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Bons estudos!
O mais importante da comunicação é ouvir o que não foi dito (Peter Drucker).
A Língua Brasileira de Sinais, amplamente conhecida como LIBRAS, é utilizada por milhões de brasileiros, tanto surdos quanto ouvintes. De acordo com o IBGE, o Brasil conta com mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva. A história da educação de surdos no país remonta à criação da primeira escola para surdos no século XIX.
O desenvolvimento de políticas de inclusão para a comunidade surda levou ao reconhecimento da LIBRAS como língua oficial em 2002, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, por meio da Lei nº 10.436. Esse marco legal foi resultado de uma mobilização significativa da comunidade surda em busca da ampliação de seus direitos.
A comunicação por meio das mãos foi uma prática presente na Pré-História, porém, ao longo do tempo, foi gradualmente substituída pela oralidade, à medida que as mãos passaram a ser utilizadas para manusear ferramentas. Com a predominância da língua oral, os surdos começaram a ser excluídos da interação social.
Na Grécia Antiga, os surdos eram considerados incompetentes, já que, para os gregos, a ausência da fala significava a ausência de linguagem e conhecimento, o que os marginalizava. Na Roma Antiga, também eram negados aos surdos os seus direitos, incluindo a capacidade de fazer testamentos.
Durante a Idade Média, até o século XII, a Igreja Católica acreditava que as almas dos surdos não eram imortais, uma vez que não podiam proferir os sacramentos.
Foi apenas na Idade Moderna que Pedro Ponce de León, um monge beneditino espanhol, se destacou como o primeiro professor de surdos, ensinando-os a falar, ler e escrever, demonstrando que eram capazes de aprender e até de falar diferentes idiomas, com a criação de um manual de escrita e técnicas de oralização.
Contribuições importantes foram feitas por figuras como Juan Pablo Bonet e John Bulwer, que defendiam o uso de sinais gestuais na criação de uma língua para surdos.
No entanto, o grande nome no desenvolvimento de uma língua para surdos foi o professor francês Charles-Michel de l’Épée, conhecido como o “pai dos surdos”.
Ele dedicou-se à educação de surdos com base nos princípios do cristianismo e, na segunda metade do século XVIII, criou um alfabeto de sinais para alfabetizar surdos, que utilizou para ensinar seus alunos na escola que fundou em 1755.
Na década de 1960, as línguas de sinais começaram a ser estudadas e analisadas, o que levou ao reconhecimento delas como línguas autônomas. Essas línguas, reconhecidas pela linguística, são vivas e dinâmicas.
Pesquisas realizadas com filhos surdos de pais surdos enfatizam a importância da aquisição precoce da Língua de Sinais no ambiente familiar, pois isso beneficia o aprendizado da língua oral como segunda língua para os surdos.
Estudos em indivíduos surdos também têm demonstrado que a Língua de Sinais possui uma organização neural semelhante à das línguas orais, ou seja, ela é processada no cérebro de maneira análoga às línguas faladas.
É fundamental que as crianças surdas cresçam em um ambiente que favoreça a aprendizagem natural da Língua de Sinais como primeira língua. Isso permite o pleno desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, linguísticas e sociais, de forma similar à experiência de crianças ouvintes, possibilitando que elas explorem o mundo ao seu redor sem barreiras.
Apesar das diversas necessidades das pessoas com deficiência, os surdos muitas vezes enfrentam dificuldades em encontrar um atendimento adequado em repartições públicas, hospitais, lojas e locais adaptados para acessibilidade.
É raro encontrar profissionais preparados para atendê-los nesses lugares. Portanto, convidamos você a conhecer melhor a Língua de Sinais.
Tenho certeza de que você ficará encantado e até surpreso com essa linguagem fascinante.
A acessibilidade em LIBRAS é obrigatória: Em janeiro de 2016, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) entrou em vigor, trazendo mudanças significativas em várias áreas, como educação, saúde, mobilidade, trabalho, moradia e cultura. Uma das conquistas importantes é o acesso à informação, agora exigido em sites acessíveis. Além disso, as empresas e órgãos públicos são obrigados a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.
80% dos surdos têm dificuldades de alfabetização: De acordo com a Federação Mundial dos Surdos (WFD), 80% dos surdos em todo o mundo têm baixa escolaridade e enfrentam problemas de alfabetização. No Brasil, a situação não é diferente, já que a maioria dos surdos não compreende bem o português, dependendo principalmente da Língua de Sinais para se comunicar e obter informações. Essa dificuldade de aprendizado pode estar relacionada a vários fatores, como a falta de acesso à fonética e ao som, a aquisição tardia da linguagem e as diferenças na estrutura gramatical entre a LIBRAS e o português.
A Língua de Sinais não é universal: Assim como qualquer outra língua, a Língua de Sinais tem suas variações regionais. Por exemplo, nos Estados Unidos, a língua de sinais utilizada é a American Sign Language (ASL), enquanto em Portugal é a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Ambas são diferentes da LIBRAS. Além disso, as línguas de sinais também podem ter regionalismos, com sinais diferentes para a mesma palavra dentro do mesmo país.
“Surdo-mudo” é um termo incorreto: O termo “surdo-mudo” é incorreto e não deve ser utilizado. Ser surdo não implica necessariamente em ser mudo. A mudez é uma deficiência separada e rara, que não ocorre frequentemente em conjunto com a surdez. Muitos surdos, devido à falta de audição, podem não desenvolver a fala, mas isso não os torna mudos. É importante utilizar termos adequados e respeitosos para se referir às pessoas com deficiência auditiva.
