecnologia.

O Brasil ocupa o segundo lugar da lista como um dos países que passam o maior tempo nas mídias digitais do mundo, ficando atrás somente das Filipinas. Essa é a maior parte de nossas horas de vigília na frente do celular: dar uma ‘conferidinha’ na vida dos outros e ver o que está acontecendo no mundo digital.

Fazemos quase tudo online agora, como socializar, fazer compras, ver filmes e séries, ouvir música, ler notícias, pesquisar, entre outras coisas. As pessoas estão online o dia todo, todos os dias. Se você for onde as pessoas estão, é certo que alcançará mais clientes.

Por causa do mundo tecnológico em que vivemos, qualquer empresa que não aproveite o marketing digital terá dificuldade em encontrar um fluxo constante de clientes, a menos que já seja uma empresa estabelecida com raízes sólidas, que não precisa de mais clientes ou melhor reputação. Em 99% das vezes, esse não é o caso.

Mesmo as empresas que começaram e prosperaram sem os benefícios atuais do marketing digital podem se beneficiar da atualização de seus métodos de publicidade para alcançar mais pessoas.

Os benefícios do marketing digital incluem mais tráfego no site, geração de leads (o que idealmente resulta em mais vendas) e, com o software certo, a capacidade de monitorar o desempenho de várias táticas de marketing para que você possa ver como as pessoas estão interagindo com seu conteúdo e determinar o que funciona de forma mais eficaz.

 

Capítulo 4: Táticas de Marketing Digital

O marketing digital é multifacetado, o que é uma ótima notícia para você e sua empresa. Isso significa que há muitos caminhos que você pode usar para aumentar o reconhecimento da marca e promover seus produtos e serviços.

Se você está apenas começando no marketing digital, os itens que abordaremos a seguir resumem as táticas básicas que são gratuitas ou de custo muito baixo:

 

1. Otimização dos Mecanismos de Buscas (SEO)

Search Engine Optimization (SEO) é uma prática que otimiza seu site para que ele seja o mais alto possível nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Isso significa que quando alguém pesquisa uma palavra-chave específica, que pertence à sua empresa e, portanto, aparece em seu site, seu site aparecerá quando essa palavra-chave for pesquisada.

Embora possamos dizer o dia todo como as palavras-chave de SEO podem ajudar sua empresa local, mostrar exemplos de palavras-chave com SEO podem ajudar a fixar esse conteúdo melhor.

Existem dois tipos de palavras-chave: as primárias e as de cauda longa.

Uma palavra-chave de cauda longa tem cinco ou mais palavras. As palavras-chave primárias normalmente têm apenas uma a quatro palavras.

As palavras-chave primárias são as principais nas quais você deseja se concentrar na divulgação do seu negócio. Imagine que você seja um quiroprata (profissional da saúde especializado em diagnosticar e tratar a má posição das articulações) de São Paulo.

Na sua palavra-chave primária, você utilizaria, por exemplo, as palavras: “Quiroprata em São Paulo”.

Como uma empresa local se concentra em atrair clientes locais, o SEO de palavra-chave primária local pode ajudá-los a atrair clientes que moram ou trabalham na área em que a sua empresa opera.

Alguns exemplos de SEO de palavras-chave de cauda longa, isto é, com maior teor de palavras específicas, seria: “Melhores quiropratas em São Paulo”; “Lista dos melhores quiropratas em São Paulo”; “Quiropratas que atendem na zona sul de São Paulo”.

Lembrando que, para que seu site seja bem posicionado, é importante que você crie artigos, tenham um site com design responsivo, entre outros fatores que o ajudará a se posicionar melhor no Google. Quanto mais referência você for no assunto, mais credibilidade você ganha com seu público e, consequentemente, mais recomendações e acessos terá.

Perceba que as palavras-chave de cauda longa geralmente são muito específicas, enquanto uma palavra-chave principal pode ser mais geral. As palavras-chave primárias são de alto valor e extremamente difíceis de classificar, enquanto as palavras-chave de cauda longa são mais valiosas e fáceis de classificar .

