Directive Leadership (Liderança Diretiva)

Carga horária no certificado: 50 horas

Ideal para:

✅ Processos Seletivos (Emprego)

✅ Promoção Interna (Empresa)

✅ Atividades Extracurriculares (Faculdade)

✅ Pontuação (Concursos Públicos)

Apenas leia o material abaixo e se certifique

Receba vários certificados (curso + módulos)

Receba todos os certificados por R$47,00

Você recebe os certificados em seu e-mail

Quais certificados você recebe nesse curso?

  1. Directive Leadership (Liderança Diretiva) (50 horas)
  2. Liderança Diretiva: Conceito e Origem (10 horas)
  3. Características dos Líderes Diretivos (10 horas)
  4. Prós e Contras da Liderança Diretiva (10 horas)
  5. Implementando a Liderança Diretiva de Forma Eficaz (10 horas)
  6. Quando Usar ou Evitar o Estilo de Liderança Diretiva (10 horas)
3.224 pessoas já fizeram este curso
Carga horária no certificado: 50 horas

Capítulo 1: Liderança Diretiva: Conceito e Origem

Directive Leadership, ou Liderança Diretiva, em sua forma mais básica, baseia-se na ideia de que o líder estará orientando seus funcionários, que seguirão completando o que lhes foi solicitado.

Nesse estilo de liderança, vemos uma hierarquia rígida. O líder está no controle e é ele quem define as regras do jogo. Eles são as únicas pessoas responsáveis por direcionar como e quando o trabalho será feito.

Um líder diretivo deve possuir uma riqueza de conhecimentos e ser confiável para ter as habilidades necessárias para saber como fazer o trabalho. Esse estilo de liderança depende de o líder estar entre os mais capazes do grupo, pois será ele o único a tomar decisões.

Não há espaço nesse estilo de liderança para feedback e palpites da equipe. Um líder diretivo não solicitará as opiniões de seus funcionários e, se sugestões forem feitas, elas provavelmente não serão levadas em consideração.

Martin G. Evans é creditado com o desenvolvimento da ideia de Liderança Diretiva nos anos 70. É um elemento que se encaixa dentro de sua teoria caminho-meta, na tradução literal.

A base dessa teoria é que um gerente deve adaptar seu estilo de liderança da melhor maneira para motivar seus seguidores a atingir seus objetivos compartilhados. A Liderança Diretiva é um método que ele apresenta para fazer isso. 

E embora esse estilo possa ser mais inflexível, veremos no decorrer desse curso que ele ainda é utilizado em alguns negócios de sucesso.

 

Capítulo 2: Características dos Líderes Diretivos

As pessoas que usam esse estilo de liderança comunicarão claramente suas expectativas. Eles estabelecerão diretrizes claras sobre como o trabalho deve ser feito e as regras que esperam que seus subordinados sigam.

Eles podem até trazer procedimentos escritos ou manuais de instruções se não estiverem presentes no local de trabalho.

Esses líderes terão toda a autoridade. Eles serão os únicos a tomar decisões e sempre terão a última palavra em todas as coisas.

Eles estão muito envolvidos em todos os aspectos do local de trabalho. Nada avança sem a sua aprovação.

Eles não são aqueles que adivinham suas próprias decisões. Eles possuem uma grande base de informações que os auxiliam na tomada de uma decisão. Um líder diretivo de sucesso é respeitado pelas decisões cirúrgicas dentro da empresa. 

  

Capítulo 3: Prós e Contras da Liderança Diretiva

 

Prós da Liderança Diretiva

  1. As decisões podem ser tomadas rapidamente. Como não há necessidade de pedir a opinião de outras pessoas antes de tomar decisões, a ação pode ser tomada rapidamente. Quaisquer dúvidas que possam surgir podem ser rapidamente respondidas pelo líder. Isso é altamente benéfico em situações com prazos rígidos ou que precisam ser concluídos mais rápido que o normal.
  2. Clareza de papéis e expectativas. Nunca há qualquer dúvida sobre onde ir para obter respostas ou direção neste estilo de liderança. Quando as instruções vêm apenas de uma pessoa, o caminho da comunicação é muito claro. A equipe não ficará imaginando a quem eles devem perguntar se surgir um problema. Todos que trabalham sob um líder diretivo entenderão seu lugar dentro do grupo e serão instruídos sobre suas responsabilidades de acordo.
  3. Estrutura. Nem todos os locais de trabalho têm um sistema bem definido de como seu trabalho deve ser feito. Um líder diretivo pode ser benéfico nesses casos. Eles trazem sistemas e procedimentos de como eles querem que as coisas sejam feitas. Esse nível de ordem pode ser extremamente valioso para empresas que se tornaram muito desorganizadas para serem eficientes. Sob um líder diretivo, as funções que os funcionários devem preencher e para onde ir para obter mais informações são muito claras.