O alfabeto em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é uma representação visual das letras do alfabeto da língua portuguesa usando gestos e expressões faciais.
Saber o alfabeto manual em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é fundamental por várias razões importantes, e vou fornecer alguns exemplos para ilustrar sua importância:
Soletrar nomes e palavras únicas: Muitos nomes próprios, termos técnicos ou palavras que não têm uma representação específica em LIBRAS podem ser soletrados usando o alfabeto manual. Por exemplo, nomes de pessoas, marcas, cidades e conceitos específicos podem ser comunicados de forma mais clara e precisa. Se alguém deseja contar a um surdo sobre um nome de lugar, como “Paris”, ou um nome próprio, como “Ana”, é mais fácil soletrar usando o alfabeto manual.
Comunicação rápida: O alfabeto manual permite uma comunicação mais rápida do que soletrar palavras inteiras. Em situações em que a comunicação precisa ser ágil, como em um ambiente de trabalho ou em uma situação de emergência, soletrar usando o alfabeto em LIBRAS é mais eficiente do que tentar explicar gestualmente cada letra de uma palavra.
Vocabulário técnico e acadêmico: Em contextos educacionais e profissionais, muitas vezes é necessário comunicar termos técnicos ou acadêmicos específicos. O alfabeto manual ajuda a soletrar essas palavras de maneira clara e precisa. Por exemplo, em uma aula de matemática, um professor pode soletrar fórmulas ou termos matemáticos usando o alfabeto em LIBRAS.
Nomes de pessoas e lugares: Quando se trata de nomes próprios, como nomes de amigos, colegas de trabalho ou locais específicos, o alfabeto manual é uma ferramenta valiosa. Imagine tentar explicar a alguém o nome de uma pessoa que essa pessoa nunca encontrou antes, ou o nome de um local que é difícil de representar gestualmente. O alfabeto em LIBRAS torna essa comunicação mais eficiente.
Aprendizado e educação: Para alunos surdos, o conhecimento do alfabeto manual é essencial no processo de alfabetização e aprendizado. Isso permite que eles compreendam a relação entre letras e sons, facilitando o desenvolvimento da leitura e da escrita em língua portuguesa.
Em resumo, saber o alfabeto manual em LIBRAS é importante porque ele fornece uma forma eficaz de soletrar palavras, nomes e termos específicos, tornando a comunicação mais clara e inclusiva em uma variedade de contextos, desde a educação até o ambiente de trabalho e a interação social.
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Saber os números manuais em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é importante por diversas razões, e eis alguns motivos que separei para você:
Comunicação cotidiana: Os números são amplamente utilizados em situações cotidianas, como dar um número de telefone, informar a idade, contar objetos e quantidades, dizer a hora, entre outros. Saber os números em LIBRAS torna a comunicação mais eficiente em diversas interações diárias.
Transações financeiras: Ao fazer compras, pagar contas, lidar com dinheiro, ou até mesmo ao realizar transações bancárias, é fundamental compreender e expressar números corretamente em LIBRAS. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e garantir transações financeiras precisas.
Educação: No ambiente educacional, os números são essenciais para atividades como matemática, ciências e estatísticas. Alunos surdos precisam compreender e comunicar números para ter sucesso em suas disciplinas acadêmicas.
Tempo: Saber os números em LIBRAS é crucial para expressar e entender as horas, minutos e segundos. Isso é fundamental para marcar compromissos, horários de aulas, reuniões e eventos.
Medições: Em contextos onde medições são importantes, como na culinária, na construção, ou ao seguir instruções para montar objetos, conhecer os números em LIBRAS é fundamental para precisão e segurança.
Datas e calendários: Saber os números é fundamental para compreender e comunicar datas, como aniversários, feriados e prazos. Isso é importante para manter relacionamentos sociais e profissionais.
Esportes e jogos: Em atividades esportivas, jogos de tabuleiro e outros jogos que envolvem pontuações ou contagem, o conhecimento dos números em LIBRAS é essencial para participar e competir.
Trabalho e carreira: Em ambientes de trabalho, muitas vezes é necessário lidar com números, seja para relatórios financeiros, estatísticas de vendas, controle de estoque ou outras tarefas relacionadas aos negócios. Ter fluência nos números em LIBRAS é uma habilidade valiosa.
Acessibilidade: Para ouvintes que desejam tornar ambientes e informações acessíveis para pessoas surdas, como em palestras, apresentações ou vídeos, saber como expressar números em LIBRAS é uma maneira de promover a inclusão e a igualdade de acesso à informação.
Basicamente, saber os números em LIBRAS é importante porque eles desempenham um papel fundamental na vida diária, na educação, no trabalho, nos negócios e em muitos outros aspectos da sociedade. Isso permite que as pessoas surdas participem plenamente da sociedade e se comuniquem de maneira eficaz em uma variedade de situações.
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Para números maiores do que 10, você pode combinar os gestos para representar as dezenas e unidades, assim como fazemos em língua portuguesa. Por exemplo, para representar o número 17, você faria o gesto de “1” seguido pelo gesto de “7”.
Saber se apresentar e cumprimentar em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é fundamental por 4 principais razões, que são:
Inclusão social: Cumprimentar e se apresentar em LIBRAS ajuda a criar uma atmosfera de inclusão e respeito. Isso permite que pessoas surdas se sintam valorizadas e reconhecidas em interações sociais, contribuindo para a construção de relações mais positivas. Isso é particularmente importante na escola, em hospitais e no ambiente de trabalho.