Isso significa que, se você está apenas buscando palavras-chave primárias, dificilmente estará classificado nas primeiras páginas nos mecanismos de pesquisa. Isso poderá levar anos, dependendo do seu ramo de atuação. 

Por fim, o objetivo do SEO é fazer com que seu site apareça o mais próximo possível dos resultados de pesquisa. Isso resultará em mais visitantes do site, o que, por sua vez, deve aumentar o reconhecimento geral da sua marca e gerar mais leads. Em última análise, isso se converte em mais vendas.

 

2. Marketing de Mídia Social

O marketing de mídia social é uma tática que promove seus produtos, serviços e marca por meio de canais de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e outros.

Ah, temos um curso de Posicionamento Profissional no Instagram, caso lhe interesse. Também é gratuito e super importante! 🙂

Esta é uma excelente maneira de obter muito mais olhos sobre o seu negócio, considerando que a maioria das pessoas tem pelo menos uma conta de mídia social. 

 

3. E-mail Marketing

Outro tipo comum de marketing digital, o e-mail marketing significa simplesmente comercializar seu produto ou serviço por e-mail.

O marketing por e-mail é uma excelente maneira de manter sua mensagem fresca na mente de seus clientes em potencial, especialmente porque a maioria das pessoas em sua lista de e-mail tem um interesse comprovado no que você tem a oferecer. Afinal, eles se inscreveram para isso!

 

4. Marketing de Afiliado

O marketing de afiliados funciona de duas maneiras: anunciar os produtos de outra pessoa e receber uma comissão a cada venda ou pagar uma comissão a outra pessoa para anunciar seus produtos.

Para um blogueiro, por exemplo, sem um produto físico para vender, comercializar produtos e serviços de outras pessoas pode ser uma ótima maneira de receber comissões e ganhar uma renda.

Já para você que tem um pequeno negócio, fazer parcerias com blogueiros e influenciadores que atuam na sua área pode ser uma ideia muito interessante e rentável. Eles têm o público e você o produto, basta encontrar meios para se criar boas parcerias.

Como proprietário de uma empresa com um produto para vender, os afiliados podem ajudá-lo a anunciar seus produtos para seus públicos, que você não conseguiria acessar tão facilmente por conta própria.

 

5. Anúncios pagos por clique

Cost Per Click Discount Wholesale, 49% OFF | landivarinspira.edu.gt

Pay-per-click (PPC) é um método de publicidade em que você coloca um anúncio online, mas paga apenas quando o anúncio é clicado. 

E como isso é feito? Tudo isso é feito com o Google Ads. Google Ads, antes conhecido como Google AdWords, é o principal serviço de publicidade da Google e principal fonte de receita desta empresa representando 96% dos quase 37,9 Bilhões de dólares que a empresa faturou em 2011.

Esses anúncios geralmente aparecem nos mecanismos de pesquisa acima dos resultados orgânicos não pagos.

Por exemplo, quando você pesquisa por “móveis para sala de jantar” no Google, os primeiros resultados especificam “anúncio” ao lado do nome e da descrição do site. Esses sites estão pagando por cada clique (ou impressão) que recebem, mas a desvantagem é que muitos desses cliques podem não se transformar em vendas. Por isso, é sempre importante ter um bom planejamento para obter resultados e, consequentemente, não perder dinheiro.

 

Capítulo 5: Por Onde Começar

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa Archives - MS POST | Notícias do Estado e Cidades

Agora que temos uma ideia dos diferentes tipos de marketing digital existentes, vamos ver alguns exemplos específicos.

Seu próprio site é o melhor lugar para começar. SEO é a chave para desbloquear o potencial da sua presença online para gerar o maior número possível de leads e vendas. Com palavras-chave e frases bem pesquisadas, seu site funcionará por conta própria para expandir seu público e aumentar o reconhecimento de sua marca.