 

Contras da Liderança Diretiva

  1. Falta de colaboração. Os líderes diretivos não aceitam contribuições ou sugestões daqueles que trabalham sob eles. Isso não deixa espaço para colaboração e pode levar ao esgotamento dos funcionários. Quando as pessoas sentem que são vistas como robôs que só fazem o que lhes mandam, elas podem rapidamente ficar entediadas e desmotivadas.
  2. Não há espaço para inovação. Como os funcionários são explicitamente informados pelo líder sobre como realizar seu trabalho, há muito pouco espaço para criatividade e inovação. Não há aceitação para fazer as coisas de uma maneira diferente da forma como o líder as instruiu a serem feitas. Funcionários altamente qualificados ou conhecedores podem ficar entediados ou frustrados com a sensação de que suas habilidades estão sendo desperdiçadas.
  3. Ruim para a moral. Embora a liderança diretiva possa ser muito útil para fazer as coisas, também pode prejudicar a moral de uma equipe. De um modo geral, as pessoas não gostam que lhe digam o que fazer o tempo todo. Se os funcionários sentirem que estão apenas seguindo ordens sem nenhum outro envolvimento, sua dedicação à empresa e a motivação para melhorar diminuirão.

 

Capítulo 4: Implementando a Liderança Diretiva de Forma Eficaz

Uma das maiores desvantagens desse estilo de liderança é que ele pode parecer muito frio e impessoal para os trabalhadores. Tirar um tempo para ouvir e ter empatia com sua equipe pode fazer maravilhas para compensar esse sentimento. 

Mesmo que sua opinião não seja utilizada, permita que eles expressem preocupações ou opiniões. Isso pode criar um maior sentimento de pertencimento dentro da empresa.

A comunicação clara é fundamental na liderança diretiva. Os trabalhadores devem ter todas as informações e orientações de que precisam para trabalhar.

Se você não é um bom comunicador ou tende a ser um pouco desorganizado, talvez fazer um curso de comunicação seja uma boa opção.

Ter procedimentos e expectativas por escrito e disponíveis para a equipe também pode reduzir a confusão geral.

Tirar um tempo para conhecer as pessoas que trabalham para você também será benéfico ao usar esse estilo de liderança.

Ter um melhor senso de conexão com seu líder tornará a maioria das pessoas mais propensas a seguir o que foi solicitado a fazer.

Além disso, conhecer os pontos fortes e fracos de sua equipe também pode ajudá-lo a atribuir melhor tarefas que sejam adequadas ao seu nível de habilidade.

 

Capítulo 5: Quando Usar ou Evitar o Estilo de Liderança Diretiva

 

Quando usar?

  1. A equipe precisa de orientação explícita. Se os trabalhadores são inexperientes ou com baixo desempenho, eles podem se beneficiar de ter um gerente explicando o que eles precisam fazer. A orientação clara de um líder diretivo pode ser altamente eficaz nesses cenários. A falta de habilidade ou desejo de trabalhar de uma equipe pode ser compensada por um líder experiente dando instruções claras.
  2. Leis ou regulamentos ditam como o trabalho deve ser feito. Embora esse estilo de liderança possa não se adequar a todos os locais de trabalho, quando há diretrizes ou regulamentações legais rígidas que devem ser seguidas, ele pode ser altamente eficaz. Nestas circunstâncias, não há aceitação de desvio. Se os padrões não forem atendidos, a empresa poderá enfrentar ações disciplinares de agências governamentais.
  3. Assuntos urgentes. Se houver um prazo curto ou um problema que exija atenção imediata, empregar a liderança diretiva por um curto período de tempo pode ser bastante útil. Em vez de esperar que a equipe aja por conta própria, esse estilo de líder pode entrar e fazer com que as pessoas façam o trabalho rapidamente.

 

Quando evitar?

  1. Se o líder é inexperiente. Nos casos em que a equipe tenha mais experiência do que o líder, esse estilo de liderança não funcionará. Um líder diretivo deve ter conhecimento suficiente para tomar boas decisões sobre o trabalho que precisa ser feito. 
  2. O trabalho exige criatividade. Como se espera que os trabalhadores façam apenas o que lhes é ordenado, esse estilo de liderança não estimula a criatividade. Se o trabalho que deve ser feito requer pensar fora da caixa ou encontrar um problema para o qual ainda não exista um procedimento, a liderança diretiva pode não ser a melhor opção.
  3. Se você está tentando melhorar a moral. Como a atitude de um líder diretivo é “faça o que eu digo e não faça perguntas”, isso pode ter um efeito prejudicial no moral dos funcionários. Pode ser imprudente tentar usar esse estilo de liderança em um local de trabalho que precisa de um impulso positivo. A maioria das pessoas não responde bem ao ser dito o que fazer sem qualquer discussão a longo prazo. O uso excessivo da liderança diretiva pode fazer com que as pessoas o vejam como um ‘mandão’ e, com o tempo, podem perder o respeito por você como gerente.