Respeito cultural: Conhecer as saudações em LIBRAS demonstra respeito pela cultura e pela língua da comunidade surda. Isso ajuda a construir pontes entre as culturas surda e ouvinte, promovendo uma sociedade mais inclusiva
Acessibilidade em eventos públicos: Não apenas como inclusão social e respeito à cultura, mas saber se apresentar e cumprimentar também é sinônimo de acesso. Em eventos públicos, por exemplo, como palestras, conferências e apresentações, é importante que os palestrantes saibam se apresentar em LIBRAS para tornar a informação acessível a todos os presentes, incluindo o público surdo. O ideal é que, nesses eventos, haja um intérprete à disposição da comunidade surda, ainda mais se o evento for disponibilizado na internet.
Autonomia pessoal: Para pessoas surdas que usam LIBRAS como sua principal forma de comunicação, saber se apresentar e cumprimentar em LIBRAS é essencial para sua autonomia pessoal e independência em diversas situações da vida cotidiana.
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Fazer apresentações e cumprimentos em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) envolve gestos e expressões faciais que demonstram respeito e cortesia. Aqui estão alguns exemplos de como fazer apresentações e cumprimentos em LIBRAS:
Cumprimento Básico: Para cumprimentar alguém em LIBRAS, você pode fazer o sinal de “Olá” ou “Oi” movendo a mão aberta da testa para frente e depois para trás, em direção à pessoa que você está cumprimentando. Isso é acompanhado por um sorriso amigável.
Se Apresentando: Para se apresentar em LIBRAS, você pode começar apontando para si mesmo (indicando “eu”) e, em seguida, usar o sinal de seu nome, soletrando-o com os dedos. Por exemplo, se seu nome for Maria, você apontaria para si mesma e soletraria “M-A-R-I-A”.
Perguntar o Nome de Alguém: Se você quiser saber o nome de alguém, pode apontar para a pessoa e fazer o sinal de “nome”. Isso é feito movendo os dedos indicador e médio, como se estivesse puxando um rótulo de roupa imaginário.
Responder à Pergunta de Nome: Quando alguém lhe perguntar o seu nome, você pode responder apontando para si mesmo e soletrando o seu nome em LIBRAS.
Cumprimento Formal: Em situações mais formais, como em um ambiente de trabalho ou uma apresentação pública, você pode fazer um cumprimento formal. Para isso, faça um sinal de “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite” movendo a mão da boca em direção à pessoa, como se estivesse saudando com um gesto de respeito.
Expressões Faciais: Lembre-se de que as expressões faciais são uma parte crucial da comunicação em LIBRAS. Sorria quando cumprimentar alguém para demonstrar amizade e cortesia.
Agradecimento: Para agradecer alguém em LIBRAS, você pode fazer o sinal de “Obrigado” movendo a mão aberta de baixo para cima, em direção ao coração. Se for uma mulher, você pode fazer o sinal de “Obrigada” com um pequeno movimento na bochecha, demonstrando a diferença de gênero.
Despedida: Para se despedir em LIBRAS, você pode fazer o sinal de “Adeus” movendo a mão aberta da testa para longe do corpo. Outra opção é usar o sinal de “Tchau” movendo a mão aberta de lado.
Saber pronomes em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é fundamental por várias razões importantes, e aqui estão alguns exemplos que ilustram sua importância:
Comunicação clara: Os pronomes são essenciais para identificar e se referir a pessoas, objetos e lugares em uma conversa. Sem o uso adequado de pronomes, as frases em LIBRAS podem se tornar ambíguas e difíceis de entender. Exemplo: Se alguém quer dizer “Eu gosto de chocolate” em LIBRAS, o uso correto do pronomes é fundamental para que a mensagem seja compreendida. O sinal para “eu” (indicando a si mesmo) e “gosto” (expressando a preferência) são vitais nessa frase.
Economia de tempo e clareza: O uso de pronomes em LIBRAS ajuda a economizar tempo na comunicação, pois evita a repetição constante de nomes ou substantivos. Além disso, torna as conversas mais fluídas e claras. Exemplo: Ao invés de repetir o nome de alguém em cada frase, um sinal de pronome pode ser usado para se referir à pessoa. Por exemplo, “Maria é minha amiga. Maria é inteligente.” pode ser simplificado para “Maria é minha amiga. Ela é inteligente.”
Inclusão social: Usar pronomes corretamente em LIBRAS é uma demonstração de respeito pela língua e cultura surda. Isso promove uma comunicação mais eficaz e inclusiva com pessoas surdas, permitindo que elas se sintam valorizadas e compreendidas. Exemplo: Ao usar pronomes apropriados, você mostra consideração e sensibilidade em relação à comunidade surda. Isso contribui para um ambiente mais inclusivo em escolas, locais de trabalho e na sociedade em geral.
Contexto e coesão: Os pronomes ajudam a manter a coesão em conversas e textos em LIBRAS, pois permitem que os ouvintes ou leitores identifiquem facilmente a quem ou a quê os sinais se referem. Exemplo: Em uma história ou narrativa em LIBRAS, o uso consistente de pronomes facilita o acompanhamento do enredo e a compreensão das relações entre os personagens e objetos.