Por isso, crie artigos originais e bem escritos. Se quiser mais sobre esse assunto, temos um curso (também gratuito, claro) de estratégias de marketing conteúdo. Além disso, ofereça e-books ou descontos em troca das informações de contato dos seus possíveis clientes. 

Talvez um método de marketing digital com o qual a maioria das pessoas esteja mais familiarizada seja o marketing de mídia social.

Na maioria das plataformas, eles podem ser anúncios pagos ou postagens orgânicas. Além da parceria com influenciadores, que mencionamos anteriormente, você pode criar anúncios pagos sobre seu produto ou serviço.

As ferramentas de publicidade das redes sociais permite você definir que tipo de público você quer alcançar, como faixa etária, renda, localização, entre outros. A questão é decidir qual rede social é mais propensa a encontrar seu público.

Se você quer oferecer seu produto ou serviço com uma propaganda ‘mais despojada e criativa’, o Instagram e Facebook podem ser boas opções, pois há um público jovem ‘doido’ por um conteúdo diferente do que estão acostumados. Se seu produto ou serviço tem um teor ‘mais sério’, talvez o LinkedIn e o Twitter sejam mais apropriados. 

Outra ótima tática de marketing digital, o marketing de conteúdo, envolve a criação de conteúdo para compartilhar com o maior número possível de veículos relevantes. Isso pode ir além das postagens nas redes sociais.

Por exemplo, postagens do blog para seu próprio site, infográficos e artigos para outros sites podem fornecer informações úteis sobre seus produtos e serviços para clientes em potencial.

Materiais gráficos são muito interessantes para ser divulgados no Pinterest, Instagram e Facebook.

Textos informativos e técnicos são mais apropriados para LinkedIn e Twitter.

Assim como as postagens de mídia social, isso também coloca sua marca na frente de outros públicos, o que é ótimo para divulgar e gerar mais leads.

Outra dica legal é que você também pode implementar campanhas de e-mail e boletins informativos mensais ou semanais para promover descontos em produtos e serviços, eventos futuros, novos lançamentos e muito mais. 

Você pode até implementar o marketing de afiliados em suas postagens de mídia social e boletins informativos por e-mail.

Digamos que você é dono de um site de fotografia para eventos, como casamentos e aniversários. Você pode encontrar alguém para fazer parceria como afiliado, como, por exemplo, uma pessoa que tenha um canal no YouTube que fala sobre vestidos de casamento, festas temáticas de aniversário para crianças e idosos, entre outros temas relacionados ao produto ou serviço que você vende. Ao encontrar parceiros ideais, você pode entrar em contato e combinar valores de comissão, etc.

 

Capítulo 6: Plano de Marketing Digital em 4 Passos

Suas táticas de marketing digital devem apoiar os objetivos do seu negócio. Antes de fazer qualquer outra coisa, certifique-se de que seus objetivos são claros. Você sabe exatamente onde está agora, mas qual é o seu plano para daqui um mês? Daqui a um ano? Daqui uma década? Saber disso ajudará você a começar. Depois de definir seus objetivos:

 

1. Determine seu cliente ideal

Vamos falar sobre Persona: O que é? Como criar? Como ajuda a sua marca a se aproximar (mais) das pessoas? | by Hi Platform | Medium

Quem tem maior probabilidade de comprar seu produto ou usar seu serviço? Quem você tinha em mente quando a semente de uma ideia floresceu no que seu negócio é agora? Reserve um tempo para definir seu cliente ideal. Isso se chama Persona. Uma persona é um perfil. Um esboço de personagem. Uma aproximação de um segmento de usuários do seu produto ou mercado-alvo. Crie personas e seja o mais específico possível.

Exemplo: Imagine que você trabalha em uma empresa que desenvolve softwares.