 

Capítulo 6: Exemplos de Liderança Diretiva

Os militares são o exemplo mais óbvio desse estilo de liderança. Há uma hierarquia estrita, e espera-se que os membros sigam as ordens de seus superiores sem questionar e com o melhor de sua capacidade.

As opiniões e sentimentos dos membros de baixo escalão não são considerados pelos seus superiores. O sucesso é alcançado através da confiança nos líderes e seguindo suas ordens.

Outro exemplo pode ser encontrado em grande parte do sistema educacional. Embora possa ser menos autoritário do que os militares, a maioria das salas de aulas utiliza o estilo organizacional da liderança diretiva.

O professor possui o mais alto grau de conhecimento sobre um tópico e educa seus alunos sobre ele. Eles também distribuem trabalhos de casa, apesar dos alunos normalmente reclamarem e resistirem sobre isso.

Os parâmetros de como as coisas devem ser feitas são claramente comunicados pelo professor, e espera-se que seus alunos concluam suas tarefas da melhor maneira possível, sem questionar.

Mas, e na empresa? Quem utiliza esse estilo de liderança?

Martha Stewart é um bom exemplo. Ela é apresentadora e fundadora e chefe de sua própria marca de estilo de vida. Ela tem sido inegavelmente uma empreendedora de sucesso.

Seu império está espalhado pela mídia impressa, transmissão, vendas no varejo e muito mais. E como sua marca depende muito de sua própria estética, ela está muito envolvida em todos os aspectos de decisões do negócio.

Ela tem a palavra final em qualquer decisão.

Embora possa ser visto como controlador, esse estilo de liderança tem sido a fórmula do seu sucesso de muitas pessoas e empresas.

Steve Jobs é outro ótimo exemplo. Conhecido em todo o mundo por ser o cofundador e rosto público da Apple, Jobs teve um impacto duradouro no mundo dos negócios.

Como líder da Apple, ele estava muito envolvido particularmente sobre como todas as coisas eram feitas. Cada detalhe e procedimento não escapava dos olhos atentos de Steve.

Por causa disso, ele também é lembrado como alguém com quem era bastante difícil trabalhar. Entretanto, sem sua liderança, a empresa, sem dúvida, não teria alcançado o nível onipresente que possui hoje.

 

Capítulo 7: Considerações Finais

Escolher o estilo de liderança mais adequado à sua equipe e habilidades é um elemento crucial para uma gestão bem-sucedida. 

Ter uma forte base de conhecimento sobre diferentes estilos de liderança, como eles funcionam e quando devem ser implementados é uma ótima maneira de permanecer adaptável a uma variedade de cenários.

Independente do estilo, a liderança é situacional. Em outras palavras, para cada situação específica é preciso que o líder escolha e adapte o seu melhor estilo para conduzir os processos e trazer os resultados esperados para o negócio.

Por ser um dos estilos de liderança mais inflexíveis e que depende estritamente do conhecimento e instinto do líder, a liderança diretiva pode levar tempo para ser aperfeiçoada.

No entanto, ainda pode ser uma ferramenta valiosa para os gerentes terem como ‘uma carta na manga’ quando necessário.

Esperamos que tenha gostado deste curso online profissionalizante de Directive Leadership (Liderança Diretiva).

Desejamos a você todo o sucesso do mundo. Agora você pode solicitar os seus certificados se assim o desejar. Até o próximo curso!

Chegamos ao fim desse curso!

Agora você pode adquirir todos os certificados desse curso por apenas R$47,00.

Modelo de certificado de conclusão da Administra Brasil Cursos

Já finalizamos nosso curso! Esperamos que tenha sido rápido e prático para você.

Esperamos também que as informações e conhecimentos compartilhados ao longo deste curso tenham sido valiosos para você.

Agora você pode solicitar todos os certificados de conclusão desse curso no botão verde abaixo. Por apenas R$47,00 você recebe os vários certificados de conclusão deste curso.

Os certificados são enviados em formato PDF para seu e-mail informado no pedido em poucos minutos após aprovação do pedido.

Você pode usá-los para fins de recrutamento e seleção, entrega de horas extracurriculares na faculdade e para entrega prova de títulos em concursos públicos (mediante edital).

Desejamos a você muito sucesso!

Quais certificados você recebe nesse curso?

  1. Directive Leadership (Liderança Diretiva) (50 horas)
  2. Liderança Diretiva: Conceito e Origem (10 horas)
  3. Características dos Líderes Diretivos (10 horas)
  4. Prós e Contras da Liderança Diretiva (10 horas)
  5. Implementando a Liderança Diretiva de Forma Eficaz (10 horas)
  6. Quando Usar ou Evitar o Estilo de Liderança Diretiva (10 horas)