Educação e aprendizado: Para estudantes surdos, o entendimento e o uso adequado de pronomes são essenciais no processo de alfabetização e no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em LIBRAS e em outras línguas. Exemplo: Professores e educadores usam pronomes para ensinar conceitos linguísticos e melhorar a compreensão da gramática em LIBRAS. Uma atividade pode consistir em formar frases usando pronomes pessoais, como “Ele gosta de nadar” ou “Nós estudamos juntos.”
Acessibilidade: Em contextos de acessibilidade, como legendas em vídeos ou tradução de textos para LIBRAS, é importante que os tradutores usem pronomes corretamente para garantir uma tradução precisa e compreensível. Exemplo: Em legendas de vídeo, o uso adequado de pronomes em LIBRAS ajuda os espectadores surdos a acompanhar o diálogo e a história com mais facilidade.
Então, saber pronomes é essencial na LIBRAS.
(Vídeo Complementar)
Em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), os pronomes são representados por gestos específicos que indicam pessoas ou objetos sem a necessidade de usar palavras. Aqui estão alguns exemplos de como fazer pronomes em LIBRAS:
Pronome Pessoal “EU” ou “MIM”: Aponte com o dedo indicador para o próprio peito ou ombro. Este gesto representa “eu” ou “mim” em LIBRAS. Exemplo de frase: “Hoje, eu vou ao mercado fazer compras.” (LIBRAS: HOJE MERCADO COMPRAS FAZER EU).
Pronome Pessoal “VOCÊ”: Aponte com o dedo indicador em direção à pessoa com quem você está se comunicando. Esse gesto representa “você”. Exemplo de frase: “Você quer tomar um café?” (LIBRAS: CAFÉ TOMAR QUER VOCÊ?).
Pronome Pessoal “ELE” ou “ELA”: Aponte com o dedo indicador em direção à pessoa ou objeto que você está mencionando. Se for uma pessoa, o gesto é usado para “ele” ou “ela”. Por exemplo, para dizer “ele é inteligente”, aponte para a pessoa em questão e, em seguida, faça o sinal de “inteligente”. Exemplo de frase: “Ele sempre se atrasa para a aula.” (LIBRAS: ELE AULA ATRASAR SEMPRE).
Pronome Demonstrativo “ISTO” ou “ISSO”: Aponte com o dedo indicador em direção a algo que você deseja indicar. Esse gesto representa “isto” ou “isso”. Por exemplo, para dizer “isso é importante”, aponte para o objeto ou conceito que você considera importante. Exemplo de frase: “Você pode me mostrar como fazer isso?” (LIBRAS: MOSTRAR FAZER ISSO VOCÊ PODE?).
Pronome Demonstrativo “AQUELE” ou “AQUELA”: Aponte com o dedo indicador em direção a algo que está mais distante de você e de quem você está se comunicando. Esse gesto representa “aquele” ou “aquela”. Por exemplo, para dizer “aquele carro é rápido”, aponte para o carro que está mais distante. Exemplo de frase: “Aquele livro é muito interessante.” (LIBRAS: LIVRO AQUELE INTERESSANTE MUITO).
Pronome Demonstrativo “ESTE” ou “ESTA”: Aponte com o dedo indicador em direção a algo que está mais próximo de você e de quem você está se comunicando. Esse gesto representa “este” ou “esta”. Por exemplo, para dizer “este livro é interessante”, aponte para o livro que está mais próximo. Exemplo de frase: “Este carro é muito caro.” (LIBRAS: CARRO ESTE CARO MUITO).
Pronome Possessivo “MEU” ou “MINHA”: Aponte para si mesmo com o dedo indicador e, em seguida, faça o sinal do objeto que você possui. Por exemplo, para dizer “meu carro”, aponte para si mesmo e, em seguida, faça o sinal de “carro”. Exemplo de frase: “Eu adoro meu trabalho.” (LIBRAS: TRABALHO MEU EU ADORO).
Pronome Possessivo “SEU” ou “SUA”: Aponte para a pessoa com quem você está se comunicando e, em seguida, faça o sinal do objeto que essa pessoa possui. Por exemplo, para dizer “seu computador”, aponte para a pessoa e, em seguida, faça o sinal de “computador”. Exemplo de frase: “Sua casa é muito bonita.” (LIBRAS: CASA SUA BONITA MUITO).
Aprender os verbos “ser”, “estar”, “fazer” e “ficar” em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é importante por várias razões fundamentais. Separei as 8 principais:
Comunicação básica: Esses verbos são essenciais para a comunicação cotidiana. Eles permitem que as pessoas expressem informações cruciais sobre identidade, estado físico e emocional, tempo e localização.
Construção de frases: Os verbos “ser”, “estar”, “fazer” e “ficar” são frequentemente usados como verbos auxiliares na construção de frases mais complexas em LIBRAS. Eles desempenham um papel fundamental na estruturação das sentenças.
Descrição de estados e emoções: Esses verbos são usados para descrever estados de ser, emoções, sensações físicas e mentais. Isso permite que as pessoas expressem como se sentem e como estão no momento.
Expressão de tempo e clima: Os verbos “fazer” e “estar” são particularmente importantes para expressar o tempo e as condições climáticas. Eles permitem que as pessoas compartilhem informações sobre o clima atual e as situações climáticas em geral.
Identificação e atribuição de características: Os verbos “ser” e “estar” são usados para identificar e atribuir características a pessoas, objetos e lugares. Isso é essencial para descrever características físicas, personalidade e características específicas de algo ou alguém.