  • Sua Persona criada: Catarina, gerente de sucesso do cliente de uma grande empresa.
  • Nome: Catarina da Silva
  • Ocupação: Gerente de sucesso do cliente
  • Demográfico: 35 anos, vive em São Paulo. Brasileira. Casada, possui renda média de 7.000,00.
  • A história de Catarina: é gerente de sucesso do cliente de uma empresa de software que fornece aos clientes ferramentas de investimento e negociação. Mas seus clientes têm dificuldade em entender suas ferramentas, o que afeta seus negócios. Como esse problema é preocupação de Catarina devido ao seu cargo, seu chefe pede uma solução imediata para ele. A Catarina está pronta para preparar um processo de integração que ajudará seus clientes a entender o uso da ferramenta.
  • O que desafia Catarina: Um processo de integração do cliente requer muita codificação e design. E ambas as partes precisam ser totalmente integradas. Infelizmente, Catarina não sabe codificar nem projetar, então ela tem dificuldade em se comunicar com seus desenvolvedores e designers sobre como o processo de integração deve funcionar e como deve ser. Ela gostaria de ser uma especialista em decisões de codificação e design para criar facilmente o que ela tem em mente.
  • O que Catarina precisa: Ela precisa ser capaz de projetar esse processo de integração do cliente sozinha. Em vez de trabalhar com os desenvolvedores e designers da empresa, ela precisa encontrar uma empresa terceirizada que forneça à Catarina um software de integração de usuários fácil de usar. Nessa ferramenta fornecida, não se deve esperar que ela saiba codificar ou criar os designs para o fluxo de onboarding do cliente. Para isso, ela precisa de uma empresa terceirizada que faça isso (sim, ‘ela precisa’ da sua empresa que desenvolve softwares de integração).

 

Entenda: sabendo quem é o seu cliente, e como ele age, é muito mais fácil você apresentar o material ideal, isto é, aquele que ele irá querer realmente ler, ouvir ou assistir.

Para Catarina, um software de integração de usuários é o que ela mais precisa no momento. Você, sabendo disso, escreverá sobre o que é um software de integração de usuários, sua importância, outros tópicos importantes do tema e, no momento oportuno, falará sobre a solução que sua empresa apresenta (um software de integração de usuários).

 

2. Descubra onde seu cliente ideal está localizado

Como Se Organizar para Procurar Emprego - Como Fazer

Depois de saber quem é seu cliente, é importante que você saiba onde ele está. Onde essa pessoa mora (virtualmente, se não fisicamente) e como você pode alcançá-la? É mais provável que você se conecte no Facebook? Instagram? Blogs de culinária? Podcasts? O mercado de agricultores locais? Mergulhe profundamente naquele lugar onde seu cliente ideal está e planeje se encontrar com ele lá.

 

3. Escolha sua Tática e Divulgue

Como compartilhar a sua luz através das redes sociais

Agora que você tem uma ideia de onde essa pessoa mora, é hora de reduzir seus esforços para essas saídas. É hora de aplicar as melhores táticas escolhidas por você e avaliar os resultados.

É ótimo divulgar o máximo que puder, mas a propaganda ruim espalhada por todo o lugar provavelmente não será tão eficaz quanto a boa propaganda direcionada em dois ou três locais bem pesquisados.

Usar bem uma ou duas plataformas de mídia social, por exemplo, é melhor do que usar mal todas as plataformas de mídia social.

 

4. Faça ajustes no conteúdo, se necessário

8 dicas para escrever conteúdo de qualidade

Dificilmente você irá sempre acertar no conteúdo de primeira. Às vezes, o conteúdo que uma empresa cria nem sempre satisfaz os clientes que está tentando atrair, seja porque o conteúdo não os alcança, não atende às suas necessidades, ou ambos. Por exemplo:

  • Problemas de localização. O conteúdo é publicado sem primeiro considerar como os clientes potenciais e existentes podem encontrá-lo. Tempo e esforço são desperdiçados em conteúdo que ninguém vê.
  • Questões de relevância. O conteúdo é publicado sem ter certeza de que é o que os clientes potenciais e existentes estão interessados. Tempo e esforço são desperdiçados em conteúdo direcionado ao público errado.