Narrativa e descrição: Ao contar histórias ou descrever eventos, esses verbos são usados para criar contexto e fornecer informações importantes aos ouvintes. Eles ajudam a estabelecer o cenário e os detalhes da história.
Acessibilidade: O conhecimento dos verbos “ser”, “estar”, “fazer” e “ficar” em LIBRAS é fundamental para a acessibilidade em contextos de tradução e interpretação. Intérpretes de LIBRAS frequentemente precisam traduzir esses verbos ao interpretar para pessoas surdas.
Aprendizado de idiomas: Para estudantes surdos que estão aprendendo português ou outras línguas escritas, entender o uso desses verbos em LIBRAS pode ser útil na compreensão das nuances da língua falada e escrita.
Então, aprender os verbos “ser”, “estar”, “fazer” e “ficar” em LIBRAS é crucial para a comunicação eficaz e inclusiva, permitindo que as pessoas surdas expressem pensamentos, sentimentos e informações de maneira clara e precisa. Isso é fundamental para a inclusão social e a igualdade de acesso à informação.
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Importante lembrar que o verbo “ser” e “estar” quase nunca é mencionado na LIBRAS para conversação e interpretação. São usados, normalmente, para o ensino da língua portuguesa para a comunidade surda.
Esses verbos já vêm inseridos nos adjetivos. Por exemplo, ao querer comunicar “você é bonito”, na linguagem de sinais tem-se: “VOCÊ, BONITO” (sinal de “você” + sinal de “bonito”). Ao querer comunicar “você está doente?”, na linguagem de sinais tem-se: “VOCÊ, DOENTE?” (sinal de “você” + sinal de “doente” e as devidas expressões faciais de pergunta).
Como fazer os gestos para os verbos “ser”, “estar”, “fazer” e “ficar” em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais):
Verbo “Ser” em LIBRAS: O sinal para “ser” em LIBRAS é feito apontando o dedo indicador da mão dominante para cima, em direção ao céu, e depois para baixo, enquanto os outros dedos permanecem dobrados. Esse gesto representa a ideia de algo permanente ou identidade.
Verbo “Estar” em LIBRAS: O sinal para “estar” em LIBRAS é com os dedos polegares das duas mãos colados, em direção do peito, de cima para baixo, enquanto os outros dedos permanecem sempre dobrados. Esse gesto representa a ideia de algo temporário ou um estado momentâneo.
Verbo “Fazer” em LIBRAS: O sinal para “fazer” em LIBRAS é feito “batendo de leve” uma mão fechada na outra, na altura dos dedos indicadores. Esse gesto simboliza a ação de criar ou realizar algo, como costurar a roupa, fazer um bolo, etc. Exemplo de frase: “Vou fazer um bolo para o aniversário.” (LIBRAS: BOLO ANIVERSÁRIO EU FAZER).
Verbo “Ficar” em LIBRAS: O sinal para “ficar” em LIBRAS é feito com as duas mãos fechadas, exceto os polegares. Um polegar fica em cima do outro, movendo de cima para baixo. Esse gesto representa a ideia de permanência ou de estar em um lugar específico. É usado quando a intenção é de ficar (permanecer) em um local. Exemplo: Para dizer “Ele fica em casa”, faça o gesto de “ficar” e depois o gesto “casa”. Não se usa para dizer “Eu fiquei doente” ou “Eu fiquei bonito”, pois não tem o sentido de “permanência” física. Exemplo de frase: “Vou ficar em casa neste fim de semana.” (LIBRAS: FIM DE SEMANA CASA FICAR EU).
Lembrando sempre de que, em LIBRAS, a expressão facial e a movimentação das mãos são cruciais para transmitir significado e contexto. Portanto, ao fazer esses gestos, é importante usar a expressão facial apropriada e entender o contexto da conversa para escolher o verbo correto.
Saber expressar palavras de família em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é importante por várias razões. Listo as 4 principais aqui:
Comunicação Familiar: Expressar palavras relacionadas à família em LIBRAS permite que pessoas surdas comuniquem informações pessoais e relacionadas à família de maneira eficaz. Isso é especialmente importante em conversas informais e ao compartilhar experiências pessoais.
Conexões Familiares: As palavras de família são essenciais para identificar e se referir a membros específicos da família, como pais, avós, irmãos, tios e primos. Isso ajuda a construir conexões e relações dentro da família e a fortalecer os laços afetivos.
Inclusão Social no Ambiente Familiar: Ao aprender a expressar palavras de família em LIBRAS, as pessoas podem participar ativamente de eventos familiares, reuniões e interações sociais, como um “churrascão” no final de semana, casamentos ou festas de aniversário.
Assistência Médica e Serviços Sociais: Ao buscar assistência médica, serviços sociais ou aconselhamento, saber expressar informações sobre a família, como histórico médico ou relações familiares, é crucial para receber atendimento apropriado.
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Em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), você pode fazer sinais para expressar palavras relacionadas à família. Aqui estão alguns exemplos de como fazer esses sinais:
Mãe: É representado pelo sinal de “mulher”, onde você passa o dedo polegar aberto na bochecha. A diferença entre mulher e mãe, é que, para a mãe, normalmente é feito um gesto de beijo na parte de cima da mão fechada, em sinal de “bênção”. Exemplo de frase: “Vou visitar minha mãe hoje à tarde.” (LIBRAS: HOJE TARDE MÃE VISITAR).
Pai: É representado pelo sinal de “homem”, fazendo relação com a barba. Passe a mão aberta na altura da bochecha e desça a mão, como se estivesse “demonstrando” a barba para alguém. Novamente, a diferença entre homem e pai, é que o gesto de beijo na parte de cima da mão fechada, em sinal de “bênção”. Exemplo de frase: “Meu pai gosta de pescar.” (LIBRAS: PAI MEU PESCAR GOSTAR).
Filho/Filha: Inicialmente, para filho, faça o sinal de “homem” e, para filha, o sinal de mulher. Em seguida, com a mão dominante, faça um movimento de pinça (juntando os dedos indicador e polegar) perto do peito, como se estivesse pegando um pequeno objeto. A assimilação é o gesto de “puxar” o filho ou filha do coração. Exemplo de frase: “Meu filho vai começar a escola na próxima semana.” (LIBRAS: FILHO MEU ESCOLA PRÓXIMA SEMANA COMEÇAR).
Irmão/Irmã: Aqui, temos 3 opções. Opção 1: Faça o sinal para “filho/filha” e, em seguida, os dedos indicadores de ambas as mãos se esfregando, como aquele sinal de “paquera”. Opção 2: Com apenas uma mão, faça o sinal de “perninhas andando” com o dedo indicador e do meio . Opção 3: Faça a letra “i” do alfabeto manual, chacoalhando o dedo mindinho. Exemplo de frase: “Minha irmã mais nova adora desenhar.” (LIBRAS: IRMÃ MINHA MAIS NOVA DESENHAR ADORA).
Avô/Avó: Faça o sinal de homem ou mulher, e depois indique a ideia de alguém mais velho com a mão fechada batendo de leve no queixo. Então, para avô, sinal de homem + mão fechada batendo de leve no queixo. Para avó, sinal de mulher + mão fechada batendo de leve no queixo. Você também pode fazer o sinal de homem ou mulher, seguido das letras manuais do alfabeto V e O (homem + VO; mulher + VO). Exemplo de frase: “Eu adoro passar tempo com minha avó.” (LIBRAS: TEMPO PASSAR AVÓ MINHA EU ADORO).
Tio/Tia: Faça o sinal de homem ou mulher. Em seguida, faça um sinal como se estivesse “segurando um copo invisível” na altura da testa, relando o dedo polegar na testa. Exemplo de frase: “Meu tio me ensinou a andar de bicicleta.” (LIBRAS: TIO MEU ENSINAR BICICLETA ANDAR ELE).
Primo/Prima: Faça o sinal de homem ou mulher. Em seguida, faça a letra D em ambas as mãos e o sinal de “paquera” mas mantendo as mãos distante uma da outra, ambas na altura da cintura. Exemplo de frase: “Minha prima e eu gostamos de passear no parque.” (LIBRAS: PARQUE PASSEAR GOSTAR PRIMA EU MINHA).
Cunhado/Cunhada: Faça o sinal de homem ou mulher. Em seguida, faça a letra C e “arraste-a” para o lado. Exemplo de frase: “Meu cunhado me ajudou a consertar o carro.” (LIBRAS: CUNHADO MEU CARRO CONSERTAR AJUDOU ELE).
Sogro/Sogra: Faça o sinal de homem ou mulher. Em seguida, faça a letra S e “arraste-a” para o lado. Exemplo de frase: “O aniversário do meu sogro é em dezembro.” (LIBRAS: DEZEMBRO ANIVERSÁRIO SOGRO MEU).
Marido/Esposa: Faça o sinal de homem ou mulher. Em seguida, faça o sinal de “casado”, com as mãos sobrepostas uma na outra no sentido de “casal” ou “união”. Exemplo de frase: “Eu amo minha esposa profundamente.” (LIBRAS: AMO ESPOSA MINHA PROFUNDAMENTE EU).
Família: Faça a letra F nas duas mãos letra na frente aqui do corpo, e depois faça um círculo, no sentido de “fechar um círculo”. Aqui, fazemos a assimilação com círculo familiar. Exemplo de frase: “A minha família tem uma tradição de viajar juntos todo ano.” (LIBRAS: TODO ANO VIAJAR JUNTOS TRADIÇÃO FAMÍLIA MINHA).
Lembrando de que os sinais podem variar ligeiramente dependendo da região do Brasil ou das preferências individuais dos sinais.
Saber os sinais de expressão de sentimentos em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é importante por várias razões. Novamente, separei as 5 mais relevantes:
Comunicação Emocional: Os sinais de expressão de sentimentos permitem que pessoas surdas comuniquem suas emoções, sentimentos e estados emocionais de maneira eficaz. Isso é crucial para expressar alegria, tristeza, raiva, amor e uma variedade de outras emoções em situações cotidianas.
Conexão Emocional: Expressar sentimentos em LIBRAS ajuda a construir conexões emocionais e relacionamentos significativos. Isso permite que amigos, familiares e colegas compreendam as emoções de uma pessoa surda e ofereçam apoio emocional quando necessário. Por exemplo, um filho surdo pode usar sinais para demonstrar “gratidão” aos pais por seu apoio, enquanto os pais podem expressar “preocupação” ou “amor” de maneira mais eficaz em relação ao filho. Isso promove uma comunicação mais rica e uma conexão emocional mais forte entre os membros da família.
Autocompreensão: Saber como expressar sentimentos em LIBRAS também é importante para a autocompreensão. Permite que indivíduos surdos reconheçam e expressem suas próprias emoções, promovendo o bem-estar emocional e a autorreflexão.