 

Por mais importante que seja entender seu cliente, também é importante entender o estado atual do conteúdo em seu setor para procurar oportunidades.

Certifique-se também de prestar atenção ao estado do comportamento da mídia e aos formatos de consumo de conteúdo, incluindo o uso do dispositivo e as tendências visuais.

A chave é encontrar o seu lugar único para se destacar e agregar valor à conversa.

Costuma-se dizer que “o trabalho de um escritor nunca termina”, e o mesmo é verdade quando você é responsável por definir a narrativa contínua de uma marca.

Em geral, “testar e aprender” é uma filosofia operacional sólida e é particularmente verdadeira com o marketing de conteúdo.

Faça pequenas apostas, colete dados, ouça o feedback do cliente e, em seguida, dimensione seus sucessos. Construir um processo eficaz de estratégia de conteúdo requer paciência e perseverança.

 

Capítulo 7: Considerações Finais

Se você tem um negócio tradicional de tijolo e argamassa, ainda pode fazer a maior parte de seus negócios off-line. Talvez você tenha uma localização física e venda pessoalmente ou por telefone. Para muitos, criar uma presença online pode parecer muito complicado ou muito arriscado. Mas há muitas boas razões para começar a vender (e administrar seu negócio) online.

O marketing digital pode ser complexo e demorado, e sua pequena empresa pode não ter um funcionário dedicado para lidar com o trabalho. Entretanto, você, como dono do negócio e leigo no assunto, pode aprender rapidamente com a prática.

A teoria vimos aqui neste curso, e esperamos que tenha aprendido as práticas mais simples de marketing digital. Nossa recomendação final é focar no marketing de conteúdo.

Existem várias estratégias de marketing de conteúdo que impulsionam o negócio na internet de forma rápida e sem custo.

Com o marketing de conteúdo, você fortalece suas palavras-chave, se posicionando melhor nos mecanismos de buscas, trazendo clientes de forma orgânica e gratuita.

Uma forte estratégia de marketing de conteúdo significa que mesmo as pequenas empresas podem enfrentar concorrentes poderosos.

Por isso, a estratégia é fundamental, e você deveria começar a criar a sua agora mesmo!

Esperamos que tenha gostado deste curso online de Marketing Digital para Pequenos Negócios.

Agora você pode solicitar todos os certificados de conclusão deste curso.

Desejamos a você todo o sucesso do mundo. Até o próximo curso! 

Chegamos ao fim desse curso!

Agora você pode adquirir todos os certificados desse curso por apenas R$47,00.

Modelo de certificado de conclusão da Administra Brasil Cursos

Já finalizamos nosso curso! Esperamos que tenha sido rápido e prático para você.

Esperamos também que as informações e conhecimentos compartilhados ao longo deste curso tenham sido valiosos para você.

Agora você pode solicitar todos os certificados de conclusão desse curso no botão verde abaixo. Por apenas R$47,00 você recebe os vários certificados de conclusão deste curso.

Os certificados são enviados em formato PDF para seu e-mail informado no pedido em poucos minutos após aprovação do pedido.

Você pode usá-los para fins de recrutamento e seleção, entrega de horas extracurriculares na faculdade e para entrega prova de títulos em concursos públicos (mediante edital).

Desejamos a você muito sucesso!

Pague 1 e receba 9 certificados em seu nome (apenas R$47,00):

  1. Marketing Digital para Pequenos Negócios (120 horas)
  2. O Papel do Marketing Digital na Atração de Clientes (15 horas)
  3. Desenvolvendo um Plano de Marketing Digital (15 horas)
  4. Estratégias de Otimização dos Mecanismos de Buscas (SEO) (15 horas)
  5. Estratégias de Marketing de Mídia Social (15 horas)
  6. Estratégias de E-mail Marketing (15 horas)
  7. Estratégias de Marketing de Afiliados (15 horas)
  8. Introdução ao Google ADS (15 horas)
  9. Estratégias de Marketing de Conteúdo (15 horas)