Assistência Médica: Em contextos de assistência médica e saúde mental, é importante para pacientes surdos poderem comunicar seus estados emocionais e de saúde mental para profissionais de saúde. Isso contribui para um atendimento mais eficaz e personalizado. Por exemplo, um paciente surdo que está enfrentando ansiedade ou depressão pode usar sinais de expressão de sentimentos em LIBRAS para comunicar seus sentimentos ao psicólogo. Por exemplo, eles podem usar sinais que representem “tristeza”, “nervosismo” ou “preocupação”. Isso permite que o psicólogo compreenda melhor o estado emocional do paciente e personalize o tratamento de acordo com suas necessidades específicas.
Acessibilidade Digital: A expressão de sentimentos em LIBRAS é importante na acessibilidade digital, como legendas em vídeos e recursos de comunicação online. Isso garante que os espectadores surdos tenham acesso a conteúdo emocionalmente expressivo na internet.
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Aqui estão alguns exemplos de como fazer sinais que representam sentimentos em LIBRAS:
Feliz: Faça a letra F com as mãos. Expressão facial sorridente. Faça um zig-zag com as mãos, ainda em F, de cima para baixo, na altura da cabeça até a cintura. Exemplo de frase: “Estou feliz hoje.” (LIBRAS: FELIZ HOJE EU).
Triste: Mantenha o dedo polegar e o mindinho abertos e os demais fechados. O dedo polegar encosta em seu queixo. A mão fica parada nessa posição e a expressão facial é de tristeza. Exemplo de frase: “Ela ficou triste quando seu time perdeu.” (LIBRAS: TIME PERDEU ELA FICOU TRISTE).
Bravo: Com a mão aberta, em um sinal que remete a uma “garra”, chacoalhe a mão sobre o peito, como se estivesse “coçando”. Mantenha uma expressão facial que indique raiva. Exemplo de frase: “O motorista ficou bravo com o trânsito congestionado.” (LIBRAS: TRÂNSITO CONGESTIONADO MOTORISTA BRAVO FICOU).
Dor: Faça a letra F com uma das mãos. Chacoalhe a mão com uma certa velocidade, como um sinal que se assemelha ao “pegar fogo”. Mantenha uma expressão facial que indique dor. Exemplo de frase: “Sinto dor de cabeça.” (LIBRAS: CABEÇA DOR SENTIR EU).
Desejo/Vontade: Faça um movimento de descida com o dedo indicador, da altura do “gogó” até a linha do seu peito. Exemplo de frase: “Ela demonstrou vontade de aprender LIBRAS.” (LIBRAS: APRENDER LIBRAS VONTADE DEMONSTROU ELA).
Sono: Com uma espécie de “pinça” entre o dedo indicador e polegar em um dos olhos, abra e feche esses dedos, indicando “cansaço”, “olhos fechando”. Mantenha, na expressão facial, os olhos bem pequenos, quase fechando. Exemplo de frase: “Estou com muito sono.” (LIBRAS: SONO MUITO ESTOU).
Excitação/Ansiedade: Esse você já conhece! Mãos se esfregando, como se aguardasse por algo. Exemplo de frase: “Ela está ansiosa para a entrevista de emprego.” (LIBRAS: ENTREVISTA EMPREGO ANSIOSA ESTÁ ELA).
Amor/Ódio: Para expressar amor, faça um sinal com a mão como se fosse “pegar” o seu coração. Isso representa o sentimento de amor. Lembrando que a expressão facial deve acompanhar o gesto, isto é, demonstrando o sentimento. Para expressar a palavra ódio, faça um sinal como se quisesse “torcer” o coração, com a expressão facial indicando o sentimento de ódio. Exemplo de frase: “O amor entre pais e filhos é especial.” (LIBRAS: PAIS FILHOS AMOR ENTRE ESPECIAL).
Paz/Calma: Faça o sinal de “calmo” movendo a mão dominante horizontalmente na frente do peito. Mantenha uma expressão facial tranquila. Para a “paz”, comece formando a letra “P” do alfabeto em LIBRAS com ambas as mãos. Em seguida, mova as mãos em um movimento de zig-zag de cima e para baixo. Exemplo de frase: “Todos desejam viver em paz.” (LIBRAS: VIVER TODOS DESEJAM PAZ).
Ciúme: Esse você também provavelmente já conhece. Com a mão aberta, esfregue o cotovelo contrário, sinalizando a conhecida “dor de cotovelo”. Exemplo de frase: “Ciúmes excessivos podem prejudicar a confiança em um casal.” (LIBRAS: CASAL CONFIANÇA PREJUDICAR CIÚMES EXCESSIVOS PODEM)
Inveja. É sinalizado com a mordida do dedo indicador. Exemplo de frase: “A inveja é um sentimento negativo.” (LIBRAS: SENTIMENTO NEGATIVO INVEJA).
Lembrando de que a expressão facial desempenha um papel fundamental ao fazer esses sinais, pois ajuda a transmitir a intensidade e o contexto das emoções, ok?!
Saber as cores em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é importante por várias razões. Separei as 7 principais:
Comunicação Eficaz: Conhecer as cores em LIBRAS permite que pessoas surdas comuniquem sobre cores de objetos, roupas, decorações e outros elementos visuais em seu ambiente cotidiano. Isso facilita a comunicação eficaz sobre detalhes visuais importantes.
Educação: Em contextos educacionais, especialmente em ambientes escolares inclusivos, as cores são frequentemente usadas em atividades de ensino e aprendizado. Conhecer as cores em LIBRAS permite que estudantes surdos participem plenamente das atividades em sala de aula.
Acessibilidade: A capacidade de expressar ou compreender cores em LIBRAS é importante em contextos de acessibilidade, como na descrição de imagens ou na tradução de conteúdo visual em tempo real para pessoas surdas. Isso ajuda a tornar informações visuais acessíveis a todos.
Orientação e Segurança: Saber as cores em LIBRAS é relevante em situações de orientação e segurança. Por exemplo, em situações de evacuação de emergência, é útil comunicar informações sobre cores de sinalizações, como saídas de emergência.
Artes e Criatividade: Para pessoas surdas interessadas em artes visuais, design gráfico, moda ou qualquer campo relacionado às cores, o conhecimento das cores em LIBRAS é fundamental para expressar conceitos e ideias de maneira precisa e criativa.
Conversas Informais: Em conversas informais com amigos ou familiares surdos, as cores podem ser discutidas ao compartilhar experiências sobre moda, decoração ou atividades ao ar livre. Saber as cores em LIBRAS enriquece essas conversas.
Identificação Pessoal: Além de descrever objetos coloridos, conhecer as cores em LIBRAS permite que as pessoas surdas expressem suas preferências pessoais em relação às cores, como cores favoritas em roupas ou objetos.
(Vídeo Complementar)
Para fazer os sinais das principais cores em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), faça o seguinte:
Vermelho: Encoste a ponta do dedo indicador nos lábios, como se estivesse “coçando” o lábio com esse dedo. Exemplo de frase: “O vestido dela é vermelho.” (LIBRAS: VESTIDO DELA VERMELHO).
Azul: Faça a letra “A” com a mão fechada, faça um movimento em forma de Z com a mão ainda fechada em “A” e depois faça a letra “L” com a mão. (A-Z-L, indicando azul). Exemplo de frase: “Ela gosta de vestir roupas azuis.” (LIBRAS: ROUPAS AZUIS VESTIR GOSTA ELA).
Amarelo: Faça um movimento de descida em diagonal com o dedo indicador levantado, na altura da sua testa, descendo até a altura do queixo. Exemplo de frase: “Ela gosta de usar roupas amarelas no verão.” (LIBRAS: VERÃO ROUPAS AMARELAS USAR GOSTA ELA).
Verde: Com os dedos em forma de “V” (dedo indicador e médio estendidos e separados, os outros dedos dobrados), “coce” levemente o dorso da mão contrária que deverá estar fechada, como se estivesse fazendo um punho. Faça esse movimento de “coçar” algumas vezes. Exemplo de frase: “As folhas das árvores são verdes.” (LIBRAS: ÁRVORES FOLHAS VERDES).
Preto: Com a mão direita (ou esquerda, se for canhoto), mantenha o dedo indicador levemente curvado, quase fechado, enquanto os outros dedos permanecem fechados, formando um punho. Posicione sua mão perto da sobrancelha e faça um movimento giratório com o punho, utilizando o dedo indicador quase fechado como referência. Exemplo de frase: “O quadro na parede é da cor preta.” (LIBRAS: PAREDE QUADRO COR PRETA)
Branco: Ambas as mãos devem estar abertas com as palmas voltadas para baixo. Mantenha uma das mãos parada e estendida à frente do corpo. Com a outra mão, faça um movimento suave, passando por cima da mão que está parada, como se estivesse “alisando ou limpando algo” sobre ela. Exemplo de frase: “A neve é branca e macia.” (LIBRAS: NEVE BRANCA MACIA).
Roxo: Com o dedo médio e indicador cruzados (em forma de “figa”), faça um movimento suave, passando por cima da outra mão, que está aberta e parada com as palmas voltadas para baixo, como se estivesse “alisando ou limpando algo” sobre ela. Exemplo de frase: “O quarto foi decorado com cortinas roxas.” (LIBRAS: QUARTO DECORADO CORTINAS ROXAS)
Marrom: Semelhante ao procedimento do roxo, mas ao invés de fazer os dedos em forma de “figa”, você fará o “3” com os dedos (dedo indicador, médio e anelar levantados). Faça um movimento suave, passando por cima da outra mão, que está aberta e parada com as palmas voltadas para baixo, como se estivesse “alisando ou limpando algo” sobre ela. Exemplo de frase: “Os olhos dela são da cor marrom.” (LIBRAS: OLHOS DELA COR MARROM).
Cinza: Semelhante ao roxo e marrom, mas ao invés de fazer os dedos em forma de “figa” ou “3”, você fará o “C” com uma das mãos. Faça um movimento suave, passando por cima da outra mão, que está aberta e parada com as palmas voltadas para baixo, como se estivesse “alisando ou limpando algo” sobre ela. Exemplo de frase: “Ela gosta de pintar as paredes de cinza.” (LIBRAS: PAREDES PINTAR GOSTA ELA CINZA).
Laranja: Com a mão em forma de “S” (punho fechado), esfregue o polegar na parte de baixo do queixo. Exemplo de frase: “Ela gosta de usar vestidos laranja no verão.” (LIBRAS: VERÃO VESTIDOS LARANJA USAR GOSTA ELA).
Rosa: Com a mão aberta, dedos juntos, faça um movimento circular na bochecha. Exemplo de frase: “O flamingo é uma ave de penas cor-de-rosa.” (LIBRAS: FLAMINGO AVE PENAS COR ROSA)
Esperamos que tenha gostado desse curso online profissionalizante de LIBRAS Básico.
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